O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repository
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331 |
Resumo: | Resumo Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).Palavras-chave Acesso Aberto, Recursos Educativos Abertos, Processo de Ensino-Aprendizagem, PortugalAbstract Open Educational Resources (OER) have been used all over the world by Universities with the purpose of sharing knowledge with those who seek it, and often developing as an objective for social issues. Its production is becoming a common procedure by teachers, in a way to both involve students and to transform a certain reality of the teaching-learning process into a more inclusive one. The use of free digital pedagogical material gives the teacher the possibility of adapting those objects to the many different contexts of the learning process, according to the students’ level, styles and specific needs. The choice for the use of OER, closely associated to the Open Access Movement (OAM), allows establishing an innovative methodology in the teaching-learning process, a technological solution that potentiates the use of the new information and communication technologies (ICT). Keywords Open Access, Open Educational Resources, teaching-learning process, Portugal |
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O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de Portugal │ Use of open educational resources (oer): benefits for students and teachers. The Portuguese open access repositoryAcesso AbertoRecursos Educativos AbertosProcesso de Ensino-AprendizagemPortugalResumo Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).Palavras-chave Acesso Aberto, Recursos Educativos Abertos, Processo de Ensino-Aprendizagem, PortugalAbstract Open Educational Resources (OER) have been used all over the world by Universities with the purpose of sharing knowledge with those who seek it, and often developing as an objective for social issues. Its production is becoming a common procedure by teachers, in a way to both involve students and to transform a certain reality of the teaching-learning process into a more inclusive one. The use of free digital pedagogical material gives the teacher the possibility of adapting those objects to the many different contexts of the learning process, according to the students’ level, styles and specific needs. The choice for the use of OER, closely associated to the Open Access Movement (OAM), allows establishing an innovative methodology in the teaching-learning process, a technological solution that potentiates the use of the new information and communication technologies (ICT). Keywords Open Access, Open Educational Resources, teaching-learning process, PortugalInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2012-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/333110.18617/liinc.v8i2.445Liinc em Revista; Vol. 8 No. 2 (2012): New Paradigms of Scholarly Communication: Widening the DebateLiinc em Revista; Vol. 8 Núm. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debateLiinc em Revista; v. 8 n. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331/2940http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331/4748Costa, Maria Teresa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:47Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3331Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:48.756Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
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Resumo Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).Palavras-chave Acesso Aberto, Recursos Educativos Abertos, Processo de Ensino-Aprendizagem, PortugalAbstract Open Educational Resources (OER) have been used all over the world by Universities with the purpose of sharing knowledge with those who seek it, and often developing as an objective for social issues. Its production is becoming a common procedure by teachers, in a way to both involve students and to transform a certain reality of the teaching-learning process into a more inclusive one. The use of free digital pedagogical material gives the teacher the possibility of adapting those objects to the many different contexts of the learning process, according to the students’ level, styles and specific needs. The choice for the use of OER, closely associated to the Open Access Movement (OAM), allows establishing an innovative methodology in the teaching-learning process, a technological solution that potentiates the use of the new information and communication technologies (ICT). Keywords Open Access, Open Educational Resources, teaching-learning process, Portugal |
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