REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sedrez, Juliana Adami
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Oliveira, Daniela Scotto, Noll, Matias, Fonseca, Cíntia Detsch, Candotti, Cláudia Tarragô
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16823
Resumo: O objetivo do estudo foi propor e verificar a reprodutibilidade intra-observador de um protocolo de avaliação postural para o ambiente escolar. Vinte escolares foram submetidos a um protocolo de avaliação postural, com registro fotográfico, avaliação da gibosidade e medição das alturas dos acrômios e das espinhas ilíacas póstero-superiores. As avaliações foram realizadas em teste e re-teste, com intervalo de 14 dias. Os resultados no plano frontal foram moderados para a horizontalidade da pelve e ombro e excelentes para gibosidade e tipo de escoliose. No plano sagital, os índices foram moderados para postura da pelve, ombro, cabeça e tipo de postura. A metodologia proposta pode ser utilizada em ambiente escolar, visto que possui bons índices de reprodutibilidade intra-observador.
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