Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pezzi, Rafael Peretti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Heitor Carpes Marques, Brandão, Rafael Vasques, de Freitas, Marina Pinto Pizarro, Alves, Leonardo Sehn, da Silva, Renan Bohrer, Tavares, Jan Luc dos Santos, Weihmann, Guilherme Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3757
Resumo: RESUMO Neste trabalho, apresentamos como os conceitos de liberdade e abertura do conhecimento estão sendo integrados e postos em prática nos princípios e projetos do Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física e no Colégio de Aplicação, ambos da UFRGS. Apontamos o desenvolvimento colaborativo de hardware aberto e livre como o desafio atual para a integração e consolidação da cultura livre. Descrevemos como os métodos e princípios do software livre, educação aberta e da ciência aberta podem ser integradas para a formação de equipes autogeridas de desenvolvimento de projetos de hardware abertos e livres (HAL), que servem como plataformas para ensino de ciências e engenharias, embasadas no conceito de hiperobjetos.Palavras-chave: Conhecimento Livre; Ciência Cidadã; Recursos Educacionais Abertos; Software Livre.ABSTRACT In this article we discuss how the concepts of freedom and openness of knowledge are being integrated and adopted in the principles and projects of the Academic Technology Center of the Institute of Physics and of the College of Application, both in the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. We point to the collaborative development of Open and Free Hardware as the current challenge for the integration and consolidation of a culture of freedom. We describe how the methods and principles of free software, open education and open science can be integrated into the formation of self-managed Open and Free Hardware project development teams while also serving as educational platforms for teaching sciences and engineering, based on the concept of the hiperobject.Keywords: Free Knowledge; Citizen Science; Open Educational Resources; Free Software.
id IBICT-2_9c975f2f2ec6c3181d189b59c6876267
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3757
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic TecnologyConhecimento LivreCiência CidadãRecursos Educacionais AbertosSoftware LivreRESUMO Neste trabalho, apresentamos como os conceitos de liberdade e abertura do conhecimento estão sendo integrados e postos em prática nos princípios e projetos do Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física e no Colégio de Aplicação, ambos da UFRGS. Apontamos o desenvolvimento colaborativo de hardware aberto e livre como o desafio atual para a integração e consolidação da cultura livre. Descrevemos como os métodos e princípios do software livre, educação aberta e da ciência aberta podem ser integradas para a formação de equipes autogeridas de desenvolvimento de projetos de hardware abertos e livres (HAL), que servem como plataformas para ensino de ciências e engenharias, embasadas no conceito de hiperobjetos.Palavras-chave: Conhecimento Livre; Ciência Cidadã; Recursos Educacionais Abertos; Software Livre.ABSTRACT In this article we discuss how the concepts of freedom and openness of knowledge are being integrated and adopted in the principles and projects of the Academic Technology Center of the Institute of Physics and of the College of Application, both in the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. We point to the collaborative development of Open and Free Hardware as the current challenge for the integration and consolidation of a culture of freedom. We describe how the methods and principles of free software, open education and open science can be integrated into the formation of self-managed Open and Free Hardware project development teams while also serving as educational platforms for teaching sciences and engineering, based on the concept of the hiperobject.Keywords: Free Knowledge; Citizen Science; Open Educational Resources; Free Software.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/375710.18617/liinc.v13i1.3757Liinc em Revista; Vol. 13 No. 1 (2017): Citizen Science and Citizen LabsLiinc em Revista; Vol. 13 Núm. 1 (2017): Ciencia ciudadana y laboratorios ciudadanosLiinc em Revista; v. 13 n. 1 (2017): Ciência cidadã e laboratórios cidadãos1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3757/3220Pezzi, Rafael PerettiFernandes, Heitor Carpes MarquesBrandão, Rafael Vasquesde Freitas, Marina Pinto PizarroAlves, Leonardo Sehnda Silva, Renan BohrerTavares, Jan Luc dos SantosWeihmann, Guilherme Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:33:35Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3757Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:33:37.257Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology
title Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology
spellingShingle Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology
Pezzi, Rafael Peretti
Conhecimento Livre
Ciência Cidadã
Recursos Educacionais Abertos
Software Livre
title_short Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology
title_full Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology
title_fullStr Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology
title_full_unstemmed Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology
title_sort Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica | Development of technology for science and education based on open and free knowledge: the case of the Center of Academic Tecnology
author Pezzi, Rafael Peretti
author_facet Pezzi, Rafael Peretti
Fernandes, Heitor Carpes Marques
Brandão, Rafael Vasques
de Freitas, Marina Pinto Pizarro
Alves, Leonardo Sehn
da Silva, Renan Bohrer
Tavares, Jan Luc dos Santos
Weihmann, Guilherme Rodrigues
author_role author
author2 Fernandes, Heitor Carpes Marques
Brandão, Rafael Vasques
de Freitas, Marina Pinto Pizarro
Alves, Leonardo Sehn
da Silva, Renan Bohrer
Tavares, Jan Luc dos Santos
Weihmann, Guilherme Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pezzi, Rafael Peretti
Fernandes, Heitor Carpes Marques
Brandão, Rafael Vasques
de Freitas, Marina Pinto Pizarro
Alves, Leonardo Sehn
da Silva, Renan Bohrer
Tavares, Jan Luc dos Santos
Weihmann, Guilherme Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento Livre
Ciência Cidadã
Recursos Educacionais Abertos
Software Livre
topic Conhecimento Livre
Ciência Cidadã
Recursos Educacionais Abertos
Software Livre
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO Neste trabalho, apresentamos como os conceitos de liberdade e abertura do conhecimento estão sendo integrados e postos em prática nos princípios e projetos do Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física e no Colégio de Aplicação, ambos da UFRGS. Apontamos o desenvolvimento colaborativo de hardware aberto e livre como o desafio atual para a integração e consolidação da cultura livre. Descrevemos como os métodos e princípios do software livre, educação aberta e da ciência aberta podem ser integradas para a formação de equipes autogeridas de desenvolvimento de projetos de hardware abertos e livres (HAL), que servem como plataformas para ensino de ciências e engenharias, embasadas no conceito de hiperobjetos.Palavras-chave: Conhecimento Livre; Ciência Cidadã; Recursos Educacionais Abertos; Software Livre.ABSTRACT In this article we discuss how the concepts of freedom and openness of knowledge are being integrated and adopted in the principles and projects of the Academic Technology Center of the Institute of Physics and of the College of Application, both in the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. We point to the collaborative development of Open and Free Hardware as the current challenge for the integration and consolidation of a culture of freedom. We describe how the methods and principles of free software, open education and open science can be integrated into the formation of self-managed Open and Free Hardware project development teams while also serving as educational platforms for teaching sciences and engineering, based on the concept of the hiperobject.Keywords: Free Knowledge; Citizen Science; Open Educational Resources; Free Software.
description RESUMO Neste trabalho, apresentamos como os conceitos de liberdade e abertura do conhecimento estão sendo integrados e postos em prática nos princípios e projetos do Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física e no Colégio de Aplicação, ambos da UFRGS. Apontamos o desenvolvimento colaborativo de hardware aberto e livre como o desafio atual para a integração e consolidação da cultura livre. Descrevemos como os métodos e princípios do software livre, educação aberta e da ciência aberta podem ser integradas para a formação de equipes autogeridas de desenvolvimento de projetos de hardware abertos e livres (HAL), que servem como plataformas para ensino de ciências e engenharias, embasadas no conceito de hiperobjetos.Palavras-chave: Conhecimento Livre; Ciência Cidadã; Recursos Educacionais Abertos; Software Livre.ABSTRACT In this article we discuss how the concepts of freedom and openness of knowledge are being integrated and adopted in the principles and projects of the Academic Technology Center of the Institute of Physics and of the College of Application, both in the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. We point to the collaborative development of Open and Free Hardware as the current challenge for the integration and consolidation of a culture of freedom. We describe how the methods and principles of free software, open education and open science can be integrated into the formation of self-managed Open and Free Hardware project development teams while also serving as educational platforms for teaching sciences and engineering, based on the concept of the hiperobject.Keywords: Free Knowledge; Citizen Science; Open Educational Resources; Free Software.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3757
10.18617/liinc.v13i1.3757
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3757
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v13i1.3757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3757/3220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 13 No. 1 (2017): Citizen Science and Citizen Labs
Liinc em Revista; Vol. 13 Núm. 1 (2017): Ciencia ciudadana y laboratorios ciudadanos
Liinc em Revista; v. 13 n. 1 (2017): Ciência cidadã e laboratórios cidadãos
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Conhecimento Livre
Ciência Cidadã
Recursos Educacionais Abertos
Software Livre
_version_ 1700924325906874368