EDUCAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES: EXISTE DIFERENÇA NA APRENDIZAGEM ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima Filho, Bartolomeu Fagundes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Ícaro Diogo Tavares de, Lopes, Johnnatas Mikael, Pereira, Silvana Alves, Baroni, Marina Pegoraro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
DOI: 10.22278/2318-2660.2015.v39.n1.a877
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/877
Resumo: Objetivo: Comparar o antes e o depois de uma ação de educação postural sobre o conhecimento relativo ao modo de transportar o material escolar, o modo de se sentar e a posição ao dormir de escolares da rede pública e privada do município de Santa Cruz (RN), Brasil. Métodos: A amostra foi composta por 200 escolares do 1º ao 5º ano, e a ação, de três atividades: palestra sobre hábitos posturais, peça teatral e paródia educativa. Para comparação antes e após as intervenções, foi aplicado um questionário com figuras ilustrativas das diversas posições que poderiam ser adotadas pelo escolar. Na análise estatística, utilizou-se o teste de Mcnemar (α≤0,05). Resultados: Apenas os alunos da escola privada obtiveram aumento significativo no número de respostas corretas em todas as variáveis observadas: 16% em relação ao transporte do material escolar [55 (67,9%) versus 68 (83,9%)]; 27,5% no modo de sentar [48 (60%) versus 70 (87,5%); χ2=1,905; p<0,001]; e aumento de 18,2% no número de acertos quanto à posição ao dormir [55 (71,4%) versus 69 (89,6%); χ2=0,349; p=0,007]. Conclusão: Esta intervenção de educação postural foi eficaz no aumento do conhecimento dos escolares da rede privada. Entretanto, para a rede pública, as abordagens educacionais utilizadas neste estudo parecem não ter produzido efeito.
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