A privacidade e o mercado de dados pessoais | Privacy and the market of personal data

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Sergio Amadeu
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Avelino, Rodolfo, Souza, Joyce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3719
Resumo: RESUMO O artigo apresenta a estrutura e a dinâmica do mercado de dados pessoais. Mostra a dimensão econômica do dado pessoal para a economia da informação. Apresenta as quatro camadas do mercado de dados: a coleta e armazenamento de informações; o processamento e a mineração de dados; a análise e a formação de amostras; e a modulação. Essas camadas se articulam e se misturam dependendo da organização das empresas que integram esse mercado. O artigo mostra ainda os elementos do mercado de dados no Brasil a partir de entrevistas realizadas com seus operadores. Por fim, indica a relevância do direito à privacidade para impor limites às atividades da economia da interceptação de dados.Palavras-Chave: Mercado de Dados Pessoais; Privacidade; Economia da Intrusão; Internet; Vigilância.ABSTRACT The paper presents the structure and dynamics of personal data market. It shows the economic dimension of personal data to the information economy and presents the four layers of market data: collection and storage of information; processing and data mining; analysis and training samples; and modulation. These layers are linked and mixed depending on the organization of the companies included in this market. The article also shows the data elements of the market in Brazil based on interviews with its operators. Finally, it indicates the right to privacy importance in order to impose limits on data interception economy activities.Keywords: Personal Data Market; Privacy; Intrusion Economy; Internet; Surveillance.
id IBICT-2_1f2fa9dee23b74b53b8054a9779761f6
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3719
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling A privacidade e o mercado de dados pessoais | Privacy and the market of personal dataMercado de Dados PessoaisPrivacidadeEconomia da IntrusãoInternetVigilância.RESUMO O artigo apresenta a estrutura e a dinâmica do mercado de dados pessoais. Mostra a dimensão econômica do dado pessoal para a economia da informação. Apresenta as quatro camadas do mercado de dados: a coleta e armazenamento de informações; o processamento e a mineração de dados; a análise e a formação de amostras; e a modulação. Essas camadas se articulam e se misturam dependendo da organização das empresas que integram esse mercado. O artigo mostra ainda os elementos do mercado de dados no Brasil a partir de entrevistas realizadas com seus operadores. Por fim, indica a relevância do direito à privacidade para impor limites às atividades da economia da interceptação de dados.Palavras-Chave: Mercado de Dados Pessoais; Privacidade; Economia da Intrusão; Internet; Vigilância.ABSTRACT The paper presents the structure and dynamics of personal data market. It shows the economic dimension of personal data to the information economy and presents the four layers of market data: collection and storage of information; processing and data mining; analysis and training samples; and modulation. These layers are linked and mixed depending on the organization of the companies included in this market. The article also shows the data elements of the market in Brazil based on interviews with its operators. Finally, it indicates the right to privacy importance in order to impose limits on data interception economy activities.Keywords: Personal Data Market; Privacy; Intrusion Economy; Internet; Surveillance.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista, Pesquisa Empírica, Revisão Literaturaapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/371910.18617/liinc.v12i2.902Liinc em Revista; Vol. 12 No. 2 (2016): Privacy and Digital Media SurveillanceLiinc em Revista; Vol. 12 Núm. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitaisLiinc em Revista; v. 12 n. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitais1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3719/3138Silveira, Sergio AmadeuAvelino, RodolfoSouza, Joyceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:33:35Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3719Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:33:36.877Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv A privacidade e o mercado de dados pessoais | Privacy and the market of personal data
title A privacidade e o mercado de dados pessoais | Privacy and the market of personal data
spellingShingle A privacidade e o mercado de dados pessoais | Privacy and the market of personal data
Silveira, Sergio Amadeu
Mercado de Dados Pessoais
Privacidade
Economia da Intrusão
Internet
Vigilância.
title_short A privacidade e o mercado de dados pessoais | Privacy and the market of personal data
title_full A privacidade e o mercado de dados pessoais | Privacy and the market of personal data
title_fullStr A privacidade e o mercado de dados pessoais | Privacy and the market of personal data
title_full_unstemmed A privacidade e o mercado de dados pessoais | Privacy and the market of personal data
title_sort A privacidade e o mercado de dados pessoais | Privacy and the market of personal data
author Silveira, Sergio Amadeu
author_facet Silveira, Sergio Amadeu
Avelino, Rodolfo
Souza, Joyce
author_role author
author2 Avelino, Rodolfo
Souza, Joyce
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Sergio Amadeu
Avelino, Rodolfo
Souza, Joyce
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de Dados Pessoais
Privacidade
Economia da Intrusão
Internet
Vigilância.
topic Mercado de Dados Pessoais
Privacidade
Economia da Intrusão
Internet
Vigilância.
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO O artigo apresenta a estrutura e a dinâmica do mercado de dados pessoais. Mostra a dimensão econômica do dado pessoal para a economia da informação. Apresenta as quatro camadas do mercado de dados: a coleta e armazenamento de informações; o processamento e a mineração de dados; a análise e a formação de amostras; e a modulação. Essas camadas se articulam e se misturam dependendo da organização das empresas que integram esse mercado. O artigo mostra ainda os elementos do mercado de dados no Brasil a partir de entrevistas realizadas com seus operadores. Por fim, indica a relevância do direito à privacidade para impor limites às atividades da economia da interceptação de dados.Palavras-Chave: Mercado de Dados Pessoais; Privacidade; Economia da Intrusão; Internet; Vigilância.ABSTRACT The paper presents the structure and dynamics of personal data market. It shows the economic dimension of personal data to the information economy and presents the four layers of market data: collection and storage of information; processing and data mining; analysis and training samples; and modulation. These layers are linked and mixed depending on the organization of the companies included in this market. The article also shows the data elements of the market in Brazil based on interviews with its operators. Finally, it indicates the right to privacy importance in order to impose limits on data interception economy activities.Keywords: Personal Data Market; Privacy; Intrusion Economy; Internet; Surveillance.
description RESUMO O artigo apresenta a estrutura e a dinâmica do mercado de dados pessoais. Mostra a dimensão econômica do dado pessoal para a economia da informação. Apresenta as quatro camadas do mercado de dados: a coleta e armazenamento de informações; o processamento e a mineração de dados; a análise e a formação de amostras; e a modulação. Essas camadas se articulam e se misturam dependendo da organização das empresas que integram esse mercado. O artigo mostra ainda os elementos do mercado de dados no Brasil a partir de entrevistas realizadas com seus operadores. Por fim, indica a relevância do direito à privacidade para impor limites às atividades da economia da interceptação de dados.Palavras-Chave: Mercado de Dados Pessoais; Privacidade; Economia da Intrusão; Internet; Vigilância.ABSTRACT The paper presents the structure and dynamics of personal data market. It shows the economic dimension of personal data to the information economy and presents the four layers of market data: collection and storage of information; processing and data mining; analysis and training samples; and modulation. These layers are linked and mixed depending on the organization of the companies included in this market. The article also shows the data elements of the market in Brazil based on interviews with its operators. Finally, it indicates the right to privacy importance in order to impose limits on data interception economy activities.Keywords: Personal Data Market; Privacy; Intrusion Economy; Internet; Surveillance.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevista, Pesquisa Empírica, Revisão Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3719
10.18617/liinc.v12i2.902
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3719
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v12i2.902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3719/3138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 12 No. 2 (2016): Privacy and Digital Media Surveillance
Liinc em Revista; Vol. 12 Núm. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitais
Liinc em Revista; v. 12 n. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitais
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Mercado de Dados Pessoais
Privacidade
Economia da Intrusão
Internet
Vigilância.
_version_ 1700924325854445568