Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Márcia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Filho, Ari Lazzarotti, da Silva, Ana Paula Salles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329
Resumo: Resumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies.
id IBICT-2_488d5239068f4a5b4e98ad2eba70dde0
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3329
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Casedivulgação científicaeducação físicaacesso livrearquivos abertostecnologias de informação e comunicação.Resumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2011-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/332910.18617/liinc.v7i2.443Liinc em Revista; Vol. 7 No. 2 (2011): Who Owns Knowledge and Culture?Liinc em Revista; Vol. 7 Núm. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?Liinc em Revista; v. 7 n. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329/2939Silva, Ana MárciaFilho, Ari Lazzarottida Silva, Ana Paula Sallesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:47Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3329Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:48.737Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
title Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
spellingShingle Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
Silva, Ana Márcia
divulgação científica
educação física
acesso livre
arquivos abertos
tecnologias de informação e comunicação.
title_short Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
title_full Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
title_fullStr Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
title_full_unstemmed Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
title_sort Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física | Scientific Knowledge Divulgation and Appropriation: The Physical Education Case
author Silva, Ana Márcia
author_facet Silva, Ana Márcia
Filho, Ari Lazzarotti
da Silva, Ana Paula Salles
author_role author
author2 Filho, Ari Lazzarotti
da Silva, Ana Paula Salles
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Márcia
Filho, Ari Lazzarotti
da Silva, Ana Paula Salles
dc.subject.por.fl_str_mv divulgação científica
educação física
acesso livre
arquivos abertos
tecnologias de informação e comunicação.
topic divulgação científica
educação física
acesso livre
arquivos abertos
tecnologias de informação e comunicação.
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies.
description Resumo Este ensaio aborda o processo de socialização do conhecimento discutindo as relações e os desdobramentos implícitos na escolha do termo divulgação em âmbito científico nacional e internacional. Num segundo momento, apresenta algumas implicações deste processo para a produção e apropriação do conhecimento, discutindo, na sequencia, a incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no campo específico da Educação Física. Por fim, argumenta pela importância para os pesquisadores da divulgação do conhecimento ao grande público, à sociedade, para a constituição de uma nova cultura.Palavras chaves divulgação científica, educação física, acesso livre, arquivos abertos, tecnologias de informação e comunicação.Abstract This essay approaches the process of knowledge socialization by discussing the relations and the unfoldings which are implicit in the choice of the term divulgation both in a national and international scientific field. In a second moment, the implications of this process to the knowledge appropriation and production are presented. Then, afterwards, it is discussed the incorporation of the new information and communication technologies in the Physical Education specific field. At last, it is argued the importance of the constitution of a new culture for those who research the divulgation of the knowledge related to the great public and to the society.Keywords scientific divulgation, physical education, open access, open archives, information and communication technologies.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329
10.18617/liinc.v7i2.443
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v7i2.443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3329/2939
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 7 No. 2 (2011): Who Owns Knowledge and Culture?
Liinc em Revista; Vol. 7 Núm. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?
Liinc em Revista; v. 7 n. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv divulgação científica
educação física
acesso livre
arquivos abertos
tecnologias de informação e comunicação.
_version_ 1700924324861444096