O gênero carta do leitor no Jornal do Commercio de Pernambuco: uma abordagem sociorretórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/397 |
Resumo: | Este trabalho resulta de uma pesquisa que investigou como o gênero textual carta do leitor funciona no universo midiático impresso, considerando aspectos do seu projeto enunciativo e da sua organização retórica. Por se tratar de um gênero situado na esfera do jornalismo opinativo, a carta do leitor tem se mostrado como um construto retoricamente eficaz para manifestar pontos de vista, propiciando aos seus usuários a participação no debate público como forma de exercício da cidadania em sociedades democráticas. Esse gênero também tem se configurado como um “artefato cultural” digno de atenção pela comunidade acadêmica, devido ao fato de oportunizar discussões acerca do funcionamento real da linguagem humana, na modalidade escrita, em práticas sociais de interação verbal, numa sociedade grafocêntrica como a nossa. A pesquisa teve como objetivo descrever a analisar cartas do leitor, a partir de: a) uma análise contextual-enunciativa, em que se buscou entender quem produz o gênero, com que intenção; quem recebe, quem seleciona; a forma como ele é publicado; enfim, as relações de forças, de restrição, de conveniências e o jogo de interesses que a produção, publicação e recepção desse gênero implica e b) uma análise da sua organização retórica, considerando os traços recorrentes, quanto aos movimentos e estratégias retóricas, mesmo sabendo-se da sua heterogeneidade em relação a esse aspecto, particularmente em quatro de seus tipos: a carta de elogio, a carta de esclarecimento, a carta de sugestão e a carta de consulta. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa são de natureza predominantemente qualitativa, respaldada por dados quantitativos relativos às recorrências, a partir da análise de um corpus – constituído de 237 exemplares autênticos do gênero – colhido do Jornal do Commercio de Pernambuco, durante o primeiro semestre do ano de 2010. Os fundamentos teóricos do trabalho assentam- se na Teoria de Gêneros Textuais, em sua abordagem sociorretórica, através da contribuição de Swales (1990; 2009a; 2009b), Bhatia (1993; 1997; 2009), Miller (1984; 2009) e Bazerman (2006; 2007; 2009), sem deixar de lado os relevantes estudos de Bakhtin (1976; 1993; 1997a; 1997b; 1998; 2003; 2009), Marcuschi (2007; 2008; 2010a; 2010b), dentre outros. Os resultados revelaram que a carta do leitor é um gênero bastante heterogêneo, tanto do ponto de vista dos seus propósitos comunicativos, quanto da sua organização retórica. A análise dos dados mostrou também que os processos de produção, edição e recepção desse gênero são complexos, visto que várias questões socioideológicas estão aí embutidas. |
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O gênero carta do leitor no Jornal do Commercio de Pernambuco: uma abordagem sociorretóricaA sociorethorical study of the genre letter from the reader in a newspaper of Pernambuco the Jornal do CommercioCarta do leitor. Análise de gêneros. Concepção sociorretórica de gêneros textuaisLinguísticaEste trabalho resulta de uma pesquisa que investigou como o gênero textual carta do leitor funciona no universo midiático impresso, considerando aspectos do seu projeto enunciativo e da sua organização retórica. Por se tratar de um gênero situado na esfera do jornalismo opinativo, a carta do leitor tem se mostrado como um construto retoricamente eficaz para manifestar pontos de vista, propiciando aos seus usuários a participação no debate público como forma de exercício da cidadania em sociedades democráticas. Esse gênero também tem se configurado como um “artefato cultural” digno de atenção pela comunidade acadêmica, devido ao fato de oportunizar discussões acerca do funcionamento real da linguagem humana, na modalidade escrita, em práticas sociais de interação verbal, numa sociedade grafocêntrica como a nossa. A pesquisa teve como objetivo descrever a analisar cartas do leitor, a partir de: a) uma análise contextual-enunciativa, em que se buscou entender quem produz o gênero, com que intenção; quem recebe, quem seleciona; a forma como ele é publicado; enfim, as relações de forças, de restrição, de conveniências e o jogo de interesses que a produção, publicação e recepção desse gênero implica e b) uma análise da sua organização retórica, considerando os traços recorrentes, quanto aos movimentos e estratégias retóricas, mesmo sabendo-se da sua heterogeneidade em relação a esse aspecto, particularmente em quatro de seus tipos: a carta de elogio, a carta de esclarecimento, a carta de sugestão e a carta de consulta. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa são de natureza predominantemente qualitativa, respaldada por dados quantitativos relativos às recorrências, a partir da análise de um corpus – constituído de 237 exemplares autênticos do gênero – colhido do Jornal do Commercio de Pernambuco, durante o primeiro semestre do ano de 2010. Os fundamentos teóricos do trabalho assentam- se na Teoria de Gêneros Textuais, em sua abordagem sociorretórica, através da contribuição de Swales (1990; 2009a; 2009b), Bhatia (1993; 1997; 2009), Miller (1984; 2009) e Bazerman (2006; 2007; 2009), sem deixar de lado os relevantes estudos de Bakhtin (1976; 1993; 1997a; 1997b; 1998; 2003; 2009), Marcuschi (2007; 2008; 2010a; 2010b), dentre outros. Os resultados revelaram que a carta do leitor é um gênero bastante heterogêneo, tanto do ponto de vista dos seus propósitos comunicativos, quanto da sua organização retórica. A análise dos dados mostrou também que os processos de produção, edição e recepção desse gênero são complexos, visto que várias questões socioideológicas estão aí embutidas.This work results from a research which investigated how the textual genre letter from the reader works in the universe of printed mass media, considering aspects of its enunciative project and its rhetorical organization. Being a genre situated in the sphere of opinion journalism, the letter from the reader has been an effective rhetorical construct so as to manifest points of view, giving conditions to users to participate in the public debate as a form of exercising citizenship in democratic societies. This genre has also been a “cultural artifact” which deserves attention by the academic community due to the fact of providing discussion about the real functioning of written human language in social practices of verbal interaction in a graphocentric society like ours. The research had the objectives of describing and analyzing letters from the reader having as main purposes to do a) an enunciative and contextual analysis trying to understand who produces and his/her intentions; who receives the letters and who select them; the form under which they are published; the force relations including the restrictions, conveniences, and game interests that its production, publication and reception of this genre imply and b) the rhetorical organization of the genre considering the recurrent features, the rhetorical moves and their strategies, although considering their heterogeneity in relation to this aspect observed particularly in four types of letter from the reader, such as: the compliment letter, the suggestion letter, the explanation letter and the consultation letter. The methodological proceedings adopted in the research were basically qualitative, supported by quantitative data from the recurrences observed in the corpus – 237 authentic letters from the read published in the Jornal do Commercio in Pernambuco State, Brazil, during the first semester of 2010. The theoretical foundation of the work is based on Textual Genre Theory in its sociorhetorical approach with the contributions of several researchers such as Swales (1990; 2009a; 2009b), Bhatia (1993; 1997; 2009), Miller (1984; 2009) and Bazerman (2006; 2007; 2009), counting on other relevant studies of Bakhtin (1976; 1993; 1997a; 1997b; 1998; 2003; 2009), Marcuschi (2007; 2008; 2010a; 2010b), among others. The results revealed the letter from the reader is a very heterogeneous genre, not only in relation to its communicative purposes, but also in its rhetorical organization. The analysis also showed that the processes of production, edition and reception of this genre are complex, due to the various socio and ideological aspects which underly its social use.Universidade Federal de AlagoasFaculdade de LetrasBrasilPrograma de Pós-graduação em Letras e Linguísticahttp://lattes.cnpq.br/8859607470653114044.261.834-48Silveira, Maria Inez Matoso1877904100434370http://lattes.cnpq.br/1877904100434370Bezerra, Benedito GomesLameiras, Maria Stela BarrosNunes, Valfrido da Silva2023-07-26T13:07:58Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-07-26T13:07:58Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/397Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-07-26T13:07:58Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
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