O sistema educacional que provocou o movimento estudantil a reinvidicar sua reforma no início da década de 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGGIO, A. K.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/152
Resumo: Neste estudo apresenta-se os aspectos básicos do contexto da educação brasileira da década de 1960, principalmente no nível superior. Porém, atentar-se para os outros níveis, primário e secundário, é imprescindível para compreender o afunilamento existente na educação brasileira, acarretado pela ordem social, econômica e financeira. Sendo então, um sistema educacional de privilégio social, altamente criticado pelo movimento estudantil na época, pois buscou atender às necessidades e interesses de classe e, não à expansão do ensino científico-tecnológico, indispensável para o progresso social e o crescimento econômico. Para auxiliar essa contextualização, optou-se por utilizar dados estatísticos como recurso interpretativo. Com base nesses dados quantitativos, foi possível diagnosticar o desenvolvimento do sistema educacional e apresentar a situação em que se encontrava, durante a década de 1960.
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