Apontar para a árvore | Pointing at the tree

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Silvia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3736
Resumo: RESUMO Desde seu surgimento, as novas mídias têm sido celebradas como meio de democratização na circulação de informações. Ao superarem o que Guy Debord chamou separação do espetáculo, elas horizontalizam o fluxo da comunicação, possibilitando que o espectador seja também produtor. Nesse sentido, a internet romperia também com o monopólio da denúncia, tornando-se essa uma das principais funções das mídias sociais digitais. Contudo, e não obstante a multiplicação e a velocidade de circulação de imagens que apontam para a barbárie, não se pode afirmar que surtam o efeito visado de, entre outras coisas, sensibilizar para aquilo o que se denuncia. Aliás, pelo contrário. O presente trabalho busca refletir, a partir das transformações estruturais que conferem forma às novas mídias, a relação paradoxal entre denúncia e indiferença. Palavras-chave: Internet; Indiferença; Guy Debord; Espetáculo; Capitalismo Flexível. ABSTRACT Since its inception, the new media have been celebrated as a way of democratizing the circulation of information. In overcoming what Guy Debord denominated separation of the spectacle, they horizontalize the flow of communication, allowing the spectator to be also a producer. In this sense, the internet would also break the monopoly of the denouncement, turning denunciation into one of the main functions of the social digital media. However – and despite the speed of the proliferation and circulation of images that show barbarism –, one cannot state that they achieve the intended effect which is, among other things, to raise awareness of what is denounced. Actually,  it's  quite the opposite. This paper seeks to reflect, from the structural changes that give shape to the new media, the paradoxical relationship between complaint and indifference. Keywords: Internet; Indifference; Guy Debord; Spectacle; Flexible Capitalism.
id IBICT-2_631e60541d0d71c29916d8cb78c81053
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3736
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Apontar para a árvore | Pointing at the treeInternetIndiferençaGuy DebordEspetáculoCapitalismo Flexível.RESUMO Desde seu surgimento, as novas mídias têm sido celebradas como meio de democratização na circulação de informações. Ao superarem o que Guy Debord chamou separação do espetáculo, elas horizontalizam o fluxo da comunicação, possibilitando que o espectador seja também produtor. Nesse sentido, a internet romperia também com o monopólio da denúncia, tornando-se essa uma das principais funções das mídias sociais digitais. Contudo, e não obstante a multiplicação e a velocidade de circulação de imagens que apontam para a barbárie, não se pode afirmar que surtam o efeito visado de, entre outras coisas, sensibilizar para aquilo o que se denuncia. Aliás, pelo contrário. O presente trabalho busca refletir, a partir das transformações estruturais que conferem forma às novas mídias, a relação paradoxal entre denúncia e indiferença. Palavras-chave: Internet; Indiferença; Guy Debord; Espetáculo; Capitalismo Flexível. ABSTRACT Since its inception, the new media have been celebrated as a way of democratizing the circulation of information. In overcoming what Guy Debord denominated separation of the spectacle, they horizontalize the flow of communication, allowing the spectator to be also a producer. In this sense, the internet would also break the monopoly of the denouncement, turning denunciation into one of the main functions of the social digital media. However – and despite the speed of the proliferation and circulation of images that show barbarism –, one cannot state that they achieve the intended effect which is, among other things, to raise awareness of what is denounced. Actually,  it's  quite the opposite. This paper seeks to reflect, from the structural changes that give shape to the new media, the paradoxical relationship between complaint and indifference. Keywords: Internet; Indifference; Guy Debord; Spectacle; Flexible Capitalism.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/373610.18617/liinc.v12i2.921Liinc em Revista; Vol. 12 No. 2 (2016): Privacy and Digital Media SurveillanceLiinc em Revista; Vol. 12 Núm. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitaisLiinc em Revista; v. 12 n. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitais1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3736/3148Viana, Silviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:33:35Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3736Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:33:37.033Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontar para a árvore | Pointing at the tree
title Apontar para a árvore | Pointing at the tree
spellingShingle Apontar para a árvore | Pointing at the tree
Viana, Silvia
Internet
Indiferença
Guy Debord
Espetáculo
Capitalismo Flexível.
title_short Apontar para a árvore | Pointing at the tree
title_full Apontar para a árvore | Pointing at the tree
title_fullStr Apontar para a árvore | Pointing at the tree
title_full_unstemmed Apontar para a árvore | Pointing at the tree
title_sort Apontar para a árvore | Pointing at the tree
author Viana, Silvia
author_facet Viana, Silvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Indiferença
Guy Debord
Espetáculo
Capitalismo Flexível.
topic Internet
Indiferença
Guy Debord
Espetáculo
Capitalismo Flexível.
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO Desde seu surgimento, as novas mídias têm sido celebradas como meio de democratização na circulação de informações. Ao superarem o que Guy Debord chamou separação do espetáculo, elas horizontalizam o fluxo da comunicação, possibilitando que o espectador seja também produtor. Nesse sentido, a internet romperia também com o monopólio da denúncia, tornando-se essa uma das principais funções das mídias sociais digitais. Contudo, e não obstante a multiplicação e a velocidade de circulação de imagens que apontam para a barbárie, não se pode afirmar que surtam o efeito visado de, entre outras coisas, sensibilizar para aquilo o que se denuncia. Aliás, pelo contrário. O presente trabalho busca refletir, a partir das transformações estruturais que conferem forma às novas mídias, a relação paradoxal entre denúncia e indiferença. Palavras-chave: Internet; Indiferença; Guy Debord; Espetáculo; Capitalismo Flexível. ABSTRACT Since its inception, the new media have been celebrated as a way of democratizing the circulation of information. In overcoming what Guy Debord denominated separation of the spectacle, they horizontalize the flow of communication, allowing the spectator to be also a producer. In this sense, the internet would also break the monopoly of the denouncement, turning denunciation into one of the main functions of the social digital media. However – and despite the speed of the proliferation and circulation of images that show barbarism –, one cannot state that they achieve the intended effect which is, among other things, to raise awareness of what is denounced. Actually,  it's  quite the opposite. This paper seeks to reflect, from the structural changes that give shape to the new media, the paradoxical relationship between complaint and indifference. Keywords: Internet; Indifference; Guy Debord; Spectacle; Flexible Capitalism.
description RESUMO Desde seu surgimento, as novas mídias têm sido celebradas como meio de democratização na circulação de informações. Ao superarem o que Guy Debord chamou separação do espetáculo, elas horizontalizam o fluxo da comunicação, possibilitando que o espectador seja também produtor. Nesse sentido, a internet romperia também com o monopólio da denúncia, tornando-se essa uma das principais funções das mídias sociais digitais. Contudo, e não obstante a multiplicação e a velocidade de circulação de imagens que apontam para a barbárie, não se pode afirmar que surtam o efeito visado de, entre outras coisas, sensibilizar para aquilo o que se denuncia. Aliás, pelo contrário. O presente trabalho busca refletir, a partir das transformações estruturais que conferem forma às novas mídias, a relação paradoxal entre denúncia e indiferença. Palavras-chave: Internet; Indiferença; Guy Debord; Espetáculo; Capitalismo Flexível. ABSTRACT Since its inception, the new media have been celebrated as a way of democratizing the circulation of information. In overcoming what Guy Debord denominated separation of the spectacle, they horizontalize the flow of communication, allowing the spectator to be also a producer. In this sense, the internet would also break the monopoly of the denouncement, turning denunciation into one of the main functions of the social digital media. However – and despite the speed of the proliferation and circulation of images that show barbarism –, one cannot state that they achieve the intended effect which is, among other things, to raise awareness of what is denounced. Actually,  it's  quite the opposite. This paper seeks to reflect, from the structural changes that give shape to the new media, the paradoxical relationship between complaint and indifference. Keywords: Internet; Indifference; Guy Debord; Spectacle; Flexible Capitalism.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3736
10.18617/liinc.v12i2.921
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3736
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v12i2.921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3736/3148
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 12 No. 2 (2016): Privacy and Digital Media Surveillance
Liinc em Revista; Vol. 12 Núm. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitais
Liinc em Revista; v. 12 n. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitais
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Internet
Indiferença
Guy Debord
Espetáculo
Capitalismo Flexível.
_version_ 1700924325879611392