Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://doi.org/10.38087/2595.8801.169 https://deposita.ibict.br/handle/deposita/510 |
Resumo: | Este texto aborda as contribuições de Paulo Freire (1921-1997) para a formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) conforme a prática pedagógica ou metodológica ocorrida em sala de aula. Assim, o nosso objetivo geral é analisar a formação da Educação de Jovens e Adultos quanto a sua prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores ocorridas dentro do espaço escolar. Nesse requisito, formula-se a seguinte questão problema: qual a prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores na formação dos indivíduos na EJA? A metodologia da EJA ganha a centralidade como categoria de análise e de como atividade formadora dos jovens e adultos. Foi escolhido como caminho para coleta de informações a pesquisa bibliográfica, por leituras de livros, artigos e revistas cientificas de autores renomados como: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) e Dickmann e Dickmann (2019). A prática metodológica ou pedagógica precisa atingir sua plenitude precisa ser vista como algo eficiente e eficaz, atendendo as necessidades dos jovens e adultos. Neste diapasão, a formação dos jovens e adultos acaba-se tornando mais inclusiva e equitativa em uma sociedade capitalista na sociedade contemporânea. |
id |
IBICT-1_d3eae880b7e74953b2a34cc356ceb5a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/510 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo FreirePaulo Freire, Educação continuada, EducadoresCiências HumanasEste texto aborda as contribuições de Paulo Freire (1921-1997) para a formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) conforme a prática pedagógica ou metodológica ocorrida em sala de aula. Assim, o nosso objetivo geral é analisar a formação da Educação de Jovens e Adultos quanto a sua prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores ocorridas dentro do espaço escolar. Nesse requisito, formula-se a seguinte questão problema: qual a prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores na formação dos indivíduos na EJA? A metodologia da EJA ganha a centralidade como categoria de análise e de como atividade formadora dos jovens e adultos. Foi escolhido como caminho para coleta de informações a pesquisa bibliográfica, por leituras de livros, artigos e revistas cientificas de autores renomados como: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) e Dickmann e Dickmann (2019). A prática metodológica ou pedagógica precisa atingir sua plenitude precisa ser vista como algo eficiente e eficaz, atendendo as necessidades dos jovens e adultos. Neste diapasão, a formação dos jovens e adultos acaba-se tornando mais inclusiva e equitativa em uma sociedade capitalista na sociedade contemporânea.This text approaches the contributions of Paulo Freire (1921-1997) to the formation in the Education of Youths and Adults (EJA) according to the pedagogical or methodological practice that took place in the classroom. Thus, our general objective is to analyze the formation of Youth and Adult Education regarding its pedagogical or methodological practice used by educators that took place within the school space. In this requirement, the following problem question is formulated: what is the pedagogical or methodological practice used by educators in the training of individuals in EJA? The EJA methodology gains centrality as a category of analysis and as a training activity for young peopleand adults. Bibliographic research was chosen to collect information, by reading books, articlesand scientific journals by renowned authors such as: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) and Dickmann and Dickmann (2019). The methodological or pedagogical practice needs to reach its fullness, it needs to be seen as something efficient and effective, meeting the needs of young people and adults. In this vein, the training of young people and adults ends up becoming more inclusive and equitable in a capitalist society in contemporary society.LOGOS University International (UNILOGOS)Brasil2024-02-18T22:46:07Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.38087/2595.8801.1692595-8801https://deposita.ibict.br/handle/deposita/510porRevista Científica COGNITIONISFerreira, Josuel de SouzaBarbosa, Fernando Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-02-18T22:46:26Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/510Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-02-18T22:46:26Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire |
title |
Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire Ferreira, Josuel de Souza Paulo Freire, Educação continuada, Educadores Ciências Humanas |
title_short |
Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire |
title_full |
Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire |
title_sort |
Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire |
author |
Ferreira, Josuel de Souza |
author_facet |
Ferreira, Josuel de Souza Barbosa, Fernando Campos |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Fernando Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Josuel de Souza Barbosa, Fernando Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire, Educação continuada, Educadores Ciências Humanas |
topic |
Paulo Freire, Educação continuada, Educadores Ciências Humanas |
description |
Este texto aborda as contribuições de Paulo Freire (1921-1997) para a formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) conforme a prática pedagógica ou metodológica ocorrida em sala de aula. Assim, o nosso objetivo geral é analisar a formação da Educação de Jovens e Adultos quanto a sua prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores ocorridas dentro do espaço escolar. Nesse requisito, formula-se a seguinte questão problema: qual a prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores na formação dos indivíduos na EJA? A metodologia da EJA ganha a centralidade como categoria de análise e de como atividade formadora dos jovens e adultos. Foi escolhido como caminho para coleta de informações a pesquisa bibliográfica, por leituras de livros, artigos e revistas cientificas de autores renomados como: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) e Dickmann e Dickmann (2019). A prática metodológica ou pedagógica precisa atingir sua plenitude precisa ser vista como algo eficiente e eficaz, atendendo as necessidades dos jovens e adultos. Neste diapasão, a formação dos jovens e adultos acaba-se tornando mais inclusiva e equitativa em uma sociedade capitalista na sociedade contemporânea. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-02-18T22:46:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.38087/2595.8801.169 2595-8801 https://deposita.ibict.br/handle/deposita/510 |
url |
https://doi.org/10.38087/2595.8801.169 https://deposita.ibict.br/handle/deposita/510 |
identifier_str_mv |
2595-8801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Científica COGNITIONIS |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
LOGOS University International (UNILOGOS) Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
LOGOS University International (UNILOGOS) Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1810554516153565184 |