Possibilidades e desafios quanto à aplicação de planos híbridos de ensino em universidades públicas brasileiras | Possibilities and challenges for the application of hybrid teaching projects in Brazilian public universities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3353 |
Resumo: | Resumo Em 2010, teve início projeto acadêmico com o objetivo de adotar, em algumas disciplinas de uma universidade pública brasileira, planos híbridos de ensino. Nesses planos, foram incorporadas novas práticas utilizando recursos tecnológico-informacionais. O artigo apresenta os resultados de pesquisa, realizada após a adoção do plano híbrido, com os objetivos centrais de identificar as percepções docentes e discentes sobre a experiência realizada e de verificar as habilidades individuais que viabilizam – ou não – a adoção das novas práticas. A pesquisa utilizou instrumentos quantitativos (questionários) e qualitativos (entrevistas semi-estruturadas) para a coleta de dados. Apesar da constatação de vários fatores positivos à hibridização, como a aceitação das novas práticas por um grande número de docentes e discentes, foram observadas consideráveis limitações relativas às condições materiais e à cultura organizacional existentes, dificultando a adoção ampliada das práticas inovadoras propostas.Palavras-chave Hibridização; práticas de ensino; tecnologias da informação e comunicação; percepções; capital tecnológico-informacionalAbstract In 2010, an academic project was adopted with the main goal of establishing a hybrid teaching program for some disciplines in a Brazilian public university. In this program some new practices were adopted using technological-information resources. This article presents the results of a research carried out after this adoption. The main goals of the research were to identify the perceptions of professors and students regarding the experience and verify their individual abilities that could foster – or not – the adoption of the proposed new practices. The research used quantitative (questionnaires) and qualitative (semi-structured interviews) instruments. Despite of some positive factors found in the data collected that tend to stimulate the changes, such as the acceptance of the hybridization by a significant number of professors and students, there are some considerable limitations and challenges that need attention. These limitations are mainly related to material conditions of the university and its organizational culture, making the plain and massive adoption of the initiative significantly difficult.Keywords Hybridization; teaching practices; information and communication technologies; perceptions; technological-information capital |
id |
IBICT-2_4b69fdd63015f243330729ea980342cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3353 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
Possibilidades e desafios quanto à aplicação de planos híbridos de ensino em universidades públicas brasileiras | Possibilities and challenges for the application of hybrid teaching projects in Brazilian public universitiesHibridizaçãopráticas de ensinotecnologias da informação e comunicaçãopercepçõescapital tecnológico-informacionalResumo Em 2010, teve início projeto acadêmico com o objetivo de adotar, em algumas disciplinas de uma universidade pública brasileira, planos híbridos de ensino. Nesses planos, foram incorporadas novas práticas utilizando recursos tecnológico-informacionais. O artigo apresenta os resultados de pesquisa, realizada após a adoção do plano híbrido, com os objetivos centrais de identificar as percepções docentes e discentes sobre a experiência realizada e de verificar as habilidades individuais que viabilizam – ou não – a adoção das novas práticas. A pesquisa utilizou instrumentos quantitativos (questionários) e qualitativos (entrevistas semi-estruturadas) para a coleta de dados. Apesar da constatação de vários fatores positivos à hibridização, como a aceitação das novas práticas por um grande número de docentes e discentes, foram observadas consideráveis limitações relativas às condições materiais e à cultura organizacional existentes, dificultando a adoção ampliada das práticas inovadoras propostas.Palavras-chave Hibridização; práticas de ensino; tecnologias da informação e comunicação; percepções; capital tecnológico-informacionalAbstract In 2010, an academic project was adopted with the main goal of establishing a hybrid teaching program for some disciplines in a Brazilian public university. In this program some new practices were adopted using technological-information resources. This article presents the results of a research carried out after this adoption. The main goals of the research were to identify the perceptions of professors and students regarding the experience and verify their individual abilities that could foster – or not – the adoption of the proposed new practices. The research used quantitative (questionnaires) and qualitative (semi-structured interviews) instruments. Despite of some positive factors found in the data collected that tend to stimulate the changes, such as the acceptance of the hybridization by a significant number of professors and students, there are some considerable limitations and challenges that need attention. These limitations are mainly related to material conditions of the university and its organizational culture, making the plain and massive adoption of the initiative significantly difficult.Keywords Hybridization; teaching practices; information and communication technologies; perceptions; technological-information capitalInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2012-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/335310.18617/liinc.v8i1.473Liinc em Revista; Vol. 8 No. 1 (2012): Science, Technology, and Social InnovationLiinc em Revista; Vol. 8 Núm. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação socialLiinc em Revista; v. 8 n. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação social1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3353/2959Freitas, Christiana Soares deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:47Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3353Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:49.116Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades e desafios quanto à aplicação de planos híbridos de ensino em universidades públicas brasileiras | Possibilities and challenges for the application of hybrid teaching projects in Brazilian public universities |
title |
Possibilidades e desafios quanto à aplicação de planos híbridos de ensino em universidades públicas brasileiras | Possibilities and challenges for the application of hybrid teaching projects in Brazilian public universities |
spellingShingle |
Possibilidades e desafios quanto à aplicação de planos híbridos de ensino em universidades públicas brasileiras | Possibilities and challenges for the application of hybrid teaching projects in Brazilian public universities Freitas, Christiana Soares de Hibridização práticas de ensino tecnologias da informação e comunicação percepções capital tecnológico-informacional |
title_short |
Possibilidades e desafios quanto à aplicação de planos híbridos de ensino em universidades públicas brasileiras | Possibilities and challenges for the application of hybrid teaching projects in Brazilian public universities |
title_full |
Possibilidades e desafios quanto à aplicação de planos híbridos de ensino em universidades públicas brasileiras | Possibilities and challenges for the application of hybrid teaching projects in Brazilian public universities |
title_fullStr |
Possibilidades e desafios quanto à aplicação de planos híbridos de ensino em universidades públicas brasileiras | Possibilities and challenges for the application of hybrid teaching projects in Brazilian public universities |
title_full_unstemmed |
Possibilidades e desafios quanto à aplicação de planos híbridos de ensino em universidades públicas brasileiras | Possibilities and challenges for the application of hybrid teaching projects in Brazilian public universities |
title_sort |
Possibilidades e desafios quanto à aplicação de planos híbridos de ensino em universidades públicas brasileiras | Possibilities and challenges for the application of hybrid teaching projects in Brazilian public universities |
author |
Freitas, Christiana Soares de |
author_facet |
Freitas, Christiana Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Christiana Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hibridização práticas de ensino tecnologias da informação e comunicação percepções capital tecnológico-informacional |
topic |
Hibridização práticas de ensino tecnologias da informação e comunicação percepções capital tecnológico-informacional |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo Em 2010, teve início projeto acadêmico com o objetivo de adotar, em algumas disciplinas de uma universidade pública brasileira, planos híbridos de ensino. Nesses planos, foram incorporadas novas práticas utilizando recursos tecnológico-informacionais. O artigo apresenta os resultados de pesquisa, realizada após a adoção do plano híbrido, com os objetivos centrais de identificar as percepções docentes e discentes sobre a experiência realizada e de verificar as habilidades individuais que viabilizam – ou não – a adoção das novas práticas. A pesquisa utilizou instrumentos quantitativos (questionários) e qualitativos (entrevistas semi-estruturadas) para a coleta de dados. Apesar da constatação de vários fatores positivos à hibridização, como a aceitação das novas práticas por um grande número de docentes e discentes, foram observadas consideráveis limitações relativas às condições materiais e à cultura organizacional existentes, dificultando a adoção ampliada das práticas inovadoras propostas.Palavras-chave Hibridização; práticas de ensino; tecnologias da informação e comunicação; percepções; capital tecnológico-informacionalAbstract In 2010, an academic project was adopted with the main goal of establishing a hybrid teaching program for some disciplines in a Brazilian public university. In this program some new practices were adopted using technological-information resources. This article presents the results of a research carried out after this adoption. The main goals of the research were to identify the perceptions of professors and students regarding the experience and verify their individual abilities that could foster – or not – the adoption of the proposed new practices. The research used quantitative (questionnaires) and qualitative (semi-structured interviews) instruments. Despite of some positive factors found in the data collected that tend to stimulate the changes, such as the acceptance of the hybridization by a significant number of professors and students, there are some considerable limitations and challenges that need attention. These limitations are mainly related to material conditions of the university and its organizational culture, making the plain and massive adoption of the initiative significantly difficult.Keywords Hybridization; teaching practices; information and communication technologies; perceptions; technological-information capital |
description |
Resumo Em 2010, teve início projeto acadêmico com o objetivo de adotar, em algumas disciplinas de uma universidade pública brasileira, planos híbridos de ensino. Nesses planos, foram incorporadas novas práticas utilizando recursos tecnológico-informacionais. O artigo apresenta os resultados de pesquisa, realizada após a adoção do plano híbrido, com os objetivos centrais de identificar as percepções docentes e discentes sobre a experiência realizada e de verificar as habilidades individuais que viabilizam – ou não – a adoção das novas práticas. A pesquisa utilizou instrumentos quantitativos (questionários) e qualitativos (entrevistas semi-estruturadas) para a coleta de dados. Apesar da constatação de vários fatores positivos à hibridização, como a aceitação das novas práticas por um grande número de docentes e discentes, foram observadas consideráveis limitações relativas às condições materiais e à cultura organizacional existentes, dificultando a adoção ampliada das práticas inovadoras propostas.Palavras-chave Hibridização; práticas de ensino; tecnologias da informação e comunicação; percepções; capital tecnológico-informacionalAbstract In 2010, an academic project was adopted with the main goal of establishing a hybrid teaching program for some disciplines in a Brazilian public university. In this program some new practices were adopted using technological-information resources. This article presents the results of a research carried out after this adoption. The main goals of the research were to identify the perceptions of professors and students regarding the experience and verify their individual abilities that could foster – or not – the adoption of the proposed new practices. The research used quantitative (questionnaires) and qualitative (semi-structured interviews) instruments. Despite of some positive factors found in the data collected that tend to stimulate the changes, such as the acceptance of the hybridization by a significant number of professors and students, there are some considerable limitations and challenges that need attention. These limitations are mainly related to material conditions of the university and its organizational culture, making the plain and massive adoption of the initiative significantly difficult.Keywords Hybridization; teaching practices; information and communication technologies; perceptions; technological-information capital |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3353 10.18617/liinc.v8i1.473 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3353 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v8i1.473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3353/2959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 8 No. 1 (2012): Science, Technology, and Social Innovation Liinc em Revista; Vol. 8 Núm. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação social Liinc em Revista; v. 8 n. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação social 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Hibridização práticas de ensino tecnologias da informação e comunicação percepções capital tecnológico-informacional |
_version_ |
1700924324909678592 |