Tombamentos do patrimônio moderno: uma análise comparativa sobre as ações praticadas pelos órgãos de preservação cultural no Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23608 |
Resumo: | A partir da premissa de que aos órgãos de preservação cultural caberia a missão institucional de não apenas proteger, como também de levar ao conjunto da sociedade o conhecimento sobre os bens acautelados, de forma inclusiva e participativa, contribuindo com isso para a criação de um sentimento de apropriação democrática dos objetos patrimonializados, estimulando dinâmicas de proteção desses bens pelo viés da identificação afetiva – como carro-chefe, mas atrelada a outras formas de apropriação –, essencial para potencializar a eficácia dos instrumentos jurídicos, entende-se que a elaboração de estratégias para se atingir esse fim constitui-se em legítima tarefa a ser coordenada por essas instituições. A partir do final da década de 1940, quando obras arquitetônicas modernas de uma vertente específica – corbusiana – passaram a integrar o conjunto do patrimônio cultural no Brasil, mesmo sem o distanciamento histórico necessário, foram empregadas justificativas que embasaram a proteção pelo instituto do tombamento, mas que não foram suficientes para sustentar a valorização desse acervo para além do campo intelectual. Com esta pesquisa pretendeu-se avaliar as ações postas em prática pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e seu rebatimento no estado do Rio de Janeiro, confrontando-se os acautelamentos federais sobre o patrimônio moderno com os do estado, na figura do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e no âmbito do município, com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) para, a partir dos dados coletados, proporem-se possibilidades de cooperação entre os órgãos de preservação e a sociedade em sua totalidade – demais instituições públicas, iniciativa privada e população –, com a finalidade de se encontrar possíveis caminhos para se fomentar o aludido sentimento de pertencimento e de reconhecimento do “Moderno” como expressão de um momento histórico, a ser valorizado tanto quanto o colonial, o barroco, o eclético e outras manifestações arquitetônicas patrimonializadas no Brasil. E a partir desse reconhecimento, vislumbrar-se a possibilidade da preservação em sua acepção plena. |
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A partir do final da década de 1940, quando obras arquitetônicas modernas de uma vertente específica – corbusiana – passaram a integrar o conjunto do patrimônio cultural no Brasil, mesmo sem o distanciamento histórico necessário, foram empregadas justificativas que embasaram a proteção pelo instituto do tombamento, mas que não foram suficientes para sustentar a valorização desse acervo para além do campo intelectual. Com esta pesquisa pretendeu-se avaliar as ações postas em prática pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e seu rebatimento no estado do Rio de Janeiro, confrontando-se os acautelamentos federais sobre o patrimônio moderno com os do estado, na figura do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e no âmbito do município, com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) para, a partir dos dados coletados, proporem-se possibilidades de cooperação entre os órgãos de preservação e a sociedade em sua totalidade – demais instituições públicas, iniciativa privada e população –, com a finalidade de se encontrar possíveis caminhos para se fomentar o aludido sentimento de pertencimento e de reconhecimento do “Moderno” como expressão de um momento histórico, a ser valorizado tanto quanto o colonial, o barroco, o eclético e outras manifestações arquitetônicas patrimonializadas no Brasil. E a partir desse reconhecimento, vislumbrar-se a possibilidade da preservação em sua acepção plena.Based on the premise that cultural preservation institutions should be entrusted with the mission of not only protecting, but also bringing society's knowledge about listed heritage, in an inclusive and participatory way, thus contributing to the creation of a sense of democratic appropriation of patrimonial objects, stimulating the dynamics of protection of these works through the affective identification bias – as main action, but tied to other forms of appropriation –, essential for enhancing the effectiveness of legal instruments, it is understood that the elaboration of strategies to achieve this aim is a legitimate task to be coordinated by these institutions. From the late 1940s, when modern architectural works of a specific strand – corbusian – started to integrate the set of the national Heritage in Brazil, even without the necessary historical detachment, justifications were used that supported the protection instrument of classification of cultural heritage, but were not sufficient to support valuation of this collection beyond the intellectual field. This research intended to evaluate the actions put in practice by the National Historic and Artistic Heritage Institute (Iphan) and its refutation in the state of Rio de Janeiro, confronting the federal policies on the modern heritage with those of the state, through the State Institute of Cultural Heritage (Inepac) and within the municipality, with the Rio Heritage Institute of Humanity (IRPH) to, from the data collected, propose possibilities for cooperation between the preservation agencies and society in its totality - public institutions, private initiative and population - in order to find possible ways to foster the mentioned feeling of belonging and recognition of the “Modern” as an expression of a historical moment, to be valued as much as the colonial, baroque, eclectic and other patrimonialized architectural manifestations in Brazil . And from this recognition, we can see the possibility of preservation in its full meaning.631 p.NiteróiPessôa, José Simões de BelmontMesentier, Leonardo Marques deGuimaraens, CeçaRosa, Renato da GamaGalvão, Anna Beatriz Ayrozahttp://lattes.cnpq.br/5030512817176701http://lattes.cnpq.br/6339561326164124Silva, Renato Alves e2021-10-30T18:42:13Z2021-10-30T18:42:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Renato Alves e. Tombamentos do patrimônio moderno: uma análise comparativa sobre as ações praticadas pelos órgãos de preservação cultural no Rio de Janeiro. 2020. 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