Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, P. S. P.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/198
Resumo: Esse artigo é resultado de algumas viagens que o autor fez à cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde teve oportunidade de registrar fatos e imagens matemáticas num bairro da periferia da citada cidade. Ressalta que as viagens aconteceram em função da sua pesquisa para o doutoramento que se encontrava em andamento. Para o desenvolvimento deste trabalho se apoia na perspectiva da educação crítica que pressupõe um olhar sobre as pessoas, sobre os conteúdos e sobre as sociedades à luz dos pressupostos teóricos da etnomatemática – que tem concentrado seus olhares para a relação entre Educação e cultura dos grupos sociais, vinculando-se à história das pessoas, suas tradições, incluindo seus modos de lidar matematicamente com o mundo. Observou-se que nas ruas de um bairro da periferia desse município é provável ver meninos brincando com os brinquedos caseiros que rolam e que podem ser empurrados ou puxados com uma vara; meninas ajudando sua mãe em casa e cuidando dos irmãos mais jovens; homens conversando com os amigos, fumando e jogando jogos de baralhos, outros “guiando” carroças (transporte de duas rodas) puxadas por uma mula e mulheres vendendo pequenos itens e também alunos estudando Matemática, disciplina entendida como instrumento precioso que estrutura o contexto da comunidade.
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