Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriela Clemente
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/562
Resumo: Parto do princípio de que o artista-professor é um sujeito que possuí saberes vindo da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possuí formação acadêmica em bacharelado ou licenciatura em arte, o artista-professor é aquele que conhece o processo de criação, complexo em sua natureza, e que tem a oportunidade de acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre a razão e a intuição. O artista-professor, dotado desses conhecimentos sensíveis, pode proporcionar um ambiente particular na relação de ensino-aprendizagem em que os princípios da experiência possam vir a ser vivenciados também, por seus alunos. Recorri às teorias de Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa entre outros, na intenção de tecer uma relação entre processos criativos, experiência e ensino-aprendizagem em arte. Acredito que a sua presença na educação, possa vir a consolidar verdadeiras práticas de pesquisa em arte.
id IBICT-1_034fb0aa96290afde20c3d068eab3879
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/562
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arteArtista-professorExperiência em arteProcessos criativosEnsino de arteArtist-teacherExperience in artCreative processesArt teachingArtes; Ensino de ArteParto do princípio de que o artista-professor é um sujeito que possuí saberes vindo da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possuí formação acadêmica em bacharelado ou licenciatura em arte, o artista-professor é aquele que conhece o processo de criação, complexo em sua natureza, e que tem a oportunidade de acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre a razão e a intuição. O artista-professor, dotado desses conhecimentos sensíveis, pode proporcionar um ambiente particular na relação de ensino-aprendizagem em que os princípios da experiência possam vir a ser vivenciados também, por seus alunos. Recorri às teorias de Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa entre outros, na intenção de tecer uma relação entre processos criativos, experiência e ensino-aprendizagem em arte. Acredito que a sua presença na educação, possa vir a consolidar verdadeiras práticas de pesquisa em arte.I assume that the artist-teacher is a subject who has knowledge from experience in art. Far beyond being a subject who has academic training in a bachelor's degree or degree in art, the artist-teacher is one who knows the process of creation, complex in nature, and who has the opportunity to access different knowledge constructed through the fair relationship between reason and intuition. The artist-teacher, endowed with this sensitive knowledge, can provide a particular environment in the teaching-learning relationship in which the principles of experience can also be experienced by their students. I used the theories of Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa, among others, with the intention of creating a relationship between creative processes, experience and teaching-learning in art. I believe that its presence in education can consolidate true research practices in art.Universidade do Estado de Minas GeraisBrasil2024-03-11T16:30:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/562porCongresso Nacional da Federação de Arte/educadores do BrasilOliveira, Gabriela Clementeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-03-11T16:30:22Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/562Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-03-11T16:30:22Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte
title Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte
spellingShingle Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte
Oliveira, Gabriela Clemente
Artista-professor
Experiência em arte
Processos criativos
Ensino de arte
Artist-teacher
Experience in art
Creative processes
Art teaching
Artes; Ensino de Arte
title_short Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte
title_full Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte
title_fullStr Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte
title_full_unstemmed Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte
title_sort Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte
author Oliveira, Gabriela Clemente
author_facet Oliveira, Gabriela Clemente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriela Clemente
dc.subject.por.fl_str_mv Artista-professor
Experiência em arte
Processos criativos
Ensino de arte
Artist-teacher
Experience in art
Creative processes
Art teaching
Artes; Ensino de Arte
topic Artista-professor
Experiência em arte
Processos criativos
Ensino de arte
Artist-teacher
Experience in art
Creative processes
Art teaching
Artes; Ensino de Arte
description Parto do princípio de que o artista-professor é um sujeito que possuí saberes vindo da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possuí formação acadêmica em bacharelado ou licenciatura em arte, o artista-professor é aquele que conhece o processo de criação, complexo em sua natureza, e que tem a oportunidade de acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre a razão e a intuição. O artista-professor, dotado desses conhecimentos sensíveis, pode proporcionar um ambiente particular na relação de ensino-aprendizagem em que os princípios da experiência possam vir a ser vivenciados também, por seus alunos. Recorri às teorias de Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa entre outros, na intenção de tecer uma relação entre processos criativos, experiência e ensino-aprendizagem em arte. Acredito que a sua presença na educação, possa vir a consolidar verdadeiras práticas de pesquisa em arte.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-03-11T16:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://deposita.ibict.br/handle/deposita/562
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional da Federação de Arte/educadores do Brasil
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Minas Gerais
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Minas Gerais
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1821139555349168128