Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, P. S. P.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/198
Resumo: Esse artigo é resultado de algumas viagens que o autor fez à cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde teve oportunidade de registrar fatos e imagens matemáticas num bairro da periferia da citada cidade. Ressalta que as viagens aconteceram em função da sua pesquisa para o doutoramento que se encontrava em andamento. Para o desenvolvimento deste trabalho se apoia na perspectiva da educação crítica que pressupõe um olhar sobre as pessoas, sobre os conteúdos e sobre as sociedades à luz dos pressupostos teóricos da etnomatemática – que tem concentrado seus olhares para a relação entre Educação e cultura dos grupos sociais, vinculando-se à história das pessoas, suas tradições, incluindo seus modos de lidar matematicamente com o mundo. Observou-se que nas ruas de um bairro da periferia desse município é provável ver meninos brincando com os brinquedos caseiros que rolam e que podem ser empurrados ou puxados com uma vara; meninas ajudando sua mãe em casa e cuidando dos irmãos mais jovens; homens conversando com os amigos, fumando e jogando jogos de baralhos, outros “guiando” carroças (transporte de duas rodas) puxadas por uma mula e mulheres vendendo pequenos itens e também alunos estudando Matemática, disciplina entendida como instrumento precioso que estrutura o contexto da comunidade.
id IBICT-1_c6d673a61d619440b51a2a7a597f4975
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/198
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CESome ways of dealing mathematically in a neighborhood outskits of Juazeiro do Norte – CESala de AulaEducação Matemática.EtnomatemáticaPráticas MatemáticasClassroomMathematical EducationEthnomathematicsMathematical PracticesMatemáticaEsse artigo é resultado de algumas viagens que o autor fez à cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde teve oportunidade de registrar fatos e imagens matemáticas num bairro da periferia da citada cidade. Ressalta que as viagens aconteceram em função da sua pesquisa para o doutoramento que se encontrava em andamento. Para o desenvolvimento deste trabalho se apoia na perspectiva da educação crítica que pressupõe um olhar sobre as pessoas, sobre os conteúdos e sobre as sociedades à luz dos pressupostos teóricos da etnomatemática – que tem concentrado seus olhares para a relação entre Educação e cultura dos grupos sociais, vinculando-se à história das pessoas, suas tradições, incluindo seus modos de lidar matematicamente com o mundo. Observou-se que nas ruas de um bairro da periferia desse município é provável ver meninos brincando com os brinquedos caseiros que rolam e que podem ser empurrados ou puxados com uma vara; meninas ajudando sua mãe em casa e cuidando dos irmãos mais jovens; homens conversando com os amigos, fumando e jogando jogos de baralhos, outros “guiando” carroças (transporte de duas rodas) puxadas por uma mula e mulheres vendendo pequenos itens e também alunos estudando Matemática, disciplina entendida como instrumento precioso que estrutura o contexto da comunidade.This article is the result of some trips that I made to the city of Juazeiro do Norte-CE, where I had opportunities to record facts and mathematical images in a neighborhood on the outskirts of the city. I emphasize that the trips took place due to my research for the PhD that was in progress. For the development of this work, support me in the perspective of critical education that presupposes a view on people, on the contents and on societies in the light of the theoretical assumptions of ethnomathematics - which has concentrated its views on the relationship between education and culture of social groups, linking to people's history, their traditions, including their ways of dealing mathematically with the world. I noticed that in the streets of a neighborhood on the outskirts of this community, it is likely to see boys playing with the homemade toys that roll and that can be pushed or pulled with a stick; girls helping their mother at home and taking care of younger siblings; men talking to friends, smoking and playing card games, others “guiding” carts (two-wheelers) pulled by a mule and women selling small items and also students studying mathematics, a discipline understood as a precious instrument that structures the community context.Instituto Quero SaberBrasil2021-05-04T23:48:58Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2675-570Xhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/198porRevista Quero Saberhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, P. S. P.reponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2021-05-04T23:48:58Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/198Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582021-05-04T23:48:58Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE
Some ways of dealing mathematically in a neighborhood outskits of Juazeiro do Norte – CE
title Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE
spellingShingle Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE
SILVA, P. S. P.
Sala de Aula
Educação Matemática.
Etnomatemática
Práticas Matemáticas
Classroom
Mathematical Education
Ethnomathematics
Mathematical Practices
Matemática
title_short Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE
title_full Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE
title_fullStr Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE
title_full_unstemmed Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE
title_sort Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE
author SILVA, P. S. P.
author_facet SILVA, P. S. P.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, P. S. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de Aula
Educação Matemática.
Etnomatemática
Práticas Matemáticas
Classroom
Mathematical Education
Ethnomathematics
Mathematical Practices
Matemática
topic Sala de Aula
Educação Matemática.
Etnomatemática
Práticas Matemáticas
Classroom
Mathematical Education
Ethnomathematics
Mathematical Practices
Matemática
description Esse artigo é resultado de algumas viagens que o autor fez à cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde teve oportunidade de registrar fatos e imagens matemáticas num bairro da periferia da citada cidade. Ressalta que as viagens aconteceram em função da sua pesquisa para o doutoramento que se encontrava em andamento. Para o desenvolvimento deste trabalho se apoia na perspectiva da educação crítica que pressupõe um olhar sobre as pessoas, sobre os conteúdos e sobre as sociedades à luz dos pressupostos teóricos da etnomatemática – que tem concentrado seus olhares para a relação entre Educação e cultura dos grupos sociais, vinculando-se à história das pessoas, suas tradições, incluindo seus modos de lidar matematicamente com o mundo. Observou-se que nas ruas de um bairro da periferia desse município é provável ver meninos brincando com os brinquedos caseiros que rolam e que podem ser empurrados ou puxados com uma vara; meninas ajudando sua mãe em casa e cuidando dos irmãos mais jovens; homens conversando com os amigos, fumando e jogando jogos de baralhos, outros “guiando” carroças (transporte de duas rodas) puxadas por uma mula e mulheres vendendo pequenos itens e também alunos estudando Matemática, disciplina entendida como instrumento precioso que estrutura o contexto da comunidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-04T23:48:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2675-570X
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/198
identifier_str_mv 2675-570X
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Quero Saber
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Quero Saber
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto Quero Saber
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1811810871506108416