Artista-Professor. Metodologias de ensino em arte.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/495 |
Resumo: | Nesta dissertação são apresentadas metodologias criadas pelos artistas Joseph Beuys, Guignard, Cláudia Renault, Daniela Goulart, Marco Paulo Rolla e Sara Ávila, em suas práticas docentes na formação superior em arte. Partimos do princípio de que o artista- professor é um sujeito que possui saberes vindos da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possui formação acadêmica, bacharelado ou licenciatura, o artista- professor é aquele que conhece o processo de pesquisa em arte, complexo em sua natureza, com oportunidade para acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre o fazer e a reflexão sobre aquilo que se produz. Os artistas, dotados de conhecimentos sensíveis, demonstraram ser capazes de proporcionar um ambiente particular na relação de ensino, em que os princípios da experiência puderam ser vivenciados, também, pelos alunos. Assim como são múltiplos os saberes dos artistas, em função do próprio processo criativo, múltiplas também se apresentaram as metodologias criadas por esses professores. Entendemos por metodologia a maneira única e pessoal que o professor encontra para ensinar arte, meio principal para acessar suas concepções sobre arte e seu ensino; uma construção consciente sobre os pontos que pretende atingir com determinadas ações em um ambiente de questionamento permanente sobre o que significa ser artista e ser professor. Dentro dessa premissa, tivemos a oportunidade de adentrar no universo pedagógico dos artistas acima citados e sistematizar uma análise sobre cada um deles, acreditando que com esse estudo poderemos contribuir com o processo de formação de novos artistas-professores, podendo inspirar ou nortear aqueles que iniciam sua trajetória artística e docente, bem como estabelecer diálogos com artistas que já trilham essa jornada. |
id |
IBICT-1_6d7fd39178dea5790e759422298004af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/495 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
Artista-Professor. Metodologias de ensino em arte.Artist-Teacher. Art teaching methodologies.Artista-professorMetodologia de ensino em arteProcesso de CriaçãoArtes; Ensino de ArteNesta dissertação são apresentadas metodologias criadas pelos artistas Joseph Beuys, Guignard, Cláudia Renault, Daniela Goulart, Marco Paulo Rolla e Sara Ávila, em suas práticas docentes na formação superior em arte. Partimos do princípio de que o artista- professor é um sujeito que possui saberes vindos da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possui formação acadêmica, bacharelado ou licenciatura, o artista- professor é aquele que conhece o processo de pesquisa em arte, complexo em sua natureza, com oportunidade para acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre o fazer e a reflexão sobre aquilo que se produz. Os artistas, dotados de conhecimentos sensíveis, demonstraram ser capazes de proporcionar um ambiente particular na relação de ensino, em que os princípios da experiência puderam ser vivenciados, também, pelos alunos. Assim como são múltiplos os saberes dos artistas, em função do próprio processo criativo, múltiplas também se apresentaram as metodologias criadas por esses professores. Entendemos por metodologia a maneira única e pessoal que o professor encontra para ensinar arte, meio principal para acessar suas concepções sobre arte e seu ensino; uma construção consciente sobre os pontos que pretende atingir com determinadas ações em um ambiente de questionamento permanente sobre o que significa ser artista e ser professor. Dentro dessa premissa, tivemos a oportunidade de adentrar no universo pedagógico dos artistas acima citados e sistematizar uma análise sobre cada um deles, acreditando que com esse estudo poderemos contribuir com o processo de formação de novos artistas-professores, podendo inspirar ou nortear aqueles que iniciam sua trajetória artística e docente, bem como estabelecer diálogos com artistas que já trilham essa jornada.In this dissertation are presented methodologies created by the artists Joseph Beuys, Guignard, Claudia Renault, Daniela Goulart, Marco Paulo Rolla and Sara Ávila, in their faculty practices as superior formation in art. We assume that the teacher-artist is a subject who has knowledge that arises from experience in art. In addition to being a subject with an academic background, a bachelor’s or a licentiate, the teacher-artist is the one who knows the process of art research, complex in its nature, with opportunity to access different knowledge built through the fair relationship between the doing and the reflection on what is produced. The artists, endowed with sensitive knowledge, demonstrated to be able to provide a particular ambient in teaching relation, in which the principles of experience could also be developed experimented by students. Just as the artists' knowledge is multiple, in function of the creative process as itself, the methodologies created by these teachers are also manifold. We understand by methodology the unique and personal manner that the teacher finds to teach art, main way to access his conceptions about art and its teaching; a conscious construction on points he intends to achieve with certain actions in an ambient of permanent questioning about what it means to be artist and be teacher. Within this premise, we had the opportunity to enter into the pedagogical universe of the artists mentioned above and systematize an analysis above each of them, believing that with this study we can contribute with the process of formation from new artists-teachers, being able to inspire or guide those who start their artistic and teaching trajectory, as well as establishing dialogues with artists who already walk the journey.CAPESUniversidade do Estado de Minas GeraisEscola Guignard e Escola de MúsicaBrasilPrograma de Pós graduação em Arteshttps://lattes.cnpq.br/6034504286622578Costa, AlexandreOliveira, RachelPimentel, LuciaLage, CelinaOliveira, Gabriela2024-02-18T22:12:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2024-02-18T22:13:51Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/495Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-02-18T22:13:51Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artista-Professor. Metodologias de ensino em arte. Artist-Teacher. Art teaching methodologies. |
title |
Artista-Professor. Metodologias de ensino em arte. |
spellingShingle |
Artista-Professor. Metodologias de ensino em arte. Oliveira, Gabriela Artista-professor Metodologia de ensino em arte Processo de Criação Artes; Ensino de Arte |
title_short |
Artista-Professor. Metodologias de ensino em arte. |
title_full |
Artista-Professor. Metodologias de ensino em arte. |
title_fullStr |
Artista-Professor. Metodologias de ensino em arte. |
title_full_unstemmed |
Artista-Professor. Metodologias de ensino em arte. |
title_sort |
Artista-Professor. Metodologias de ensino em arte. |
author |
Oliveira, Gabriela |
author_facet |
Oliveira, Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/6034504286622578 Costa, Alexandre Oliveira, Rachel Pimentel, Lucia Lage, Celina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artista-professor Metodologia de ensino em arte Processo de Criação Artes; Ensino de Arte |
topic |
Artista-professor Metodologia de ensino em arte Processo de Criação Artes; Ensino de Arte |
description |
Nesta dissertação são apresentadas metodologias criadas pelos artistas Joseph Beuys, Guignard, Cláudia Renault, Daniela Goulart, Marco Paulo Rolla e Sara Ávila, em suas práticas docentes na formação superior em arte. Partimos do princípio de que o artista- professor é um sujeito que possui saberes vindos da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possui formação acadêmica, bacharelado ou licenciatura, o artista- professor é aquele que conhece o processo de pesquisa em arte, complexo em sua natureza, com oportunidade para acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre o fazer e a reflexão sobre aquilo que se produz. Os artistas, dotados de conhecimentos sensíveis, demonstraram ser capazes de proporcionar um ambiente particular na relação de ensino, em que os princípios da experiência puderam ser vivenciados, também, pelos alunos. Assim como são múltiplos os saberes dos artistas, em função do próprio processo criativo, múltiplas também se apresentaram as metodologias criadas por esses professores. Entendemos por metodologia a maneira única e pessoal que o professor encontra para ensinar arte, meio principal para acessar suas concepções sobre arte e seu ensino; uma construção consciente sobre os pontos que pretende atingir com determinadas ações em um ambiente de questionamento permanente sobre o que significa ser artista e ser professor. Dentro dessa premissa, tivemos a oportunidade de adentrar no universo pedagógico dos artistas acima citados e sistematizar uma análise sobre cada um deles, acreditando que com esse estudo poderemos contribuir com o processo de formação de novos artistas-professores, podendo inspirar ou nortear aqueles que iniciam sua trajetória artística e docente, bem como estabelecer diálogos com artistas que já trilham essa jornada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2024-02-18T22:12:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/495 |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Minas Gerais Escola Guignard e Escola de Música Brasil Programa de Pós graduação em Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Minas Gerais Escola Guignard e Escola de Música Brasil Programa de Pós graduação em Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1798964351227396096 |