EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO PROPOSTA FUNDAMENTAL PARA O FORTALECIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO MEIO RURAL NO TERRITÓRIO DO MACIÇO DE BATURITÉ - CEARÁ
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/337 |
Resumo: | A lacuna comportamental ainda existente, definida como a falta de Educação Financeira, ocasiona um quadro caótico, tanto no meio urbano quanto no rural, sendo, neste último, de forma mais impactante, considerando que a desigualdade ainda é perceptível, principalmente, no aspecto socioeconômico. As pessoas do meio rural, em sua maioria, dependem de remunerações oriundas da agricultura familiar e de pequenos negócios, que contribuem para o aumento da renda nacional, mas os indivíduos tomados como foco deste estudo, classificam-se no grupo dos mais pobres do Brasil. Assim, tem-se por objetivos efetuar a análise descritiva dos residentes e avaliar e compreender o comportamento financeiro desses indivíduos que vivem na área rural, objeto do estudo, assim como suas atitudes nas tomadas de decisões que podem implicar em consequências positivas (ou não). Os dados e informações são provenientes de estudo de caso aplicado no território rural do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará. O método de análise utilizado foi o de clusterização (agrupamento), aplicando-se o software IBM SPSS Statistics 20. Conclui-se que o território rural analisado apresenta baixo nível de Educação Financeira. Além disso, verifica-se a ocorrência de impactos significativos na relação entre a variável socioeconômica selecionada (sexo) e a educação financeira |
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO PROPOSTA FUNDAMENTAL PARA O FORTALECIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO MEIO RURAL NO TERRITÓRIO DO MACIÇO DE BATURITÉ - CEARÁFINANCIAL EDUCATION AS A FUNDAMENTAL PROPOSAL FOR STRENGTHENING THE DEVELOPMENT OF THE RURAL ENVIRONMENT IN THE TERRITORY OF MACIÇO DE BATURITÉ - CEARÁEducação Financeira, Desenvolvimento, Meio Rural.Financial Education, Development, Rural Environment.Ciências Sociais Aplicadas - Ciências AgráriasA lacuna comportamental ainda existente, definida como a falta de Educação Financeira, ocasiona um quadro caótico, tanto no meio urbano quanto no rural, sendo, neste último, de forma mais impactante, considerando que a desigualdade ainda é perceptível, principalmente, no aspecto socioeconômico. As pessoas do meio rural, em sua maioria, dependem de remunerações oriundas da agricultura familiar e de pequenos negócios, que contribuem para o aumento da renda nacional, mas os indivíduos tomados como foco deste estudo, classificam-se no grupo dos mais pobres do Brasil. Assim, tem-se por objetivos efetuar a análise descritiva dos residentes e avaliar e compreender o comportamento financeiro desses indivíduos que vivem na área rural, objeto do estudo, assim como suas atitudes nas tomadas de decisões que podem implicar em consequências positivas (ou não). Os dados e informações são provenientes de estudo de caso aplicado no território rural do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará. O método de análise utilizado foi o de clusterização (agrupamento), aplicando-se o software IBM SPSS Statistics 20. Conclui-se que o território rural analisado apresenta baixo nível de Educação Financeira. Além disso, verifica-se a ocorrência de impactos significativos na relação entre a variável socioeconômica selecionada (sexo) e a educação financeiraThe still existing behavioral gap, defined as the lack of Financial Education, causes a chaotic, both in urban and rural areas, being, in the latter, more impactful, considering that inequality is still noticeable, mainly in the socioeconomic aspect. People from rural areas, in their most depend on income from family farming and small businesses, which contribute to the increase in national income, but the individuals taken as the focus of this study are classified in the group of poorest in Brazil. Thus, the objective is to carry out a descriptive analysis of the residents and to evaluate and understand the financial behavior of these individuals who live in the rural area, object of the study, as well as their attitudes in making decisions that may result in positive consequences (or not). The data and information comes from a case study applied in the rural territory of the Maciço de Baturité, in the State of Ceará. The analysis method used was clustering (grouping), applying the IBM SPSS software Statistics 20. It is concluded that the rural territory analyzed has a low level of Financial Education. Furthermore, the occurrence of significant impacts on the relationship between the selected socioeconomic variable (gender) and and financial education.UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁBrasil2023-06-07T13:26:42Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREIS, Maria Vanessa Silva dos; CAMPOS, Roberio Telmo. EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO PROPOSTA FUNDAMENTAL PARA O FORTALECIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO MEIO RURAL NO TERRITÓRIO DO MACIÇO DE BATURITÉ – CEARÁ.. In: Anais do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Anais [...] Natal(RN) UFRN, 2022. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/sober2022/485897-EDUCACAO-FINANCEIRA-COMO-PROPOSTA-FUNDAMENTAL-PARA-O-FORTALECIMENTO-DO-DESENVOLVIMENTO-DO-MEIO-RURAL-NO-TERRITORI>.978-65-5941-796-4https://deposita.ibict.br/handle/deposita/337por60º Congresso da SOBER, 2022, Natal. Anais do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER)Reis, Maria Vanessa Silva dos ReisCampos, Robério Telmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-06-07T13:29:41Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/337Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-06-07T13:29:41Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
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