Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3547 |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste artigo é reintroduzir o problema teórico da estratégia política emancipatória e do sujeito social no debate contemporâneo em torno dos novos movimentos sociais e de seus usos das novas tecnologias de informação e comunicação. Com o foco voltado para os grandes eventos que ocorreram nas ruas do Brasil em junho de 2013, o artigo discute a legislação brasileira e sul-americana de mídia e analisa a cobertura desses eventos pelos meios comerciais e alternativos, pela lente das teorias da luta cultural e da guerra de posição, de Gramsci.Palavras-chave: Estratégia; Mídia Comercial e Alternativa; Internet; “Jornadas de Junho”.ABSTRACT The aim of this paper is to re-introduce, in the contemporary debate about new social movements and their use of new information and communication technologies, the theoretical problem of political emancipatory strategy and of the social subject. Focusing on the big events that happened in the streets of Brazil in June 2013, the paper discusses Brazilian and South-American legislation on media and analyzes the coverage of these events by commercial and alternative media, through the lens of Gramsci's theories of cultural struggle and war of position.Keywords: Strategy; Commercial and Alternative Media; Internet; “June Journeys”. |
id |
IBICT-2_b0c91d3c07f6582d9896c8fe1a2f6d4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3547 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) mediaEstratégiaMídia Comercial e AlternativaInternet“Jornadas de Junho”.RESUMO O objetivo deste artigo é reintroduzir o problema teórico da estratégia política emancipatória e do sujeito social no debate contemporâneo em torno dos novos movimentos sociais e de seus usos das novas tecnologias de informação e comunicação. Com o foco voltado para os grandes eventos que ocorreram nas ruas do Brasil em junho de 2013, o artigo discute a legislação brasileira e sul-americana de mídia e analisa a cobertura desses eventos pelos meios comerciais e alternativos, pela lente das teorias da luta cultural e da guerra de posição, de Gramsci.Palavras-chave: Estratégia; Mídia Comercial e Alternativa; Internet; “Jornadas de Junho”.ABSTRACT The aim of this paper is to re-introduce, in the contemporary debate about new social movements and their use of new information and communication technologies, the theoretical problem of political emancipatory strategy and of the social subject. Focusing on the big events that happened in the streets of Brazil in June 2013, the paper discusses Brazilian and South-American legislation on media and analyzes the coverage of these events by commercial and alternative media, through the lens of Gramsci's theories of cultural struggle and war of position.Keywords: Strategy; Commercial and Alternative Media; Internet; “June Journeys”.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2014-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/354710.18617/liinc.v10i1.699Liinc em Revista; Vol. 10 No. 1 (2014): Networks, streets, media: revolt and reactionLiinc em Revista; Vol. 10 Núm. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reaçãoLiinc em Revista; v. 10 n. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3547/3044Schneider, Marco André FeldmanPerissé, CamilleKleinsorgen, Natáliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:33:11Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3547Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:33:12.407Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media |
title |
Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media |
spellingShingle |
Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media Schneider, Marco André Feldman Estratégia Mídia Comercial e Alternativa Internet “Jornadas de Junho”. |
title_short |
Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media |
title_full |
Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media |
title_fullStr |
Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media |
title_full_unstemmed |
Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media |
title_sort |
Trotsky e o Facebook: as “jornadas de junho”, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias │ Trotsky and Facebook: the "June journeys", the problem of strategy and the dispute in (old and new) media |
author |
Schneider, Marco André Feldman |
author_facet |
Schneider, Marco André Feldman Perissé, Camille Kleinsorgen, Natália |
author_role |
author |
author2 |
Perissé, Camille Kleinsorgen, Natália |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Marco André Feldman Perissé, Camille Kleinsorgen, Natália |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Mídia Comercial e Alternativa Internet “Jornadas de Junho”. |
topic |
Estratégia Mídia Comercial e Alternativa Internet “Jornadas de Junho”. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
RESUMO O objetivo deste artigo é reintroduzir o problema teórico da estratégia política emancipatória e do sujeito social no debate contemporâneo em torno dos novos movimentos sociais e de seus usos das novas tecnologias de informação e comunicação. Com o foco voltado para os grandes eventos que ocorreram nas ruas do Brasil em junho de 2013, o artigo discute a legislação brasileira e sul-americana de mídia e analisa a cobertura desses eventos pelos meios comerciais e alternativos, pela lente das teorias da luta cultural e da guerra de posição, de Gramsci.Palavras-chave: Estratégia; Mídia Comercial e Alternativa; Internet; “Jornadas de Junho”.ABSTRACT The aim of this paper is to re-introduce, in the contemporary debate about new social movements and their use of new information and communication technologies, the theoretical problem of political emancipatory strategy and of the social subject. Focusing on the big events that happened in the streets of Brazil in June 2013, the paper discusses Brazilian and South-American legislation on media and analyzes the coverage of these events by commercial and alternative media, through the lens of Gramsci's theories of cultural struggle and war of position.Keywords: Strategy; Commercial and Alternative Media; Internet; “June Journeys”. |
description |
RESUMO O objetivo deste artigo é reintroduzir o problema teórico da estratégia política emancipatória e do sujeito social no debate contemporâneo em torno dos novos movimentos sociais e de seus usos das novas tecnologias de informação e comunicação. Com o foco voltado para os grandes eventos que ocorreram nas ruas do Brasil em junho de 2013, o artigo discute a legislação brasileira e sul-americana de mídia e analisa a cobertura desses eventos pelos meios comerciais e alternativos, pela lente das teorias da luta cultural e da guerra de posição, de Gramsci.Palavras-chave: Estratégia; Mídia Comercial e Alternativa; Internet; “Jornadas de Junho”.ABSTRACT The aim of this paper is to re-introduce, in the contemporary debate about new social movements and their use of new information and communication technologies, the theoretical problem of political emancipatory strategy and of the social subject. Focusing on the big events that happened in the streets of Brazil in June 2013, the paper discusses Brazilian and South-American legislation on media and analyzes the coverage of these events by commercial and alternative media, through the lens of Gramsci's theories of cultural struggle and war of position.Keywords: Strategy; Commercial and Alternative Media; Internet; “June Journeys”. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3547 10.18617/liinc.v10i1.699 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3547 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v10i1.699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3547/3044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 10 No. 1 (2014): Networks, streets, media: revolt and reaction Liinc em Revista; Vol. 10 Núm. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reação Liinc em Revista; v. 10 n. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reação 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Estratégia Mídia Comercial e Alternativa Internet “Jornadas de Junho”. |
_version_ |
1700924325378392064 |