Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3182 |
Resumo: | Resumo O contexto contemporâneo é marcado pela presença das tecnologias da informação e comunicação, o que potencializam a circulação de informações, a comunicação, novas formas de trabalhar, se relacionar, de aprender e de construir conhecimento. Daí decorre a necessidade de apropriação e uso dessas tecnologias, de se pensar processos de significação, aprendizagem, cidadania, produção de cultura e conhecimento. Assim, tomando como referência alguns conceitos mapeados relacionados à inclusão digital, buscamos pontuar definir tais conceitos na perspectiva de diferentes autores, de forma a trazer elementos para discussão das questões que perpassam este tema considerado tão complexo. Palavras-chave Exclusão / inclusão digital, inclusão social, alfabetização digital, acesso e cidadaniaAbstract Our contemporary context is marked by the presence of information and communication technologies, which increase the potential of the the flow of information, communication, new ways of working, to relate, to learn and build knowledge. The need follows for appropriation and use of these technologies, as well as for thinking about processes of meaning attribution, learning, citizenship, culture and production of knowledge. Thus, we refer to some concepts mapped related to digital inclusion, from the perspective of different authors, in order to provide elements for discussion of the issues that permeate this complex subject.Keywords Exclusion / digital inclusion, social inclusion, digital literacy, access and citizenship |
id |
IBICT-2_92e934cfb60152c26b9bf569fb8e417a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3182 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debateExclusão / inclusão digitalinclusão socialalfabetização digitalacesso e cidadania| Exclusion / digital inclusionsocial inclusiondigital literacyaccess and citizenshipResumo O contexto contemporâneo é marcado pela presença das tecnologias da informação e comunicação, o que potencializam a circulação de informações, a comunicação, novas formas de trabalhar, se relacionar, de aprender e de construir conhecimento. Daí decorre a necessidade de apropriação e uso dessas tecnologias, de se pensar processos de significação, aprendizagem, cidadania, produção de cultura e conhecimento. Assim, tomando como referência alguns conceitos mapeados relacionados à inclusão digital, buscamos pontuar definir tais conceitos na perspectiva de diferentes autores, de forma a trazer elementos para discussão das questões que perpassam este tema considerado tão complexo. Palavras-chave Exclusão / inclusão digital, inclusão social, alfabetização digital, acesso e cidadaniaAbstract Our contemporary context is marked by the presence of information and communication technologies, which increase the potential of the the flow of information, communication, new ways of working, to relate, to learn and build knowledge. The need follows for appropriation and use of these technologies, as well as for thinking about processes of meaning attribution, learning, citizenship, culture and production of knowledge. Thus, we refer to some concepts mapped related to digital inclusion, from the perspective of different authors, in order to provide elements for discussion of the issues that permeate this complex subject.Keywords Exclusion / digital inclusion, social inclusion, digital literacy, access and citizenshipInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2009-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/318210.18617/liinc.v5i1.289Liinc em Revista; Vol. 5 No. 1 (2009): Digital Inclusion: for What and for Whom?Liinc em Revista; Vol. 5 Núm. 1 (2009): Inclusão digital: para quê e para quem?Liinc em Revista; v. 5 n. 1 (2009): Inclusão digital: para quê e para quem?1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3182/2845Souza, Joseilda SampaioSilveira Bonilla, Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3182Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:23.297Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate |
title |
Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate |
spellingShingle |
Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate Souza, Joseilda Sampaio Exclusão / inclusão digital inclusão social alfabetização digital acesso e cidadania| Exclusion / digital inclusion social inclusion digital literacy access and citizenship |
title_short |
Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate |
title_full |
Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate |
title_fullStr |
Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate |
title_full_unstemmed |
Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate |
title_sort |
Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate |
author |
Souza, Joseilda Sampaio |
author_facet |
Souza, Joseilda Sampaio Silveira Bonilla, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Silveira Bonilla, Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Joseilda Sampaio Silveira Bonilla, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão / inclusão digital inclusão social alfabetização digital acesso e cidadania| Exclusion / digital inclusion social inclusion digital literacy access and citizenship |
topic |
Exclusão / inclusão digital inclusão social alfabetização digital acesso e cidadania| Exclusion / digital inclusion social inclusion digital literacy access and citizenship |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo O contexto contemporâneo é marcado pela presença das tecnologias da informação e comunicação, o que potencializam a circulação de informações, a comunicação, novas formas de trabalhar, se relacionar, de aprender e de construir conhecimento. Daí decorre a necessidade de apropriação e uso dessas tecnologias, de se pensar processos de significação, aprendizagem, cidadania, produção de cultura e conhecimento. Assim, tomando como referência alguns conceitos mapeados relacionados à inclusão digital, buscamos pontuar definir tais conceitos na perspectiva de diferentes autores, de forma a trazer elementos para discussão das questões que perpassam este tema considerado tão complexo. Palavras-chave Exclusão / inclusão digital, inclusão social, alfabetização digital, acesso e cidadaniaAbstract Our contemporary context is marked by the presence of information and communication technologies, which increase the potential of the the flow of information, communication, new ways of working, to relate, to learn and build knowledge. The need follows for appropriation and use of these technologies, as well as for thinking about processes of meaning attribution, learning, citizenship, culture and production of knowledge. Thus, we refer to some concepts mapped related to digital inclusion, from the perspective of different authors, in order to provide elements for discussion of the issues that permeate this complex subject.Keywords Exclusion / digital inclusion, social inclusion, digital literacy, access and citizenship |
description |
Resumo O contexto contemporâneo é marcado pela presença das tecnologias da informação e comunicação, o que potencializam a circulação de informações, a comunicação, novas formas de trabalhar, se relacionar, de aprender e de construir conhecimento. Daí decorre a necessidade de apropriação e uso dessas tecnologias, de se pensar processos de significação, aprendizagem, cidadania, produção de cultura e conhecimento. Assim, tomando como referência alguns conceitos mapeados relacionados à inclusão digital, buscamos pontuar definir tais conceitos na perspectiva de diferentes autores, de forma a trazer elementos para discussão das questões que perpassam este tema considerado tão complexo. Palavras-chave Exclusão / inclusão digital, inclusão social, alfabetização digital, acesso e cidadaniaAbstract Our contemporary context is marked by the presence of information and communication technologies, which increase the potential of the the flow of information, communication, new ways of working, to relate, to learn and build knowledge. The need follows for appropriation and use of these technologies, as well as for thinking about processes of meaning attribution, learning, citizenship, culture and production of knowledge. Thus, we refer to some concepts mapped related to digital inclusion, from the perspective of different authors, in order to provide elements for discussion of the issues that permeate this complex subject.Keywords Exclusion / digital inclusion, social inclusion, digital literacy, access and citizenship |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3182 10.18617/liinc.v5i1.289 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3182 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v5i1.289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3182/2845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 5 No. 1 (2009): Digital Inclusion: for What and for Whom? Liinc em Revista; Vol. 5 Núm. 1 (2009): Inclusão digital: para quê e para quem? Liinc em Revista; v. 5 n. 1 (2009): Inclusão digital: para quê e para quem? 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Exclusão / inclusão digital inclusão social alfabetização digital acesso e cidadania| Exclusion / digital inclusion social inclusion digital literacy access and citizenship |
_version_ |
1700924324340301824 |