Particularidades do género masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica: 3º ano / rapazes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra Sofia Gonçalves dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3733
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_e7a5d7ebc1ff1045f4559e2aca5d1789
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Particularidades do género masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica: 3º ano / rapazesEnsino artísticoTécnica de dança clássicaGénero masculino na dançaArts educationTechnical classical danceMale gender in danceRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaEste Relatório de Estágio insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança ministrado pela Escola Superior de Dança de Lisboa. O Estágio profissionalizante desenvolveu-se na Escola de Dança do Conservatório Nacional e a escolha incidiu na lecionação da Técnica de Dança Clássica a uma turma de rapazes do 3º ano. Tendo como base a nossa própria experiência profissional e uma análise comparativa do número de alunos de género masculino e feminino, no panorama português atual, pudemos verificar a débil presença de homens na área da dança. Assim, cumprindo com o estabelecido, no que concerne ao desenvolvimento de competências em contexto de trabalho, entendemos de mais-valia, aperfeiçoar o ensino da Técnica da Dança Clássica, assumindo um novo desafio e um privilégio: trabalhar com uma turma, exclusivamente do género masculino, na Escola de Dança do Conservatório Nacional. Para isso traçámos três objetivos específicos: identificar as particularidades relativas ao género, no ensino da Técnica da Dança Clássica; construir exercícios tendo em consideração essas particularidades de forma a aplicá-los e a reforçá-los, em contexto de aula; verificar a existência de particularidades e suas mais-valias, em termos do género do professor. Para dar cumprimento ao desenvolvimento do Estágio adotamos uma metodologia baseada na investigação-ação que se desenvolve numa espiral de ciclos de planificação, ação, observação e reflexão. Assim, construímos aulas baseadas nas particularidades que identificámos, e no método adotado pela escola cooperante. Através da recolha e análise de dados obtidos, verificámos que as particularidades do género masculino, no ano a que o estágio se referia, não se revelaram muito evidentes, e que, embora uma professora possa ensinar rapazes, é destacada, sobretudo, a relevância do professor, no ensino de sucesso rapazes. Concluímos que a realização deste estágio profissionalizante revelou-se um grande desafio, tendo sido, no entanto, um enorme privilégio poder trabalhar com uma turma exclusivamente masculina. Nessa medida o objetivo geral estava cumprido: ampliar e enriquecer a prática de formação na área da Técnica da Dança Clássica no trabalho específico com rapazes.ABSTRACT - This internship report is within the scope of the Master in Dance Teaching taught by the School of Dance of Lisbon. The training period was developed at the School of Dance at the National Conservatory and the choice was focused on teaching Classical Dance Technique for a class of boys in the 3rd year. Based on our own experience and a comparative analysis of the number of male and female students, in the current Portuguese environment, we can verify the weak presence of men in dance. Therefore, complying with the objectives proposed, in what concerns to skills development in the workplace, understand the added value, improving the teaching of classical dance technique, taking on a new challenge and a privilege: working with a group exclusively masculine, on the School of Dance at the National Conservatory. Considering this, we have set three objectives: to identify the particularities on the gender, regarding teaching the technique of classical dance; to build exercises taking into account these particularities, in order to apply them and strengthen them in the context of class; verifying the existence of particularities and their gains taking into account the gender of the teacher. To comply with the development of the Internship we adopted a methodology based on research/action that becomes a spiral of cycles of planning, action, observation and reflection. So we built classes based on the characteristics that we have identified, and the method adopted by the school. By collecting and analyzing the obtained data, we verified that the particularities of the male gender, on the specific year that this Internship was referring to, would not stand out, and that, although a female teacher can teach boys, the relevance of the teacher is enhanced above all when teaching boys to be successful. We concluded that the completion of this training period has been a major challenge, although it was a huge privilege working with a group exclusively masculine. To this extent the general purpose was fulfilled: to expand and enrich the practice of training Classical Dance Technique on the specific work with boys.Nascimento, Vanda Maria dos SantosRCIPLSantos, Sandra Sofia Gonçalves dos2014-08-06T14:41:06Z2013-092013-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3733TID:201000040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:18.337421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Particularidades do género masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica: 3º ano / rapazes
title Particularidades do género masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica: 3º ano / rapazes
spellingShingle Particularidades do género masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica: 3º ano / rapazes
Santos, Sandra Sofia Gonçalves dos
Ensino artístico
Técnica de dança clássica
Género masculino na dança
Arts education
Technical classical dance
Male gender in dance
title_short Particularidades do género masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica: 3º ano / rapazes
title_full Particularidades do género masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica: 3º ano / rapazes
title_fullStr Particularidades do género masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica: 3º ano / rapazes
title_full_unstemmed Particularidades do género masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica: 3º ano / rapazes
title_sort Particularidades do género masculino no Ensino da Técnica de Dança Clássica: 3º ano / rapazes
author Santos, Sandra Sofia Gonçalves dos
author_facet Santos, Sandra Sofia Gonçalves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Vanda Maria dos Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandra Sofia Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino artístico
Técnica de dança clássica
Género masculino na dança
Arts education
Technical classical dance
Male gender in dance
topic Ensino artístico
Técnica de dança clássica
Género masculino na dança
Arts education
Technical classical dance
Male gender in dance
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09
2013-09-01T00:00:00Z
2014-08-06T14:41:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3733
TID:201000040
url http://hdl.handle.net/10400.21/3733
identifier_str_mv TID:201000040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133389851197440