Sobre o marketing, a publicidade e a sociedade do controle | About the marketing, publicity and society of control

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gerardo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3236
Resumo:  Resumo O artigo problematiza o peso outorgado por autores como Foucault, Deleuze e Guattari ao marketing e à publicidade na constituição da sociedade do controle. Considera o papel determinante do consumo na sociedade contemporânea e sua relevância política, assinalando ainda outras possibilidades de lidar com as “aporias” do mercado, do marketing e da publicidade. Palavras-chave sociedade do controle; marketing e publicidade; personalidade da marca; consumo e política. Abstract This paper problematizes the weight given by such authors as Foucault, Deleuze and Guattari to both marketing and publicity in the constitution of the so called society of control. It is being considered the determinant role of consumption in the contemporary society, as well as its political relevance, remarking, in addition, other possible ways to deal with the aporias of market, marketing and publicity. Keywords society of control; marketing and publicity; market personality; consumption and politics  
id IBICT-2_c045b748a03a9bb93b558146c12f41f5
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3236
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Sobre o marketing, a publicidade e a sociedade do controle | About the marketing, publicity and society of controlsociedade do controlemarketing e publicidadepersonalidade da marcaconsumo e política | society of controlmarketing and publicitymarket personalityconsumption and politics Resumo O artigo problematiza o peso outorgado por autores como Foucault, Deleuze e Guattari ao marketing e à publicidade na constituição da sociedade do controle. Considera o papel determinante do consumo na sociedade contemporânea e sua relevância política, assinalando ainda outras possibilidades de lidar com as “aporias” do mercado, do marketing e da publicidade. Palavras-chave sociedade do controle; marketing e publicidade; personalidade da marca; consumo e política. Abstract This paper problematizes the weight given by such authors as Foucault, Deleuze and Guattari to both marketing and publicity in the constitution of the so called society of control. It is being considered the determinant role of consumption in the contemporary society, as well as its political relevance, remarking, in addition, other possible ways to deal with the aporias of market, marketing and publicity. Keywords society of control; marketing and publicity; market personality; consumption and politics  Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2010-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/323610.18617/liinc.v6i1.345Liinc em Revista; Vol. 6 No. 1 (2010): Culture and Immaterial LabourLiinc em Revista; Vol. 6 Núm. 1 (2010): Cultura e trabalho imaterialLiinc em Revista; v. 6 n. 1 (2010): Cultura e trabalho imaterial1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3236/2876Silva, Gerardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3236Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:24.146Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o marketing, a publicidade e a sociedade do controle | About the marketing, publicity and society of control
title Sobre o marketing, a publicidade e a sociedade do controle | About the marketing, publicity and society of control
spellingShingle Sobre o marketing, a publicidade e a sociedade do controle | About the marketing, publicity and society of control
Silva, Gerardo
sociedade do controle
marketing e publicidade
personalidade da marca
consumo e política | society of control
marketing and publicity
market personality
consumption and politics
title_short Sobre o marketing, a publicidade e a sociedade do controle | About the marketing, publicity and society of control
title_full Sobre o marketing, a publicidade e a sociedade do controle | About the marketing, publicity and society of control
title_fullStr Sobre o marketing, a publicidade e a sociedade do controle | About the marketing, publicity and society of control
title_full_unstemmed Sobre o marketing, a publicidade e a sociedade do controle | About the marketing, publicity and society of control
title_sort Sobre o marketing, a publicidade e a sociedade do controle | About the marketing, publicity and society of control
author Silva, Gerardo
author_facet Silva, Gerardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gerardo
dc.subject.por.fl_str_mv sociedade do controle
marketing e publicidade
personalidade da marca
consumo e política | society of control
marketing and publicity
market personality
consumption and politics
topic sociedade do controle
marketing e publicidade
personalidade da marca
consumo e política | society of control
marketing and publicity
market personality
consumption and politics
dc.description.none.fl_txt_mv  Resumo O artigo problematiza o peso outorgado por autores como Foucault, Deleuze e Guattari ao marketing e à publicidade na constituição da sociedade do controle. Considera o papel determinante do consumo na sociedade contemporânea e sua relevância política, assinalando ainda outras possibilidades de lidar com as “aporias” do mercado, do marketing e da publicidade. Palavras-chave sociedade do controle; marketing e publicidade; personalidade da marca; consumo e política. Abstract This paper problematizes the weight given by such authors as Foucault, Deleuze and Guattari to both marketing and publicity in the constitution of the so called society of control. It is being considered the determinant role of consumption in the contemporary society, as well as its political relevance, remarking, in addition, other possible ways to deal with the aporias of market, marketing and publicity. Keywords society of control; marketing and publicity; market personality; consumption and politics  
description  Resumo O artigo problematiza o peso outorgado por autores como Foucault, Deleuze e Guattari ao marketing e à publicidade na constituição da sociedade do controle. Considera o papel determinante do consumo na sociedade contemporânea e sua relevância política, assinalando ainda outras possibilidades de lidar com as “aporias” do mercado, do marketing e da publicidade. Palavras-chave sociedade do controle; marketing e publicidade; personalidade da marca; consumo e política. Abstract This paper problematizes the weight given by such authors as Foucault, Deleuze and Guattari to both marketing and publicity in the constitution of the so called society of control. It is being considered the determinant role of consumption in the contemporary society, as well as its political relevance, remarking, in addition, other possible ways to deal with the aporias of market, marketing and publicity. Keywords society of control; marketing and publicity; market personality; consumption and politics  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3236
10.18617/liinc.v6i1.345
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3236
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v6i1.345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3236/2876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 6 No. 1 (2010): Culture and Immaterial Labour
Liinc em Revista; Vol. 6 Núm. 1 (2010): Cultura e trabalho imaterial
Liinc em Revista; v. 6 n. 1 (2010): Cultura e trabalho imaterial
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv sociedade do controle
marketing e publicidade
personalidade da marca
consumo e política | society of control
marketing and publicity
market personality
consumption and politics
_version_ 1700924324413702144