As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Usunier, Jean-Claude
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/180258
Resumo: A questão das percepções temporais e de grande importância, quer para marketing (comportamento do consumidor, negociação comercial), quer a nível de planejamento. O objetivo desta pesquisa foi estudar as variações culturais dos comportamentos temporais, comparando Brasil e França. A dimensão inter-regional foi dada através da comparação entre as regiões norte e sul dos dois países. Os dados foram coletados pela aplicação de questionário e os resultados obtidos analisados, particularmente, quanto a problemas associados a validade da escala proposta para medir os comportamentos temporais. O artigo analisa ainda os limites da pesquisa em relação aos principals problemas metodológicos encontrados nos estudos interculturais. Desenvolvimentos futures são propostos na conclusão.
id USP-27_efa0c1cee17ea637846c6ffab60d722f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/180258
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e Françapercepções culturaispercepções temporaisA questão das percepções temporais e de grande importância, quer para marketing (comportamento do consumidor, negociação comercial), quer a nível de planejamento. O objetivo desta pesquisa foi estudar as variações culturais dos comportamentos temporais, comparando Brasil e França. A dimensão inter-regional foi dada através da comparação entre as regiões norte e sul dos dois países. Os dados foram coletados pela aplicação de questionário e os resultados obtidos analisados, particularmente, quanto a problemas associados a validade da escala proposta para medir os comportamentos temporais. O artigo analisa ainda os limites da pesquisa em relação aos principals problemas metodológicos encontrados nos estudos interculturais. Desenvolvimentos futures são propostos na conclusão.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade1989-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/180258Revista de Administração; v. 24 n. 3 (1989); 69-81Revista de Administração; Vol. 24 No. 3 (1989); 69-81Revista de Administração; Vol. 24 Núm. 3 (1989); 69-811984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/180258/167099Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUsunier, Jean-Claude 2020-12-22T20:23:07Zoai:revistas.usp.br:article/180258Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2020-12-22T20:23:07Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França
title As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França
spellingShingle As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França
Usunier, Jean-Claude
percepções culturais
percepções temporais
title_short As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França
title_full As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França
title_fullStr As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França
title_full_unstemmed As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França
title_sort As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França
author Usunier, Jean-Claude
author_facet Usunier, Jean-Claude
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Usunier, Jean-Claude
dc.subject.por.fl_str_mv percepções culturais
percepções temporais
topic percepções culturais
percepções temporais
description A questão das percepções temporais e de grande importância, quer para marketing (comportamento do consumidor, negociação comercial), quer a nível de planejamento. O objetivo desta pesquisa foi estudar as variações culturais dos comportamentos temporais, comparando Brasil e França. A dimensão inter-regional foi dada através da comparação entre as regiões norte e sul dos dois países. Os dados foram coletados pela aplicação de questionário e os resultados obtidos analisados, particularmente, quanto a problemas associados a validade da escala proposta para medir os comportamentos temporais. O artigo analisa ainda os limites da pesquisa em relação aos principals problemas metodológicos encontrados nos estudos interculturais. Desenvolvimentos futures são propostos na conclusão.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/180258
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/180258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/180258/167099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1989 Revista de Administração
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1989 Revista de Administração
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 24 n. 3 (1989); 69-81
Revista de Administração; Vol. 24 No. 3 (1989); 69-81
Revista de Administração; Vol. 24 Núm. 3 (1989); 69-81
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222892218122240