Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/562 |
Resumo: | Parto do princípio de que o artista-professor é um sujeito que possuí saberes vindo da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possuí formação acadêmica em bacharelado ou licenciatura em arte, o artista-professor é aquele que conhece o processo de criação, complexo em sua natureza, e que tem a oportunidade de acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre a razão e a intuição. O artista-professor, dotado desses conhecimentos sensíveis, pode proporcionar um ambiente particular na relação de ensino-aprendizagem em que os princípios da experiência possam vir a ser vivenciados também, por seus alunos. Recorri às teorias de Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa entre outros, na intenção de tecer uma relação entre processos criativos, experiência e ensino-aprendizagem em arte. Acredito que a sua presença na educação, possa vir a consolidar verdadeiras práticas de pesquisa em arte. |
id |
IBICT-1_034fb0aa96290afde20c3d068eab3879 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/562 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arteArtista-professorExperiência em arteProcessos criativosEnsino de arteArtist-teacherExperience in artCreative processesArt teachingArtes; Ensino de ArteParto do princípio de que o artista-professor é um sujeito que possuí saberes vindo da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possuí formação acadêmica em bacharelado ou licenciatura em arte, o artista-professor é aquele que conhece o processo de criação, complexo em sua natureza, e que tem a oportunidade de acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre a razão e a intuição. O artista-professor, dotado desses conhecimentos sensíveis, pode proporcionar um ambiente particular na relação de ensino-aprendizagem em que os princípios da experiência possam vir a ser vivenciados também, por seus alunos. Recorri às teorias de Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa entre outros, na intenção de tecer uma relação entre processos criativos, experiência e ensino-aprendizagem em arte. Acredito que a sua presença na educação, possa vir a consolidar verdadeiras práticas de pesquisa em arte.I assume that the artist-teacher is a subject who has knowledge from experience in art. Far beyond being a subject who has academic training in a bachelor's degree or degree in art, the artist-teacher is one who knows the process of creation, complex in nature, and who has the opportunity to access different knowledge constructed through the fair relationship between reason and intuition. The artist-teacher, endowed with this sensitive knowledge, can provide a particular environment in the teaching-learning relationship in which the principles of experience can also be experienced by their students. I used the theories of Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa, among others, with the intention of creating a relationship between creative processes, experience and teaching-learning in art. I believe that its presence in education can consolidate true research practices in art.Universidade do Estado de Minas GeraisBrasil2024-03-11T16:30:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/562porCongresso Nacional da Federação de Arte/educadores do BrasilOliveira, Gabriela Clementeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-03-11T16:30:22Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/562Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-03-11T16:30:22Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte |
title |
Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte |
spellingShingle |
Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte Oliveira, Gabriela Clemente Artista-professor Experiência em arte Processos criativos Ensino de arte Artist-teacher Experience in art Creative processes Art teaching Artes; Ensino de Arte |
title_short |
Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte |
title_full |
Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte |
title_fullStr |
Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte |
title_full_unstemmed |
Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte |
title_sort |
Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte |
author |
Oliveira, Gabriela Clemente |
author_facet |
Oliveira, Gabriela Clemente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gabriela Clemente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artista-professor Experiência em arte Processos criativos Ensino de arte Artist-teacher Experience in art Creative processes Art teaching Artes; Ensino de Arte |
topic |
Artista-professor Experiência em arte Processos criativos Ensino de arte Artist-teacher Experience in art Creative processes Art teaching Artes; Ensino de Arte |
description |
Parto do princípio de que o artista-professor é um sujeito que possuí saberes vindo da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possuí formação acadêmica em bacharelado ou licenciatura em arte, o artista-professor é aquele que conhece o processo de criação, complexo em sua natureza, e que tem a oportunidade de acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre a razão e a intuição. O artista-professor, dotado desses conhecimentos sensíveis, pode proporcionar um ambiente particular na relação de ensino-aprendizagem em que os princípios da experiência possam vir a ser vivenciados também, por seus alunos. Recorri às teorias de Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa entre outros, na intenção de tecer uma relação entre processos criativos, experiência e ensino-aprendizagem em arte. Acredito que a sua presença na educação, possa vir a consolidar verdadeiras práticas de pesquisa em arte. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2024-03-11T16:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/562 |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional da Federação de Arte/educadores do Brasil |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Minas Gerais Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Minas Gerais Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1821139555349168128 |