Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maricato, João de Melo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mendes, Marina Muniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3644
Resumo: RESUMO Apresenta como temática central a inserção da sociedade no contexto científico, problematizando as idiossincrasias dos envolvidos na divulgação científica. Objetiva-se compreender conceitos, tendências e atores presentes nas pesquisas científicas contemporâneas. Investiga o tema divulgação científica, a partir de artigos publicados nos congressos nacionais da Intercom, entre 2010 e 2014, por meio dos métodos de pesquisa bibliográfica, princípios de análise de conteúdo e de cientometria. Conclui-se preferência pelas temáticas da saúde e meio ambiente e investigação das mídias tradicionais.Palavras-chave: Comunicação; Comunicação Científica; Divulgação Científica; Intercom; Jornalismo Científico.   ABSTRACT The subject of this article is social insertion in the scientific context, discussing the idiosyncrasies of those involved in scientific publicizing. The objective is to understand concepts, tendencies and actors in contemporary scientific research. The publicizing of science is investigated based on work published between 2010 and 2014 in national Intercom congresses using methods of bibliographical research, principles of content analysis and scientometry. The conclusion notes a preference for topics dealing with health and environmental issues and investigation of traditional media.Keywords: Communication; Scientific Communication; Scientific Publicizing; Intercom; Scientific Journalism.       
id IBICT-2_44dc4f5e9473f271610d52083bd036cd
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3644
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at IntercomComunicaçãoComunicação CientíficaDivulgação CientíficaIntercomJornalismo Científico.RESUMO Apresenta como temática central a inserção da sociedade no contexto científico, problematizando as idiossincrasias dos envolvidos na divulgação científica. Objetiva-se compreender conceitos, tendências e atores presentes nas pesquisas científicas contemporâneas. Investiga o tema divulgação científica, a partir de artigos publicados nos congressos nacionais da Intercom, entre 2010 e 2014, por meio dos métodos de pesquisa bibliográfica, princípios de análise de conteúdo e de cientometria. Conclui-se preferência pelas temáticas da saúde e meio ambiente e investigação das mídias tradicionais.Palavras-chave: Comunicação; Comunicação Científica; Divulgação Científica; Intercom; Jornalismo Científico.   ABSTRACT The subject of this article is social insertion in the scientific context, discussing the idiosyncrasies of those involved in scientific publicizing. The objective is to understand concepts, tendencies and actors in contemporary scientific research. The publicizing of science is investigated based on work published between 2010 and 2014 in national Intercom congresses using methods of bibliographical research, principles of content analysis and scientometry. The conclusion notes a preference for topics dealing with health and environmental issues and investigation of traditional media.Keywords: Communication; Scientific Communication; Scientific Publicizing; Intercom; Scientific Journalism.       Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2015-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica; Análise de Conteúdo; Cientometriaapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/364410.18617/liinc.v11i2.809Liinc em Revista; Vol. 11 No. 2 (2015): Ethical and Epistemological Dilemmas of Information AgeLiinc em Revista; Vol. 11 Núm. 2 (2015): Dilemas ético-epistemológicos da era da informaçãoLiinc em Revista; v. 11 n. 2 (2015): Dilemas ético-epistemológicos da era da informação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3644/3105Maricato, João de MeloMendes, Marina Munizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:33:35Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3644Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:33:36.161Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom
title Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom
spellingShingle Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom
Maricato, João de Melo
Comunicação
Comunicação Científica
Divulgação Científica
Intercom
Jornalismo Científico.
title_short Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom
title_full Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom
title_fullStr Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom
title_full_unstemmed Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom
title_sort Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom
author Maricato, João de Melo
author_facet Maricato, João de Melo
Mendes, Marina Muniz
author_role author
author2 Mendes, Marina Muniz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maricato, João de Melo
Mendes, Marina Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação Científica
Divulgação Científica
Intercom
Jornalismo Científico.
topic Comunicação
Comunicação Científica
Divulgação Científica
Intercom
Jornalismo Científico.
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO Apresenta como temática central a inserção da sociedade no contexto científico, problematizando as idiossincrasias dos envolvidos na divulgação científica. Objetiva-se compreender conceitos, tendências e atores presentes nas pesquisas científicas contemporâneas. Investiga o tema divulgação científica, a partir de artigos publicados nos congressos nacionais da Intercom, entre 2010 e 2014, por meio dos métodos de pesquisa bibliográfica, princípios de análise de conteúdo e de cientometria. Conclui-se preferência pelas temáticas da saúde e meio ambiente e investigação das mídias tradicionais.Palavras-chave: Comunicação; Comunicação Científica; Divulgação Científica; Intercom; Jornalismo Científico.   ABSTRACT The subject of this article is social insertion in the scientific context, discussing the idiosyncrasies of those involved in scientific publicizing. The objective is to understand concepts, tendencies and actors in contemporary scientific research. The publicizing of science is investigated based on work published between 2010 and 2014 in national Intercom congresses using methods of bibliographical research, principles of content analysis and scientometry. The conclusion notes a preference for topics dealing with health and environmental issues and investigation of traditional media.Keywords: Communication; Scientific Communication; Scientific Publicizing; Intercom; Scientific Journalism.       
description RESUMO Apresenta como temática central a inserção da sociedade no contexto científico, problematizando as idiossincrasias dos envolvidos na divulgação científica. Objetiva-se compreender conceitos, tendências e atores presentes nas pesquisas científicas contemporâneas. Investiga o tema divulgação científica, a partir de artigos publicados nos congressos nacionais da Intercom, entre 2010 e 2014, por meio dos métodos de pesquisa bibliográfica, princípios de análise de conteúdo e de cientometria. Conclui-se preferência pelas temáticas da saúde e meio ambiente e investigação das mídias tradicionais.Palavras-chave: Comunicação; Comunicação Científica; Divulgação Científica; Intercom; Jornalismo Científico.   ABSTRACT The subject of this article is social insertion in the scientific context, discussing the idiosyncrasies of those involved in scientific publicizing. The objective is to understand concepts, tendencies and actors in contemporary scientific research. The publicizing of science is investigated based on work published between 2010 and 2014 in national Intercom congresses using methods of bibliographical research, principles of content analysis and scientometry. The conclusion notes a preference for topics dealing with health and environmental issues and investigation of traditional media.Keywords: Communication; Scientific Communication; Scientific Publicizing; Intercom; Scientific Journalism.       
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica; Análise de Conteúdo; Cientometria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3644
10.18617/liinc.v11i2.809
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3644
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v11i2.809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3644/3105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 11 No. 2 (2015): Ethical and Epistemological Dilemmas of Information Age
Liinc em Revista; Vol. 11 Núm. 2 (2015): Dilemas ético-epistemológicos da era da informação
Liinc em Revista; v. 11 n. 2 (2015): Dilemas ético-epistemológicos da era da informação
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Comunicação
Comunicação Científica
Divulgação Científica
Intercom
Jornalismo Científico.
_version_ 1700924325772656640