Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
DOI: | 10.18617/liinc.v7i2.443 |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329 |
Resumo: | Resumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies. |
id |
IBICT-2_488d5239068f4a5b4e98ad2eba70dde0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3329 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Casedivulgação científicaeducação físicaacesso livrearquivos abertostecnologias de informação e comunicação.Resumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2011-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/332910.18617/liinc.v7i2.443Liinc em Revista; Vol. 7 No. 2 (2011): Who Owns Knowledge and Culture?Liinc em Revista; Vol. 7 Núm. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?Liinc em Revista; v. 7 n. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329/2939Silva, Ana MárciaFilho, Ari Lazzarottida Silva, Ana Paula Sallesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:47Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3329Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:48.737Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case |
title |
Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case |
spellingShingle |
Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case Silva, Ana Márcia divulgação científica educação física acesso livre arquivos abertos tecnologias de informação e comunicação. Silva, Ana Márcia divulgação científica educação física acesso livre arquivos abertos tecnologias de informação e comunicação. |
title_short |
Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case |
title_full |
Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case |
title_fullStr |
Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case |
title_full_unstemmed |
Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case |
title_sort |
Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case |
author |
Silva, Ana Márcia |
author_facet |
Silva, Ana Márcia Silva, Ana Márcia Filho, Ari Lazzarotti da Silva, Ana Paula Salles Filho, Ari Lazzarotti da Silva, Ana Paula Salles |
author_role |
author |
author2 |
Filho, Ari Lazzarotti da Silva, Ana Paula Salles |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Márcia Filho, Ari Lazzarotti da Silva, Ana Paula Salles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
divulgação científica educação física acesso livre arquivos abertos tecnologias de informação e comunicação. |
topic |
divulgação científica educação física acesso livre arquivos abertos tecnologias de informação e comunicação. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies. |
description |
Resumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329 10.18617/liinc.v7i2.443 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v7i2.443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329/2939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 7 No. 2 (2011): Who Owns Knowledge and Culture? Liinc em Revista; Vol. 7 Núm. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura? Liinc em Revista; v. 7 n. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura? 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
divulgação científica educação física acesso livre arquivos abertos tecnologias de informação e comunicação. |
_version_ |
1822076151187636224 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18617/liinc.v7i2.443 |