SITUAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Fernandes da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Peixoto, Marcus Valerius da Silva, Rocha, Michelle Carolina Garcia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/311
Resumo: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) pode ser um instrumento viável para promoção e apoio ao aleitamento materno na medida em que oferece às famílias atenção à saúde integral, mas exige que seja feito o diagnóstico da situação dessaprática em comunidades assistidas pela ESF. O objetivo deste artigo é traçar o perfil do aleitamento materno em uma comunidade de risco assistida pela ESF, no município de Maceió, Alagoas. Trata-se de um estudo transversal descritivo. A coleta de dados foi feita mediante a aplicação, às mães de crianças de 0 a 6 meses, de um questionário abordando caracterização socioeconômico-cultural, dados sobre a gestação, parto epuerpério, informações sobre a criança e a amamentação. A análise dos dados permitiu alcançar-se os seguintes resultados: a média de idade das mães foi de 22 anos, sendo 36% primíparas, 64% moravam com seus maridos ou companheiros e 44% apresentaram ensino fundamental incompleto. Foi constatado que 100% das mães realizaram o pré-natal, commédia de 5,4 consultas, estando aquém do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), que é de no mínimo 6 consultas. O aleitamento materno foi ofertado a 84% das crianças, porém de forma exclusiva para apenas 16%, sendo baixa a prevalência quando comparada às orientações internacionais. As informações sobre aleitamento materno foram obtidas nosserviços de saúde (64%), com a família ou amigos (16%), meios de comunicação (16%) e outras fontes (4%). Conclui-se que o conhecimento do perfil do aleitamento materno emcomunidades é necessário, para que programas de incentivo ao aleitamento, nos serviços locais de saúde, sejam implementados de forma mais efetiva.
id IBICT-3_03f5548fd561a5e715b461dbfac9b1ed
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/311
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling SITUAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIAAleitamento materno. Desenvolvimento infantil. Condições sociais. Saúde da família. Atenção básica. Saúde pública.A Estratégia de Saúde da Família (ESF) pode ser um instrumento viável para promoção e apoio ao aleitamento materno na medida em que oferece às famílias atenção à saúde integral, mas exige que seja feito o diagnóstico da situação dessaprática em comunidades assistidas pela ESF. O objetivo deste artigo é traçar o perfil do aleitamento materno em uma comunidade de risco assistida pela ESF, no município de Maceió, Alagoas. Trata-se de um estudo transversal descritivo. A coleta de dados foi feita mediante a aplicação, às mães de crianças de 0 a 6 meses, de um questionário abordando caracterização socioeconômico-cultural, dados sobre a gestação, parto epuerpério, informações sobre a criança e a amamentação. A análise dos dados permitiu alcançar-se os seguintes resultados: a média de idade das mães foi de 22 anos, sendo 36% primíparas, 64% moravam com seus maridos ou companheiros e 44% apresentaram ensino fundamental incompleto. Foi constatado que 100% das mães realizaram o pré-natal, commédia de 5,4 consultas, estando aquém do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), que é de no mínimo 6 consultas. O aleitamento materno foi ofertado a 84% das crianças, porém de forma exclusiva para apenas 16%, sendo baixa a prevalência quando comparada às orientações internacionais. As informações sobre aleitamento materno foram obtidas nosserviços de saúde (64%), com a família ou amigos (16%), meios de comunicação (16%) e outras fontes (4%). Conclui-se que o conhecimento do perfil do aleitamento materno emcomunidades é necessário, para que programas de incentivo ao aleitamento, nos serviços locais de saúde, sejam implementados de forma mais efetiva.SESAB2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/31110.22278/2318-2660.2011.v35.n2.a311Revista Baiana de Saúde Pública; v. 35 n. 2 (2011); 3632318-26600100-023310.22278/2318-2660.2011.v35.N2reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/311/pdf_120Silva, Amanda Fernandes daPeixoto, Marcus Valerius da SilvaRocha, Michelle Carolina Garcia dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/311Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:05.647472Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv SITUAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title SITUAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
spellingShingle SITUAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Silva, Amanda Fernandes da
Aleitamento materno. Desenvolvimento infantil. Condições sociais. Saúde da família. Atenção básica. Saúde pública.
title_short SITUAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_full SITUAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_fullStr SITUAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_full_unstemmed SITUAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
title_sort SITUAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
author Silva, Amanda Fernandes da
author_facet Silva, Amanda Fernandes da
Peixoto, Marcus Valerius da Silva
Rocha, Michelle Carolina Garcia da
author_role author
author2 Peixoto, Marcus Valerius da Silva
Rocha, Michelle Carolina Garcia da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amanda Fernandes da
Peixoto, Marcus Valerius da Silva
Rocha, Michelle Carolina Garcia da
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento materno. Desenvolvimento infantil. Condições sociais. Saúde da família. Atenção básica. Saúde pública.
topic Aleitamento materno. Desenvolvimento infantil. Condições sociais. Saúde da família. Atenção básica. Saúde pública.
description A Estratégia de Saúde da Família (ESF) pode ser um instrumento viável para promoção e apoio ao aleitamento materno na medida em que oferece às famílias atenção à saúde integral, mas exige que seja feito o diagnóstico da situação dessaprática em comunidades assistidas pela ESF. O objetivo deste artigo é traçar o perfil do aleitamento materno em uma comunidade de risco assistida pela ESF, no município de Maceió, Alagoas. Trata-se de um estudo transversal descritivo. A coleta de dados foi feita mediante a aplicação, às mães de crianças de 0 a 6 meses, de um questionário abordando caracterização socioeconômico-cultural, dados sobre a gestação, parto epuerpério, informações sobre a criança e a amamentação. A análise dos dados permitiu alcançar-se os seguintes resultados: a média de idade das mães foi de 22 anos, sendo 36% primíparas, 64% moravam com seus maridos ou companheiros e 44% apresentaram ensino fundamental incompleto. Foi constatado que 100% das mães realizaram o pré-natal, commédia de 5,4 consultas, estando aquém do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), que é de no mínimo 6 consultas. O aleitamento materno foi ofertado a 84% das crianças, porém de forma exclusiva para apenas 16%, sendo baixa a prevalência quando comparada às orientações internacionais. As informações sobre aleitamento materno foram obtidas nosserviços de saúde (64%), com a família ou amigos (16%), meios de comunicação (16%) e outras fontes (4%). Conclui-se que o conhecimento do perfil do aleitamento materno emcomunidades é necessário, para que programas de incentivo ao aleitamento, nos serviços locais de saúde, sejam implementados de forma mais efetiva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/311
10.22278/2318-2660.2011.v35.n2.a311
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/311
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2011.v35.n2.a311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/311/pdf_120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 35 n. 2 (2011); 363
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2011.v35.N2
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948051935559680