Patrimônio à deriva? Revisitando o tombamento no centro de Goiânia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/546 |
Resumo: | No século XX importantes questões e documentos foram formulados no campo das práticas patrimoniais estimuladas, por teorias e congressos internacionais que visavam a proteção de bens com valores históricos e artísticos. Essas práticas ressoaram na criação de órgãos de preservação dos patrimônios e na elaboração de diretrizes para tal. Nessa pesquisa, se debate o processo de tombamento dos bens edificados no Brasil, tendo o setor central de Goiânia como estudo. A cidade projetada na década de 1930, teve parte de seus bens tombados em 2003 pelo Iphan. A seleção desses bens parece basear-se na narrativa oficial, corroborando com apenas um lado do discurso político da época, balizada pelos antigos “valores eruditos” dos monumentos e alheio ao envolvimento da comunidade. Relação que evidencia, além da problemática de se eleger bens para consolidar uma única história, uma condição paradoxal que envolve os sentidos distintos do que é lido como patrimônio pelos órgãos de chancela e de como esses bens parecem ser abandonados após a ação. Discute-se esse fenômeno frente a definições de patrimônio, história, memória e modernidade, confrontando o Processo de Tombamento do Acervo de Goiânia, enquanto mecanismo de preservação e reconhecimento dos valores históricos e culturais dessa parte da cidade. Como suporte metodológico utilizou-se, de pesquisa bibliográfica para revisão das definições conceituais sobre o patrimônio, preservação, a instituição dos órgãos de proteção no contexto brasileiro e a contextualização da problemática de Goiânia. A análise documental foi empregada a partir do Processo de Tombamento 1.500-T-02, enquanto fonte primária da outorga dos bens arquitetônicos, que revelam os valores reconhecidos pelo poder público como patrimônio na cidade. Entrevistas foram realizadas com técnicos e especialistas que participaram da elaboração do Dossiê de Tombamento, e com outros que atuam nas instâncias de preservação desses bens, para compreender o papel de cada entidade, frente à condição patrimonial. A investigação no Setor Central, ocorreu a partir de pesquisas em jornais e periódicos locais, para contrastar os processos de renovação, tombamento e a condição atual dos referidos bens, associando-os com a formulação teórica realizada no primeiro momento. Investigação que proporcionou a visão sobre a ausência da interlocução entre as instâncias de proteção, assim como a falta de atribuição de usos específicos, sociais e que integrem os bens em uma rotina da vida urbana, proporcionando, na maior parte dos bens edificados da cidade, um patrimônio à deriva. |
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Patrimônio à deriva? Revisitando o tombamento no centro de GoiâniaDrifting heritage? Revisiting the historic status of the center of GoiâniaPatrimônioTombamentoGoiâniaPreservaçãoSetor CentralFundamentos de Arquitetura e UrbanismoHistória da Arquitetura e UrbanismoTeoria da ArquiteturaNo século XX importantes questões e documentos foram formulados no campo das práticas patrimoniais estimuladas, por teorias e congressos internacionais que visavam a proteção de bens com valores históricos e artísticos. Essas práticas ressoaram na criação de órgãos de preservação dos patrimônios e na elaboração de diretrizes para tal. Nessa pesquisa, se debate o processo de tombamento dos bens edificados no Brasil, tendo o setor central de Goiânia como estudo. A cidade projetada na década de 1930, teve parte de seus bens tombados em 2003 pelo Iphan. A seleção desses bens parece basear-se na narrativa oficial, corroborando com apenas um lado do discurso político da época, balizada pelos antigos “valores eruditos” dos monumentos e alheio ao envolvimento da comunidade. Relação que evidencia, além da problemática de se eleger bens para consolidar uma única história, uma condição paradoxal que envolve os sentidos distintos do que é lido como patrimônio pelos órgãos de chancela e de como esses bens parecem ser abandonados após a ação. Discute-se esse fenômeno frente a definições de patrimônio, história, memória e modernidade, confrontando o Processo de Tombamento do Acervo de Goiânia, enquanto mecanismo de preservação e reconhecimento dos valores históricos e culturais dessa parte da cidade. Como suporte metodológico utilizou-se, de pesquisa bibliográfica para revisão das definições conceituais sobre o patrimônio, preservação, a instituição dos órgãos de proteção no contexto brasileiro e a contextualização da problemática de Goiânia. A análise documental foi empregada a partir do Processo de Tombamento 1.500-T-02, enquanto fonte primária da outorga dos bens arquitetônicos, que revelam os valores reconhecidos pelo poder público como patrimônio na cidade. Entrevistas foram realizadas com técnicos e especialistas que participaram da elaboração do Dossiê de Tombamento, e com outros que atuam nas instâncias de preservação desses bens, para compreender o papel de cada entidade, frente à condição patrimonial. A investigação no Setor Central, ocorreu a partir de pesquisas em jornais e periódicos locais, para contrastar os processos de renovação, tombamento e a condição atual dos referidos bens, associando-os com a formulação teórica realizada no primeiro momento. Investigação que proporcionou a visão sobre a ausência da interlocução entre as instâncias de proteção, assim como a falta de atribuição de usos específicos, sociais e que integrem os bens em uma rotina da vida urbana, proporcionando, na maior parte dos bens edificados da cidade, um patrimônio à deriva.In the 20th century important questions and documents were formulated in the field of heritage practices stimulated by theories and international conferences aimed at protecting assets with historical and artistic values. These practices echoed in the creation of heritage preservation bodies and in the elaboration of guidelines for this purpose. In this research, the process of listing buildings in Brazil is debated, having the central sector of Goiânia as a study. The city, designed in the 1930s, had part of its assets listed in 2003 by Iphan. The selection of these assets seems to be based on the official narrative, corroborating only one side of the political discourse at the time, guided by the ancient “scholarly values” of the monuments and oblivious to the involvement of the community. A relationship that highlights, in addition to the problem of choosing assets to consolidate a single story, a paradoxical condition that involves the different meanings of what is read as heritage by the sealing bodies and how these assets seem to be abandoned after the action. This phenomenon is discussed in light of definitions of heritage, history, memory and modernity, confronting the Process of Listing of the Collection of Goiânia, as a mechanism for preserving and recognizing the historical and cultural values of this part of the city. As a methodological support, bibliographical research was used to review the conceptual definitions about heritage, preservation, the institution of protection bodies in the Brazilian context and the contextualization of the problem in Goiânia. The documentary analysis was used from the Listing Process 1.500-T-02, as the primary source of the granting of architectural assets, which reveal the values recognized by the public authorities as heritage in the city. Interviews were carried out with technicians and specialists who participated in the elaboration of the Listing Dossier, and with others who work in the instances of preservation of these assets, in order to understand the role of each entity, in view of the patrimonial condition. The investigation in the Central Sector took place based on research in local newspapers and periodicals, in order to contrast the processes of renovation, listing and the current condition of the referred assets, associating them with the theoretical formulation carried out in the first moment. Investigation that provided insight into the lack of dialogue between protection instances, as well as the lack of attribution of specific, social uses that integrate the goods into a routine of urban life, providing, in most of the city’s-built assets, a drift asset.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de GoiásUniversidade Federal de GoiásFaculdade de Artes Visuais (FAV-UFG)BrasilPrograma de Pós Graduação em Projeto e Cidadehttp://lattes.cnpq.br/524945895992106804663975186Mello, Fernando Antonio Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3055437340831284Oliveira, Adriana Mara Vaz dehttp://lattes.cnpq.br/6774803204502154Cid, Gabriel da Silva Vidalhttp://lattes.cnpq.br/6389147860157195Morais, Vitor de Souza2024-03-06T20:53:51Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAIS, Vitor de Souza. Patrimônio à deriva? Revisitando o tombamento no centro de Goiânia. 2023. 200 f. Dissertação (Mestrado em Projeto e Cidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-03-06T20:53:51Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/546Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-03-06T20:53:51Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
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