DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) na Universidade Federal do Piauí: Expansão de Projetos Sociais e Coconstrução da Emancipação Docente
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26807 https://deposita.ibict.br/handle/deposita/283 |
Resumo: | Na presente tese objetiva-se analisar a expansão de projetos sociais e a coconstrução da emancipação docente de egressos de Doutorados Interinstitucionais (Dinter) na Universidade Federal do Piauí, na qualidade de instituição receptora, no período de 2007-2017. Optou-se por uma pesquisa quali-quantitativa aplicada de propósito descritivo e explicativo com enfoque no método do Materialismo Histórico e Dialético (MDH). Elegeram-se como técnicas de produção de dados, a observação direta da Plataforma Lattes e de sites institucionais UFPI. Analisa-se o corpus de dados por meio de técnicas de Análise Sócio-histórica e Análise Documental. Utilizou-se como fonte de informações dados extraídos do currículo Lattes e do Diretório de Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Definiu-se como período de investigação os 10 primeiros anos de Projetos Dinter com intervalo de 2007-2017. Defendeu-se a tese de que: o Doutorado Interinstitucional (Dinter) potencializa e estimula o processo de produção de projetos sociais e a formação de grupos de pesquisa contribuindo para a emancipação docente. Dos 95 egressos de Dinter, 36 docentes pesquisadoresextensionistas estão ligados aos programas de pós-graduação da UFPI, 28 docentes se tornaram líderes de grupo de pesquisa. Foram encontrados 63 grupos de pesquisa com a participação de 67 docentes egressos de Dinter cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq. Na trajetória percorrida durante o Dinter, cada docente se apropria de domínios teóricos, tecnológicos, práticos e relacionais. Passa-se pelas coconstruções durante o estágio doutoral com momentos de estudos, orientações, produções de conhecimento, usabilidades de artefatos, dentre outras. Vivenciam-se situações distintas no relacionamento entre ser docente, pesquisador e extensionista. O docente egresso de Dinter trabalha com elementos mutáveis e sofrem modificações advindas de contextos sociais e das interações com utensílios, equipamentos, instrumentos, máquinas e grupos de pesquisa. Implica na tomada de consciência, de pressupostos e mecanismos de enfrentamento que viabilizem a expansão de projetos sociais. Ao concluir a pós-graduação stricto sensu, o docente coconstrói conhecimentos, fortalece-se para a investigação cientifica, processualidade que amplia a reflexividade, estimula a intelectualidade, valoriza a interdisciplinaridade, desperta para as reais necessidades sociais, e contribui, neste sentido, para a emancipação de si e da classe trabalhadora. |
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DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) na Universidade Federal do Piauí: Expansão de Projetos Sociais e Coconstrução da Emancipação DocenteINTERINSTITUTIONAL DOCTORATE (DINTER) in Federal University of Piauí: Expansion of Social Projects and Co-construction of Teacher EmancipationCiência, Tecnologia e Sociedade. Emancipação. Integração EnsinoPesquisa-Extensão. Projetos Sociais.Science, Technology and Society. Emancipation. Teaching-ResearchExtension Integration. Social Projects.EducaçãoPlanejamento e Avaliação EducacionalTópicos Específicos de EducaçãoNa presente tese objetiva-se analisar a expansão de projetos sociais e a coconstrução da emancipação docente de egressos de Doutorados Interinstitucionais (Dinter) na Universidade Federal do Piauí, na qualidade de instituição receptora, no período de 2007-2017. Optou-se por uma pesquisa quali-quantitativa aplicada de propósito descritivo e explicativo com enfoque no método do Materialismo Histórico e Dialético (MDH). Elegeram-se como técnicas de produção de dados, a observação direta da Plataforma Lattes e de sites institucionais UFPI. Analisa-se o corpus de dados por meio de técnicas de Análise Sócio-histórica e Análise Documental. Utilizou-se como fonte de informações dados extraídos do currículo Lattes e do Diretório de Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Definiu-se como período de investigação os 10 primeiros anos de Projetos Dinter com intervalo de 2007-2017. Defendeu-se a tese de que: o Doutorado Interinstitucional (Dinter) potencializa e estimula o processo de produção de projetos sociais e a formação de grupos de pesquisa contribuindo para a emancipação docente. Dos 95 egressos de Dinter, 36 docentes pesquisadoresextensionistas estão ligados aos programas de pós-graduação da UFPI, 28 docentes se tornaram líderes de grupo de pesquisa. Foram encontrados 63 grupos de pesquisa com a participação de 67 docentes egressos de Dinter cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq. Na trajetória percorrida durante o Dinter, cada docente se apropria de domínios teóricos, tecnológicos, práticos e relacionais. Passa-se pelas coconstruções durante o estágio doutoral com momentos de estudos, orientações, produções de conhecimento, usabilidades de artefatos, dentre outras. Vivenciam-se situações distintas no relacionamento entre ser docente, pesquisador e extensionista. O docente egresso de Dinter trabalha com elementos mutáveis e sofrem modificações advindas de contextos sociais e das interações com utensílios, equipamentos, instrumentos, máquinas e grupos de pesquisa. Implica na tomada de consciência, de pressupostos e mecanismos de enfrentamento que viabilizem a expansão de projetos sociais. Ao concluir a pós-graduação stricto sensu, o docente coconstrói conhecimentos, fortalece-se para a investigação cientifica, processualidade que amplia a reflexividade, estimula a intelectualidade, valoriza a interdisciplinaridade, desperta para as reais necessidades sociais, e contribui, neste sentido, para a emancipação de si e da classe trabalhadora.In this work, the objective was to analyze the implementation of the Interinstitutional Doctorate at the Federal University of Piauí (UFPI), as a receiving institution. We opted for applied qualitative and quantitative research, with a descriptive and explanatory purpose, focusing on the method of Historical and Dialectical Materialism (MDH). A direct observation of the Lattes Platform and UFPI's institutional websites was chosen as the data collection technique. The data corpus was analyzed using techniques of Socio-historical Analysis and Document Analysis. It was used as a source of information, data extracted from the curriculum and from the Research Groups Directory of the Lattes Platform of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). It was defined as the research period, the first 10 years of Dinter Projects with an interval of 2007-2017. It was defended a thesis that Interinstitutional Doctorate (Dinter) enhances and stimulates the process of producing social projects and the formation of research groups, contributing to an emancipation of teachers. Of the 95 graduates from Dinter, (38%) 36 teaching researchers-extension workers are linked to UFPI's graduate programs and 28 teachers are leaders of the research groups. 63 research groups were found with the participation of 67 professors from Dinter registered in the CNPq Groups Directory. In the trajectory covered during Dinter, each teacher appropriated theoretical, technological, practical, and relational domains. We went through co-constructions during the doctoral internship with moments of studies, orientations, knowledge production, usability of artifacts, among others. Different situations were experienced in the relationship between being a teacher, researcher, and extension worker. The professor graduated from Dinter works with changing elements and improvements arising from social contexts and interactions with objects, equipment, instruments, machines, and research groups. This process implies in the awareness, assumptions and coping mechanisms that enable the expansion of social projects. Upon completing a stricto sensu post-graduation, the teacher co-builds knowledge and strengthens himself for scientific research, for the procedurality that expands reflexivity, stimulates intellectuality, values interdisciplinarity, pay attention towards real social needs and contributes, in that sense, to Teacher Emancipation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), Código de Financiamento 001UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁUNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁBrasilPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA E SOCIEDADEhttp://lattes.cnpq.br/260939809519415577604628591orcid.org/0000-0002-8701-9403Luz, Nanci Stancki dahttp://lattes.cnpq.br/4274116207418522Jesus, Claudiana Guedes dehttp://lattes.cnpq.br/6846843090770561Queluz, Gilson Leandrohttp://lattes.cnpq.br/9402463923848550Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melohttp://lattes.cnpq.br/2887767376788158Amorim, Mario Lopeshttp://lattes.cnpq.br/5344824750599654Santana, Marttem Costa de2023-04-19T17:51:08Z12 de abril de 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTANA, Marttem Costa de. Doutorado interinstitucional (Dinter) na Universidade Federal do Piaui: expansão de projetos sociais e coconstrução da emancipação docente. Orientadora Nanci Stancki da Luz. 2021. 250 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26807https://deposita.ibict.br/handle/deposita/283porMétodo do Materialismo Histórico e Dialético (MDH). Observação direta da Plataforma Lattes e de sites institucionais UFPI. Análise Sócio-histórica e Análise Documental.SANTANA, Marttem Costa de. Doutorado interinstitucional (Dinter) na Universidade Federal do Piaui: expansão de projetos sociais e coconstrução da emancipação docente. Orientadora Nanci Stancki da Luz. 2021. 250 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-04-19T17:51:08Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/283Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-04-19T17:51:08Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
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