O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Teresa Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331
Resumo: Resumo Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).Palavras-chave Acesso Aberto, Recursos Educativos Abertos, Processo de Ensino-Aprendizagem, PortugalAbstract Open Educational Resources (OER) have been used all over the world by Universities with the purpose of sharing knowledge with those who seek it, and often developing as an objective for social issues. Its production is becoming a common procedure by teachers, in a way to both involve students and to transform a certain reality of the teaching-learning process into a more inclusive one. The use of free digital pedagogical material gives the teacher the possibility of adapting those objects to the many different contexts of the learning process, according to the students’ level, styles and specific needs. The choice for the use of OER, closely associated to the Open Access Movement (OAM), allows establishing an innovative methodology in the teaching-learning process, a technological solution that potentiates the use of the new information and communication technologies (ICT). Keywords Open Access, Open Educational Resources, teaching-learning process, Portugal
id IBICT-2_61d76db9ba2acff879dee947efad0357
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3331
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repositoryAcesso AbertoRecursos Educativos AbertosProcesso de Ensino-AprendizagemPortugalResumo Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).Palavras-chave Acesso Aberto, Recursos Educativos Abertos, Processo de Ensino-Aprendizagem, PortugalAbstract Open Educational Resources (OER) have been used all over the world by Universities with the purpose of sharing knowledge with those who seek it, and often developing as an objective for social issues. Its production is becoming a common procedure by teachers, in a way to both involve students and to transform a certain reality of the teaching-learning process into a more inclusive one. The use of free digital pedagogical material gives the teacher the possibility of adapting those objects to the many different contexts of the learning process, according to the students’ level, styles and specific needs. The choice for the use of OER, closely associated to the Open Access Movement (OAM), allows establishing an innovative methodology in the teaching-learning process, a technological solution that potentiates the use of the new information and communication technologies (ICT). Keywords Open Access, Open Educational Resources, teaching-learning process, PortugalInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2012-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/333110.18617/liinc.v8i2.445Liinc em Revista; Vol. 8 No. 2 (2012): New Paradigms of Scholarly Communication: Widening the DebateLiinc em Revista; Vol. 8 Núm. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debateLiinc em Revista; v. 8 n. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331/2940http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331/4748Costa, Maria Teresa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:47Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3331Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:48.756Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
title O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
spellingShingle O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
Costa, Maria Teresa Ferreira
Acesso Aberto
Recursos Educativos Abertos
Processo de Ensino-Aprendizagem
Portugal
title_short O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
title_full O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
title_fullStr O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
title_full_unstemmed O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
title_sort O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
author Costa, Maria Teresa Ferreira
author_facet Costa, Maria Teresa Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Teresa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso Aberto
Recursos Educativos Abertos
Processo de Ensino-Aprendizagem
Portugal
topic Acesso Aberto
Recursos Educativos Abertos
Processo de Ensino-Aprendizagem
Portugal
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).Palavras-chave Acesso Aberto, Recursos Educativos Abertos, Processo de Ensino-Aprendizagem, PortugalAbstract Open Educational Resources (OER) have been used all over the world by Universities with the purpose of sharing knowledge with those who seek it, and often developing as an objective for social issues. Its production is becoming a common procedure by teachers, in a way to both involve students and to transform a certain reality of the teaching-learning process into a more inclusive one. The use of free digital pedagogical material gives the teacher the possibility of adapting those objects to the many different contexts of the learning process, according to the students’ level, styles and specific needs. The choice for the use of OER, closely associated to the Open Access Movement (OAM), allows establishing an innovative methodology in the teaching-learning process, a technological solution that potentiates the use of the new information and communication technologies (ICT). Keywords Open Access, Open Educational Resources, teaching-learning process, Portugal
description Resumo Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).Palavras-chave Acesso Aberto, Recursos Educativos Abertos, Processo de Ensino-Aprendizagem, PortugalAbstract Open Educational Resources (OER) have been used all over the world by Universities with the purpose of sharing knowledge with those who seek it, and often developing as an objective for social issues. Its production is becoming a common procedure by teachers, in a way to both involve students and to transform a certain reality of the teaching-learning process into a more inclusive one. The use of free digital pedagogical material gives the teacher the possibility of adapting those objects to the many different contexts of the learning process, according to the students’ level, styles and specific needs. The choice for the use of OER, closely associated to the Open Access Movement (OAM), allows establishing an innovative methodology in the teaching-learning process, a technological solution that potentiates the use of the new information and communication technologies (ICT). Keywords Open Access, Open Educational Resources, teaching-learning process, Portugal
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331
10.18617/liinc.v8i2.445
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v8i2.445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331/2940
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331/4748
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 8 No. 2 (2012): New Paradigms of Scholarly Communication: Widening the Debate
Liinc em Revista; Vol. 8 Núm. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate
Liinc em Revista; v. 8 n. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Acesso Aberto
Recursos Educativos Abertos
Processo de Ensino-Aprendizagem
Portugal
_version_ 1700924324864589824