Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Marco André Feldman
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Perissé, Camille, Kleinsorgen, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3547
Resumo: RESUMO O objetivo deste artigo é reintroduzir o problema teórico da estratégia política emancipatória e do sujeito social no debate contemporâneo em torno dos novos movimentos sociais e de seus usos das novas tecnologias de informação e comunicação. Com o foco voltado para os grandes eventos que ocorreram nas ruas do Brasil em junho de 2013, o artigo discute a legislação brasileira e sul-americana de mídia e analisa a cobertura desses eventos pelos meios comerciais e alternativos, pela lente das teorias da luta cultural e da guerra de posição, de Gramsci.Palavras-chave: Estratégia; Mídia Comercial e Alternativa; Internet; “Jornadas de Junho”.ABSTRACT The aim of this paper is to re-introduce, in the contemporary debate about new social movements and their use of new information and communication technologies, the theoretical problem of political emancipatory strategy and of the social subject. Focusing on the big events that happened in the streets of Brazil in June 2013, the paper discusses Brazilian and South-American legislation on media and analyzes the coverage of these events by commercial and alternative media, through the lens of Gramsci's theories of cultural struggle and war of position.Keywords: Strategy; Commercial and Alternative Media; Internet; “June Journeys”.
id IBICT-2_b0c91d3c07f6582d9896c8fe1a2f6d4d
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3547
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) mediaEstratégiaMídia Comercial e AlternativaInternet“Jornadas de Junho”.RESUMO O objetivo deste artigo é reintroduzir o problema teórico da estratégia política emancipatória e do sujeito social no debate contemporâneo em torno dos novos movimentos sociais e de seus usos das novas tecnologias de informação e comunicação. Com o foco voltado para os grandes eventos que ocorreram nas ruas do Brasil em junho de 2013, o artigo discute a legislação brasileira e sul-americana de mídia e analisa a cobertura desses eventos pelos meios comerciais e alternativos, pela lente das teorias da luta cultural e da guerra de posição, de Gramsci.Palavras-chave: Estratégia; Mídia Comercial e Alternativa; Internet; “Jornadas de Junho”.ABSTRACT The aim of this paper is to re-introduce, in the contemporary debate about new social movements and their use of new information and communication technologies, the theoretical problem of political emancipatory strategy and of the social subject. Focusing on the big events that happened in the streets of Brazil in June 2013, the paper discusses Brazilian and South-American legislation on media and analyzes the coverage of these events by commercial and alternative media, through the lens of Gramsci's theories of cultural struggle and war of position.Keywords: Strategy; Commercial and Alternative Media; Internet; “June Journeys”.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2014-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/354710.18617/liinc.v10i1.699Liinc em Revista; Vol. 10 No. 1 (2014): Networks, streets, media: revolt and reactionLiinc em Revista; Vol. 10 Núm. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reaçãoLiinc em Revista; v. 10 n. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3547/3044Schneider, Marco André FeldmanPerissé, CamilleKleinsorgen, Natáliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:33:11Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3547Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:33:12.407Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media
title Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media
spellingShingle Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media
Schneider, Marco André Feldman
Estratégia
Mídia Comercial e Alternativa
Internet
“Jornadas de Junho”.
title_short Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media
title_full Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media
title_fullStr Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media
title_full_unstemmed Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media
title_sort Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media
author Schneider, Marco André Feldman
author_facet Schneider, Marco André Feldman
Perissé, Camille
Kleinsorgen, Natália
author_role author
author2 Perissé, Camille
Kleinsorgen, Natália
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Marco André Feldman
Perissé, Camille
Kleinsorgen, Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Mídia Comercial e Alternativa
Internet
“Jornadas de Junho”.
topic Estratégia
Mídia Comercial e Alternativa
Internet
“Jornadas de Junho”.
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO O objetivo deste artigo é reintroduzir o problema teórico da estratégia política emancipatória e do sujeito social no debate contemporâneo em torno dos novos movimentos sociais e de seus usos das novas tecnologias de informação e comunicação. Com o foco voltado para os grandes eventos que ocorreram nas ruas do Brasil em junho de 2013, o artigo discute a legislação brasileira e sul-americana de mídia e analisa a cobertura desses eventos pelos meios comerciais e alternativos, pela lente das teorias da luta cultural e da guerra de posição, de Gramsci.Palavras-chave: Estratégia; Mídia Comercial e Alternativa; Internet; “Jornadas de Junho”.ABSTRACT The aim of this paper is to re-introduce, in the contemporary debate about new social movements and their use of new information and communication technologies, the theoretical problem of political emancipatory strategy and of the social subject. Focusing on the big events that happened in the streets of Brazil in June 2013, the paper discusses Brazilian and South-American legislation on media and analyzes the coverage of these events by commercial and alternative media, through the lens of Gramsci's theories of cultural struggle and war of position.Keywords: Strategy; Commercial and Alternative Media; Internet; “June Journeys”.
description RESUMO O objetivo deste artigo é reintroduzir o problema teórico da estratégia política emancipatória e do sujeito social no debate contemporâneo em torno dos novos movimentos sociais e de seus usos das novas tecnologias de informação e comunicação. Com o foco voltado para os grandes eventos que ocorreram nas ruas do Brasil em junho de 2013, o artigo discute a legislação brasileira e sul-americana de mídia e analisa a cobertura desses eventos pelos meios comerciais e alternativos, pela lente das teorias da luta cultural e da guerra de posição, de Gramsci.Palavras-chave: Estratégia; Mídia Comercial e Alternativa; Internet; “Jornadas de Junho”.ABSTRACT The aim of this paper is to re-introduce, in the contemporary debate about new social movements and their use of new information and communication technologies, the theoretical problem of political emancipatory strategy and of the social subject. Focusing on the big events that happened in the streets of Brazil in June 2013, the paper discusses Brazilian and South-American legislation on media and analyzes the coverage of these events by commercial and alternative media, through the lens of Gramsci's theories of cultural struggle and war of position.Keywords: Strategy; Commercial and Alternative Media; Internet; “June Journeys”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3547
10.18617/liinc.v10i1.699
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3547
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v10i1.699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3547/3044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 10 No. 1 (2014): Networks, streets, media: revolt and reaction
Liinc em Revista; Vol. 10 Núm. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reação
Liinc em Revista; v. 10 n. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reação
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Estratégia
Mídia Comercial e Alternativa
Internet
“Jornadas de Junho”.
_version_ 1700924325378392064