Como pensar a inclusão da pessoa com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/217 |
Resumo: | A oficina sobre a Deficiência Intelectual foi construída, principalmente, com base em relatos de experiências colhidos com a bibliografia correspondente ao tema. Entendemos, como professoras e professores pesquisadores(as), que por mais que existam publicações dos mais diferentes observadores(as), a prática em sala de aula ou no ambiente estudantil, como um todo, pode ser diferente da teoria. Ambos, teoria e prática, precisam ser considerados conjuntamente, em forma de práxis transformadora, principalmente quando nos remetemos à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A Deficiência Intelectual (DI), tanto de forma bibliográfica quanto no contexto prático dos espaços de aprendizagem, se apresenta como uma das mais novas deficiências trabalhadas no ambiente escolar e, como será apresentado, uma deficiência que na grande maioria das vezes está relacionada a outras. |
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Como pensar a inclusão da pessoa com deficiência intelectualHow to think about the inclusion of people with intellectual disabilitiesEducação especialInclusãoDeficiênciaEducaçãoA oficina sobre a Deficiência Intelectual foi construída, principalmente, com base em relatos de experiências colhidos com a bibliografia correspondente ao tema. Entendemos, como professoras e professores pesquisadores(as), que por mais que existam publicações dos mais diferentes observadores(as), a prática em sala de aula ou no ambiente estudantil, como um todo, pode ser diferente da teoria. Ambos, teoria e prática, precisam ser considerados conjuntamente, em forma de práxis transformadora, principalmente quando nos remetemos à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A Deficiência Intelectual (DI), tanto de forma bibliográfica quanto no contexto prático dos espaços de aprendizagem, se apresenta como uma das mais novas deficiências trabalhadas no ambiente escolar e, como será apresentado, uma deficiência que na grande maioria das vezes está relacionada a outras.The workshop on Intellectual Disability was built, mainly, based on reports of experiences collected with the bibliography corresponding to the theme. We understand, as teachers and research professors, that no matter how many publications there are from different observers, practice in the classroom or in the student environment, as a whole, can be different from theory. Both theory and practice need to be considered together, in the form of transformative praxis, especially when we refer to Special Education from the perspective of Inclusive Education. Intellectual Disability (ID), both in bibliographic form and in the practical context of learning spaces, presents itself as one of the newest disabilities worked in the school environment and, as will be presented, a disability that in most cases is related to others .Fundo ParanáUniversidade Estatual do Oeste do ParanáBrasil2021-05-10T18:07:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, Elora Marques M. da. Como pensar a inclusão da pessoa com deficiência intelectual. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.978-65-51210-00-6https://deposita.ibict.br/handle/deposita/217porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Elora Marques M. dareponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2021-05-10T18:07:33Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/217Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582021-05-10T18:07:33Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
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