Estéticas Insurgentes e Mídia-Multidão │ Insurgent esthetics and multitude-media
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3552 |
Resumo: | RESUMO Nas jornadas de Junho de 2013 vimos emergir novas formas de midialivrismo e midiativismo em que a linguagem e a experimentação criam outra partilha do sensível. Uma experiência no fluxo e em fluxo, que inventa tempo e espaço, poética do descontrole e do acontecimento. Exprimir o “grito”, como escreveu Jacques Ranciere, tanto quanto tomar posse da palavra é o modo de desestabilizar a partilha do sensível e produzir um deslocamento dos desejos e constituir o sujeito político multidão. A importância das mídias on-line, mídias livres e midiativistas nesse grito desestabilizador nos parecem decisivas na constituição de uma nova forma de experimentar a politica. A multidão capaz de se autogovernar a partir de ações e proposições policêntricas, distribuídas, atravessadas por poderes e potências muitas vezes em violento conflito, constitui uma esfera pública em rede, autônoma em relação aos sistemas midiáticos e políticos tradicionais. Uma análise da experiência de transmissão ao vivo da Midia Ninja, sua relação com os processos do cinema e sua filiação e parte das chamadas revoluções P2P ou revoluções distribuídas em que a heterogeneidade da multidão emerge em sinergia com os processos de auto-organização (autopoiesis) das redes.Palavras-chave: Midiativismo; Midia Ninja; Estéticas; Audiovisual; Redes. ABSTRACT In the June Journeys of 2013 we saw an emergence of new forms of mediactivism in which language and experimentation create another distribution of the sensitive . An experiment on the flow which invents time and space , a poetics of flux and the event. To express the " Scream ", wrote Jacques Ranciere, as much as taking ownership of the word is the way to destabilize the distribution of the sensitive and to produce a displacement of desires and to constitute the multitude as a political actor. The importance of online media , free media and destabilizing mediactivists seems decisive in the architecture of a new form of political experience . A multitude capable of self-government based on polycentric and distributed action, crossed by frequently conflicting powers, constitutes a public networked sphere - autonomous with regard to traditional media and political systems . An analysis of live broadcasting by Media Ninja, its relation with the processes of cinema and its filiation, and part of the so-called P2P revolutions or distributed revolutions in which the heterogeneity of the multitude emerges in synergy with self-organization processes (autopoiesis ) of networks is attempted in this article.Keywords: Mediactivism; Midia Ninja; Aesthetic; Audiovisual networks. |
id |
IBICT-2_e869d2470f227c804c0e4bb74d5a9dc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3552 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
Estéticas Insurgentes e Mídia-Multidão │ Insurgent esthetics and multitude-mediaMidiativismoMidia NinjaEstéticasAudiovisualRedes.RESUMO Nas jornadas de Junho de 2013 vimos emergir novas formas de midialivrismo e midiativismo em que a linguagem e a experimentação criam outra partilha do sensível. Uma experiência no fluxo e em fluxo, que inventa tempo e espaço, poética do descontrole e do acontecimento. Exprimir o “grito”, como escreveu Jacques Ranciere, tanto quanto tomar posse da palavra é o modo de desestabilizar a partilha do sensível e produzir um deslocamento dos desejos e constituir o sujeito político multidão. A importância das mídias on-line, mídias livres e midiativistas nesse grito desestabilizador nos parecem decisivas na constituição de uma nova forma de experimentar a politica. A multidão capaz de se autogovernar a partir de ações e proposições policêntricas, distribuídas, atravessadas por poderes e potências muitas vezes em violento conflito, constitui uma esfera pública em rede, autônoma em relação aos sistemas midiáticos e políticos tradicionais. Uma análise da experiência de transmissão ao vivo da Midia Ninja, sua relação com os processos do cinema e sua filiação e parte das chamadas revoluções P2P ou revoluções distribuídas em que a heterogeneidade da multidão emerge em sinergia com os processos de auto-organização (autopoiesis) das redes.Palavras-chave: Midiativismo; Midia Ninja; Estéticas; Audiovisual; Redes. ABSTRACT In the June Journeys of 2013 we saw an emergence of new forms of mediactivism in which language and experimentation create another distribution of the sensitive . An experiment on the flow which invents time and space , a poetics of flux and the event. To express the " Scream ", wrote Jacques Ranciere, as much as taking ownership of the word is the way to destabilize the distribution of the sensitive and to produce a displacement of desires and to constitute the multitude as a political actor. The importance of online media , free media and destabilizing mediactivists seems decisive in the architecture of a new form of political experience . A multitude capable of self-government based on polycentric and distributed action, crossed by frequently conflicting powers, constitutes a public networked sphere - autonomous with regard to traditional media and political systems . An analysis of live broadcasting by Media Ninja, its relation with the processes of cinema and its filiation, and part of the so-called P2P revolutions or distributed revolutions in which the heterogeneity of the multitude emerges in synergy with self-organization processes (autopoiesis ) of networks is attempted in this article.Keywords: Mediactivism; Midia Ninja; Aesthetic; Audiovisual networks.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/355210.18617/liinc.v10i1.704Liinc em Revista; Vol. 10 No. 1 (2014): Networks, streets, media: revolt and reactionLiinc em Revista; Vol. 10 Núm. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reaçãoLiinc em Revista; v. 10 n. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3552/3049Bentes, Ivanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:33:11Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3552Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:33:12.479Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estéticas Insurgentes e Mídia-Multidão │ Insurgent esthetics and multitude-media |
title |
Estéticas Insurgentes e Mídia-Multidão │ Insurgent esthetics and multitude-media |
spellingShingle |
Estéticas Insurgentes e Mídia-Multidão │ Insurgent esthetics and multitude-media Bentes, Ivana Midiativismo Midia Ninja Estéticas Audiovisual Redes. |
title_short |
Estéticas Insurgentes e Mídia-Multidão │ Insurgent esthetics and multitude-media |
title_full |
Estéticas Insurgentes e Mídia-Multidão │ Insurgent esthetics and multitude-media |
title_fullStr |
Estéticas Insurgentes e Mídia-Multidão │ Insurgent esthetics and multitude-media |
title_full_unstemmed |
Estéticas Insurgentes e Mídia-Multidão │ Insurgent esthetics and multitude-media |
title_sort |
Estéticas Insurgentes e Mídia-Multidão │ Insurgent esthetics and multitude-media |
author |
Bentes, Ivana |
author_facet |
Bentes, Ivana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bentes, Ivana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Midiativismo Midia Ninja Estéticas Audiovisual Redes. |
topic |
Midiativismo Midia Ninja Estéticas Audiovisual Redes. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
RESUMO Nas jornadas de Junho de 2013 vimos emergir novas formas de midialivrismo e midiativismo em que a linguagem e a experimentação criam outra partilha do sensível. Uma experiência no fluxo e em fluxo, que inventa tempo e espaço, poética do descontrole e do acontecimento. Exprimir o “grito”, como escreveu Jacques Ranciere, tanto quanto tomar posse da palavra é o modo de desestabilizar a partilha do sensível e produzir um deslocamento dos desejos e constituir o sujeito político multidão. A importância das mídias on-line, mídias livres e midiativistas nesse grito desestabilizador nos parecem decisivas na constituição de uma nova forma de experimentar a politica. A multidão capaz de se autogovernar a partir de ações e proposições policêntricas, distribuídas, atravessadas por poderes e potências muitas vezes em violento conflito, constitui uma esfera pública em rede, autônoma em relação aos sistemas midiáticos e políticos tradicionais. Uma análise da experiência de transmissão ao vivo da Midia Ninja, sua relação com os processos do cinema e sua filiação e parte das chamadas revoluções P2P ou revoluções distribuídas em que a heterogeneidade da multidão emerge em sinergia com os processos de auto-organização (autopoiesis) das redes.Palavras-chave: Midiativismo; Midia Ninja; Estéticas; Audiovisual; Redes. ABSTRACT In the June Journeys of 2013 we saw an emergence of new forms of mediactivism in which language and experimentation create another distribution of the sensitive . An experiment on the flow which invents time and space , a poetics of flux and the event. To express the " Scream ", wrote Jacques Ranciere, as much as taking ownership of the word is the way to destabilize the distribution of the sensitive and to produce a displacement of desires and to constitute the multitude as a political actor. The importance of online media , free media and destabilizing mediactivists seems decisive in the architecture of a new form of political experience . A multitude capable of self-government based on polycentric and distributed action, crossed by frequently conflicting powers, constitutes a public networked sphere - autonomous with regard to traditional media and political systems . An analysis of live broadcasting by Media Ninja, its relation with the processes of cinema and its filiation, and part of the so-called P2P revolutions or distributed revolutions in which the heterogeneity of the multitude emerges in synergy with self-organization processes (autopoiesis ) of networks is attempted in this article.Keywords: Mediactivism; Midia Ninja; Aesthetic; Audiovisual networks. |
description |
RESUMO Nas jornadas de Junho de 2013 vimos emergir novas formas de midialivrismo e midiativismo em que a linguagem e a experimentação criam outra partilha do sensível. Uma experiência no fluxo e em fluxo, que inventa tempo e espaço, poética do descontrole e do acontecimento. Exprimir o “grito”, como escreveu Jacques Ranciere, tanto quanto tomar posse da palavra é o modo de desestabilizar a partilha do sensível e produzir um deslocamento dos desejos e constituir o sujeito político multidão. A importância das mídias on-line, mídias livres e midiativistas nesse grito desestabilizador nos parecem decisivas na constituição de uma nova forma de experimentar a politica. A multidão capaz de se autogovernar a partir de ações e proposições policêntricas, distribuídas, atravessadas por poderes e potências muitas vezes em violento conflito, constitui uma esfera pública em rede, autônoma em relação aos sistemas midiáticos e políticos tradicionais. Uma análise da experiência de transmissão ao vivo da Midia Ninja, sua relação com os processos do cinema e sua filiação e parte das chamadas revoluções P2P ou revoluções distribuídas em que a heterogeneidade da multidão emerge em sinergia com os processos de auto-organização (autopoiesis) das redes.Palavras-chave: Midiativismo; Midia Ninja; Estéticas; Audiovisual; Redes. ABSTRACT In the June Journeys of 2013 we saw an emergence of new forms of mediactivism in which language and experimentation create another distribution of the sensitive . An experiment on the flow which invents time and space , a poetics of flux and the event. To express the " Scream ", wrote Jacques Ranciere, as much as taking ownership of the word is the way to destabilize the distribution of the sensitive and to produce a displacement of desires and to constitute the multitude as a political actor. The importance of online media , free media and destabilizing mediactivists seems decisive in the architecture of a new form of political experience . A multitude capable of self-government based on polycentric and distributed action, crossed by frequently conflicting powers, constitutes a public networked sphere - autonomous with regard to traditional media and political systems . An analysis of live broadcasting by Media Ninja, its relation with the processes of cinema and its filiation, and part of the so-called P2P revolutions or distributed revolutions in which the heterogeneity of the multitude emerges in synergy with self-organization processes (autopoiesis ) of networks is attempted in this article.Keywords: Mediactivism; Midia Ninja; Aesthetic; Audiovisual networks. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3552 10.18617/liinc.v10i1.704 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3552 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v10i1.704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3552/3049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 10 No. 1 (2014): Networks, streets, media: revolt and reaction Liinc em Revista; Vol. 10 Núm. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reação Liinc em Revista; v. 10 n. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reação 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Midiativismo Midia Ninja Estéticas Audiovisual Redes. |
_version_ |
1700924325390974976 |