Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Josuel de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa, Fernando Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://doi.org/10.38087/2595.8801.169
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/510
Resumo: Este texto aborda as contribuições de Paulo Freire (1921-1997) para a formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) conforme a prática pedagógica ou metodológica ocorrida em sala de aula. Assim, o nosso objetivo geral é analisar a formação da Educação de Jovens e Adultos quanto a sua prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores ocorridas dentro do espaço escolar. Nesse requisito, formula-se a seguinte questão problema: qual a prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores na formação dos indivíduos na EJA? A metodologia da EJA ganha a centralidade como categoria de análise e de como atividade formadora dos jovens e adultos. Foi escolhido como caminho para coleta de informações a pesquisa bibliográfica, por leituras de livros, artigos e revistas cientificas de autores renomados como: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) e Dickmann e Dickmann (2019). A prática metodológica ou pedagógica precisa atingir sua plenitude precisa ser vista como algo eficiente e eficaz, atendendo as necessidades dos jovens e adultos. Neste diapasão, a formação dos jovens e adultos acaba-se tornando mais inclusiva e equitativa em uma sociedade capitalista na sociedade contemporânea.
id IBICT-1_d3eae880b7e74953b2a34cc356ceb5a1
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/510
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo FreirePaulo Freire, Educação continuada, EducadoresCiências HumanasEste texto aborda as contribuições de Paulo Freire (1921-1997) para a formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) conforme a prática pedagógica ou metodológica ocorrida em sala de aula. Assim, o nosso objetivo geral é analisar a formação da Educação de Jovens e Adultos quanto a sua prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores ocorridas dentro do espaço escolar. Nesse requisito, formula-se a seguinte questão problema: qual a prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores na formação dos indivíduos na EJA? A metodologia da EJA ganha a centralidade como categoria de análise e de como atividade formadora dos jovens e adultos. Foi escolhido como caminho para coleta de informações a pesquisa bibliográfica, por leituras de livros, artigos e revistas cientificas de autores renomados como: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) e Dickmann e Dickmann (2019). A prática metodológica ou pedagógica precisa atingir sua plenitude precisa ser vista como algo eficiente e eficaz, atendendo as necessidades dos jovens e adultos. Neste diapasão, a formação dos jovens e adultos acaba-se tornando mais inclusiva e equitativa em uma sociedade capitalista na sociedade contemporânea.This text approaches the contributions of Paulo Freire (1921-1997) to the formation in the Education of Youths and Adults (EJA) according to the pedagogical or methodological practice that took place in the classroom. Thus, our general objective is to analyze the formation of Youth and Adult Education regarding its pedagogical or methodological practice used by educators that took place within the school space. In this requirement, the following problem question is formulated: what is the pedagogical or methodological practice used by educators in the training of individuals in EJA? The EJA methodology gains centrality as a category of analysis and as a training activity for young peopleand adults. Bibliographic research was chosen to collect information, by reading books, articlesand scientific journals by renowned authors such as: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) and Dickmann and Dickmann (2019). The methodological or pedagogical practice needs to reach its fullness, it needs to be seen as something efficient and effective, meeting the needs of young people and adults. In this vein, the training of young people and adults ends up becoming more inclusive and equitable in a capitalist society in contemporary society.LOGOS University International (UNILOGOS)Brasil2024-02-18T22:46:07Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.38087/2595.8801.1692595-8801https://deposita.ibict.br/handle/deposita/510porRevista Científica COGNITIONISFerreira, Josuel de SouzaBarbosa, Fernando Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-02-18T22:46:26Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/510Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-02-18T22:46:26Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire
title Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire
spellingShingle Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire
Ferreira, Josuel de Souza
Paulo Freire, Educação continuada, Educadores
Ciências Humanas
title_short Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire
title_full Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire
title_fullStr Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire
title_sort Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire
author Ferreira, Josuel de Souza
author_facet Ferreira, Josuel de Souza
Barbosa, Fernando Campos
author_role author
author2 Barbosa, Fernando Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Josuel de Souza
Barbosa, Fernando Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire, Educação continuada, Educadores
Ciências Humanas
topic Paulo Freire, Educação continuada, Educadores
Ciências Humanas
description Este texto aborda as contribuições de Paulo Freire (1921-1997) para a formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) conforme a prática pedagógica ou metodológica ocorrida em sala de aula. Assim, o nosso objetivo geral é analisar a formação da Educação de Jovens e Adultos quanto a sua prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores ocorridas dentro do espaço escolar. Nesse requisito, formula-se a seguinte questão problema: qual a prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores na formação dos indivíduos na EJA? A metodologia da EJA ganha a centralidade como categoria de análise e de como atividade formadora dos jovens e adultos. Foi escolhido como caminho para coleta de informações a pesquisa bibliográfica, por leituras de livros, artigos e revistas cientificas de autores renomados como: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) e Dickmann e Dickmann (2019). A prática metodológica ou pedagógica precisa atingir sua plenitude precisa ser vista como algo eficiente e eficaz, atendendo as necessidades dos jovens e adultos. Neste diapasão, a formação dos jovens e adultos acaba-se tornando mais inclusiva e equitativa em uma sociedade capitalista na sociedade contemporânea.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-02-18T22:46:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.38087/2595.8801.169
2595-8801
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/510
url https://doi.org/10.38087/2595.8801.169
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/510
identifier_str_mv 2595-8801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Científica COGNITIONIS
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv LOGOS University International (UNILOGOS)
Brasil
publisher.none.fl_str_mv LOGOS University International (UNILOGOS)
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1810554516153565184