Percepção dos conhecimentos dos professores de matemática por meio do modelo de Van Hiele associado com a sequência didática utilizando o software Geogebra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/446 |
Resumo: | O modelo de Van Hiele teve sua procedência a partir de 1957, por intermédio da tese de doutorado de Dina Van Hiele-Geldof e Pierre Van Hiele na Universidade Estadual de Utreque, trata-se de um modelo que contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Consiste em verificar através de atividade qual nível de conhecimento geométrico o indivíduo se encontra, classificando-os em níveis que vão de 1 até 5. Atualmente, os professores têm se preocupado mais com a quantidade de conteúdo do que com a qualidade das aulas. Poucos professores estão capacitados para enfrentar as complexas mudanças trazidas pela (COVID- 19), potencializadas pelo avanço tecnológico. Ainda é uma deficiência a falta de atualização da capacitação ou preparação dos professores para trabalhar as ferramentas tecnológicas como, por exemplo, o Software Geogebra, ferramenta fundamental para ensinar assuntos de Matemática. O objetivo deste trabalho é analisar por meio da teoria de Van Hiele e da sequência didática, utilizando o Geogebra, o nível de conhecimento geométrico dos professores de Matemática da Rede Estadual de Educação da cidade de Humaitá/AM. A metodologia apresenta a abordagem de pesquisa quali-quantitativa, conduzida pela linha de pesquisa- formação, que teve seu desdobramento por aplicação de questionário e atividade, com questões em aberto, iniciada após prévia aprovação do Comitê de ética e consentimento esclarecido dos participantes. Em relação a quantificação e caracterização das pesquisas realizadas na (BDTD) no período de (2008-2019), observou-se que do total de onze trabalhos selecionados, 81,1% correspondem a pesquisa voltadas para o ensino superior e utilizam o método de pesquisa participante. Apenas 18,8% dos trabalhos foram relacionados ao ensino fundamental. Em relação ao uso do Software Geogebra foi identificado que é uma ferramenta pouco explorada, mas que quando usado por professores têm grande relevância à docência. Referente a aplicação do Modelo de Van Hiele constatou-se que o nível de conhecimento geométrico mais elevado foi o quarto nível. Mostrando-se que neste nível é preciso ter uma base sólida dos conhecimentos e dos conceitos geométricos. Os resultados indicaram que algumas ações nos planejamentos voltados ao processo de ensino aprendizagem da Geometria, precisam ser repensadas. Verificou-se que 10% dos professores apresentam dificuldades em trabalhar as ferramentas tecnológicas como, por exemplo, o Geogebra. A maioria dos professores ainda são atraídos pelo ensino tradicional quadro/pincel, haja vista que, 80% dos pesquisados afirmaram trabalhar diariamente em suas aulas com essa metodologia. Cerca de 80% dos professores, alegaram ter dificuldades em trabalhar as tecnologias, justificando esta carência à falta de formação e, também, ao espaço físico adequado de maneira que seja favorável para o desenvolvimento desta finalidade de ensino. |
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Percepção dos conhecimentos dos professores de matemática por meio do modelo de Van Hiele associado com a sequência didática utilizando o software GeogebraPerception of mathematics teachers' knowledge through the Van Hiele model associated with the didactic sequence using the Geogebra softwareModelo de Van Hiele; Capacitação de professores; Ensino-aprendizagem; Software Geogebra.Van Hiele model; Teacher training; Teaching-learning; Geogebra Software.EnsinoO modelo de Van Hiele teve sua procedência a partir de 1957, por intermédio da tese de doutorado de Dina Van Hiele-Geldof e Pierre Van Hiele na Universidade Estadual de Utreque, trata-se de um modelo que contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Consiste em verificar através de atividade qual nível de conhecimento geométrico o indivíduo se encontra, classificando-os em níveis que vão de 1 até 5. Atualmente, os professores têm se preocupado mais com a quantidade de conteúdo do que com a qualidade das aulas. Poucos professores estão capacitados para enfrentar as complexas mudanças trazidas pela (COVID- 19), potencializadas pelo avanço tecnológico. Ainda é uma deficiência a falta de atualização da capacitação ou preparação dos professores para trabalhar as ferramentas tecnológicas como, por exemplo, o Software Geogebra, ferramenta fundamental para ensinar assuntos de Matemática. O objetivo deste trabalho é analisar por meio da teoria de Van Hiele e da sequência didática, utilizando o Geogebra, o nível de conhecimento geométrico dos professores de Matemática da Rede Estadual de Educação da cidade de Humaitá/AM. A metodologia apresenta a abordagem de pesquisa quali-quantitativa, conduzida pela linha de pesquisa- formação, que teve seu desdobramento por aplicação de questionário e atividade, com questões em aberto, iniciada após prévia aprovação do Comitê de ética e consentimento esclarecido dos participantes. Em relação a quantificação e caracterização das pesquisas realizadas na (BDTD) no período de (2008-2019), observou-se que do total de onze trabalhos selecionados, 81,1% correspondem a pesquisa voltadas para o ensino superior e utilizam o método de pesquisa participante. Apenas 18,8% dos trabalhos foram relacionados ao ensino fundamental. Em relação ao uso do Software Geogebra foi identificado que é uma ferramenta pouco explorada, mas que quando usado por professores têm grande relevância à docência. Referente a aplicação do Modelo de Van Hiele constatou-se que o nível de conhecimento geométrico mais elevado foi o quarto nível. Mostrando-se que neste nível é preciso ter uma base sólida dos conhecimentos e dos conceitos geométricos. Os resultados indicaram que algumas ações nos planejamentos voltados ao processo de ensino aprendizagem da Geometria, precisam ser repensadas. Verificou-se que 10% dos professores apresentam dificuldades em trabalhar as ferramentas tecnológicas como, por exemplo, o Geogebra. A maioria dos professores ainda são atraídos pelo ensino tradicional quadro/pincel, haja vista que, 80% dos pesquisados afirmaram trabalhar diariamente em suas aulas com essa metodologia. Cerca de 80% dos professores, alegaram ter dificuldades em trabalhar as tecnologias, justificando esta carência à falta de formação e, também, ao espaço físico adequado de maneira que seja favorável para o desenvolvimento desta finalidade de ensino.Van Hiele's model had its origin in 1957, through the doctoral thesis of Dina Van Hiele-Geldof and Pierre Van Hiele at the State University of Utrecht, it is a model that contributes to the teaching and learning process of Geometry. It consists of verifying through activity which level of geometric knowledge the individual is, classifying them in levels ranging from 1 to 5. Currently, teachers have been more concerned with the amount of content than with the quality of the classes. Few teachers are able to face the complex changes brought about by (COVID-19), enhanced by technological advances. It is still a deficiency the lack of updating of training or preparation of teachers to work with technological tools such as, for example, the Geogebra Software, a fundamental tool for teaching Mathematics subjects. The objective of this work is to analyze, through Van Hiele's theory and the didactic sequence, using Geogebra, the level of geometric knowledge of Mathematics teachers from the State Education Network of the city of Humaitá / AM. The methodology presents the qualitative and quantitative research approach, conducted by the line of research-training, which had its unfolding through the application of a questionnaire and activity, with open questions, initiated after previous approval by the Ethics Committee and informed consent of the participants. Regarding the quantification and characterization of the research carried out at (BDTD) in the period (2008-2019), it was observed that out of a total of eleven selected works, 81.1% correspond to research aimed at higher education and use the method of participant research. Only 18.8% of the works were related to elementary education. Regarding the use of the Geogebra Software, it was identified that it is a little explored tool, but that when used by teachers they have great relevance to teaching. Regarding the application of the Van Hiele Model, it was found that the highest level of geometric knowledge was the fourth level. Showing that at this level it is necessary to have a solid base of knowledge and geometric concepts. The results indicated that some actions in planning aimed at the teaching and learning process of Geometry, need to be rethought. It was found that 10% of teachers have difficulties in working with technological tools such as, for example, Geogebra. Most teachers are still attracted to the traditional painting / brush, given that 80% of those surveyed said they work daily in their classes using this methodology. Approximately 80% of the teachers claimed to have difficulties in working with the technologies, justifying this lack due to the lack of training and, also, to the adequate physical space in a way that is favorable for the development of this teaching purpose.Fundação de Amparo à Pesquisa do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e AmbienteBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeshttp://lattes.cnpq.br/641700961561084801648768202Pimentel , Elizabethhttp://lattes.cnpq.br/8948618145123019Souza, Tarcísiohttp://lattes.cnpq.br/3920163835334828Abreu, Renatohttp://lattes.cnpq.br/5164284305900865Leão, Marinildo2023-11-22T19:02:20Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEÃO, Marinildo Barreto de. Percepção dos conhecimentos dos professores de matemática por meio do modelo de Van Hiele associado com a sequência didática utilizando o software Geogebra. Orientadora: Elizabeth Tavares Pimentel. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2021.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-11-22T19:10:53Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/446Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-11-22T19:10:53Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
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