REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sedrez, Juliana Adami
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Oliveira, Daniela Scotto, Noll, Matias, Fonseca, Cíntia Detsch, Candotti, Cláudia Tarragô
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
DOI: 10.5216/rpp.v16i2.16823
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16823
Resumo: O objetivo do estudo foi propor e verificar a reprodutibilidade intra-observador de um protocolo de avaliação postural para o ambiente escolar. Vinte escolares foram submetidos a um protocolo de avaliação postural, com registro fotográfico, avaliação da gibosidade e medição das alturas dos acrômios e das espinhas ilíacas póstero-superiores. As avaliações foram realizadas em teste e re-teste, com intervalo de 14 dias. Os resultados no plano frontal foram moderados para a horizontalidade da pelve e ombro e excelentes para gibosidade e tipo de escoliose. No plano sagital, os índices foram moderados para postura da pelve, ombro, cabeça e tipo de postura. A metodologia proposta pode ser utilizada em ambiente escolar, visto que possui bons índices de reprodutibilidade intra-observador.
id UFG-4_066980cc5cb88601bd823da4389c758c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/16823
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
spelling REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARESPosturaAvaliaçãoSaúde escolarO objetivo do estudo foi propor e verificar a reprodutibilidade intra-observador de um protocolo de avaliação postural para o ambiente escolar. Vinte escolares foram submetidos a um protocolo de avaliação postural, com registro fotográfico, avaliação da gibosidade e medição das alturas dos acrômios e das espinhas ilíacas póstero-superiores. As avaliações foram realizadas em teste e re-teste, com intervalo de 14 dias. Os resultados no plano frontal foram moderados para a horizontalidade da pelve e ombro e excelentes para gibosidade e tipo de escoliose. No plano sagital, os índices foram moderados para postura da pelve, ombro, cabeça e tipo de postura. A metodologia proposta pode ser utilizada em ambiente escolar, visto que possui bons índices de reprodutibilidade intra-observador.Universidade Federal de Goiás2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1682310.5216/rpp.v16i2.16823Pensar a Prática; Vol. 16 No. 2 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 2 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/16823/14615Sedrez, Juliana Adamide Oliveira, Daniela ScottoNoll, MatiasFonseca, Cíntia DetschCandotti, Cláudia Tarragôinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:23:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/16823Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-06-20T18:23:08Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES
title REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES
spellingShingle REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES
REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES
Sedrez, Juliana Adami
Postura
Avaliação
Saúde escolar
Sedrez, Juliana Adami
Postura
Avaliação
Saúde escolar
title_short REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES
title_full REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES
title_fullStr REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES
REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES
title_full_unstemmed REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES
REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES
title_sort REPRODUTIBILIDADE INTRA-OBSERVADOR DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM ESCOLARES
author Sedrez, Juliana Adami
author_facet Sedrez, Juliana Adami
Sedrez, Juliana Adami
de Oliveira, Daniela Scotto
Noll, Matias
Fonseca, Cíntia Detsch
Candotti, Cláudia Tarragô
de Oliveira, Daniela Scotto
Noll, Matias
Fonseca, Cíntia Detsch
Candotti, Cláudia Tarragô
author_role author
author2 de Oliveira, Daniela Scotto
Noll, Matias
Fonseca, Cíntia Detsch
Candotti, Cláudia Tarragô
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sedrez, Juliana Adami
de Oliveira, Daniela Scotto
Noll, Matias
Fonseca, Cíntia Detsch
Candotti, Cláudia Tarragô
dc.subject.por.fl_str_mv Postura
Avaliação
Saúde escolar
topic Postura
Avaliação
Saúde escolar
description O objetivo do estudo foi propor e verificar a reprodutibilidade intra-observador de um protocolo de avaliação postural para o ambiente escolar. Vinte escolares foram submetidos a um protocolo de avaliação postural, com registro fotográfico, avaliação da gibosidade e medição das alturas dos acrômios e das espinhas ilíacas póstero-superiores. As avaliações foram realizadas em teste e re-teste, com intervalo de 14 dias. Os resultados no plano frontal foram moderados para a horizontalidade da pelve e ombro e excelentes para gibosidade e tipo de escoliose. No plano sagital, os índices foram moderados para postura da pelve, ombro, cabeça e tipo de postura. A metodologia proposta pode ser utilizada em ambiente escolar, visto que possui bons índices de reprodutibilidade intra-observador.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16823
10.5216/rpp.v16i2.16823
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16823
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i2.16823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16823/14615
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 16 No. 2 (2013)
Pensar a Prática; v. 16 n. 2 (2013)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1822181572593319936
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5216/rpp.v16i2.16823