OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
DOI: | 10.22278/2318-2660.2011.v35.n4.a264 |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/264 |
Resumo: | A indústria farmacêutica investe maciçamente na promoção de seus produtos, e estudos sugerem que essas ações influenciam a prescrição médica. O objetivo deste estudo foi analisar as opiniões e atitudes de médicos frente às ações promocionais dos laboratórios. A metodologia adotada foi a investigação de caráter descritivo, transversal e observacional com delineamento do tipo inquérito. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, que foi encaminhado aos médicos de Araraquara (SP). A análise dos dados incluiu estudo de associação por meio do teste de qui-quadrado. Os resultados indicaram que os médicos relacionam-se com os propagandistas (98%) por considerá-los úteis (55%), mas não como fonte principal de atualização (86%). Para 62%, suas prescrições não são influenciadas por tais relacionamentos, enquanto 24%, assim como os recém-formados (37%), discordam que os médicos em geral são influenciados. A maioria também discorda que sejam influenciados pelas cortesias (86%) ou pelas amostras grátis (70%), mas apenas 38% acreditam que os colegas não sejam influenciados pelas amostras. Quanto à ética desses recebimentos, 57% consideram ser apropriado quando beneficiam os pacientes, mas somente 32% quando para uso pessoal. Concluiu-se, com base nas evidências dos resultados, que os médicos são vulneráveis às influências do marketing, sendo necessários mecanismos e intervenções para que a prescrição de medicamentos seja pautada unicamente por critérios de eficácia, segurança, conveniência e acessibilidade ao paciente. |
id |
IBICT-3_25722cd0fa7de7d6983300abac6db69d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/264 |
network_acronym_str |
IBICT-3 |
network_name_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
spelling |
OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICAMarketing de serviços de saúdePropagandista de laboratórioPrescrições de medicamentosA indústria farmacêutica investe maciçamente na promoção de seus produtos, e estudos sugerem que essas ações influenciam a prescrição médica. O objetivo deste estudo foi analisar as opiniões e atitudes de médicos frente às ações promocionais dos laboratórios. A metodologia adotada foi a investigação de caráter descritivo, transversal e observacional com delineamento do tipo inquérito. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, que foi encaminhado aos médicos de Araraquara (SP). A análise dos dados incluiu estudo de associação por meio do teste de qui-quadrado. Os resultados indicaram que os médicos relacionam-se com os propagandistas (98%) por considerá-los úteis (55%), mas não como fonte principal de atualização (86%). Para 62%, suas prescrições não são influenciadas por tais relacionamentos, enquanto 24%, assim como os recém-formados (37%), discordam que os médicos em geral são influenciados. A maioria também discorda que sejam influenciados pelas cortesias (86%) ou pelas amostras grátis (70%), mas apenas 38% acreditam que os colegas não sejam influenciados pelas amostras. Quanto à ética desses recebimentos, 57% consideram ser apropriado quando beneficiam os pacientes, mas somente 32% quando para uso pessoal. Concluiu-se, com base nas evidências dos resultados, que os médicos são vulneráveis às influências do marketing, sendo necessários mecanismos e intervenções para que a prescrição de medicamentos seja pautada unicamente por critérios de eficácia, segurança, conveniência e acessibilidade ao paciente.SESAB2012-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/26410.22278/2318-2660.2011.v35.n4.a264Revista Baiana de Saúde Pública; v. 35 n. 4 (2011); 9322318-26600100-023310.22278/2318-2660.2011.v35.N4reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/264/pdf_77Fiaschetti, Marco AntonioCarvalho Mastroianni, Patrícia deFernandes Galduróz, José CarlosCastro Monteiro Loffredo, Leonor deMan Chin, Chunginfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/264Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:03.540227Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA |
title |
OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA |
spellingShingle |
OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA Fiaschetti, Marco Antonio Marketing de serviços de saúde Propagandista de laboratório Prescrições de medicamentos Fiaschetti, Marco Antonio Marketing de serviços de saúde Propagandista de laboratório Prescrições de medicamentos |
title_short |
OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA |
title_full |
OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA |
title_fullStr |
OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA |
title_full_unstemmed |
OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA |
title_sort |
OPINIÕES E ATITUDES DOS MÉDICOS FRENTE ÀS AÇÕES PROMOCIONAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA |
author |
Fiaschetti, Marco Antonio |
author_facet |
Fiaschetti, Marco Antonio Fiaschetti, Marco Antonio Carvalho Mastroianni, Patrícia de Fernandes Galduróz, José Carlos Castro Monteiro Loffredo, Leonor de Man Chin, Chung Carvalho Mastroianni, Patrícia de Fernandes Galduróz, José Carlos Castro Monteiro Loffredo, Leonor de Man Chin, Chung |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho Mastroianni, Patrícia de Fernandes Galduróz, José Carlos Castro Monteiro Loffredo, Leonor de Man Chin, Chung |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiaschetti, Marco Antonio Carvalho Mastroianni, Patrícia de Fernandes Galduróz, José Carlos Castro Monteiro Loffredo, Leonor de Man Chin, Chung |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de serviços de saúde Propagandista de laboratório Prescrições de medicamentos |
topic |
Marketing de serviços de saúde Propagandista de laboratório Prescrições de medicamentos |
description |
A indústria farmacêutica investe maciçamente na promoção de seus produtos, e estudos sugerem que essas ações influenciam a prescrição médica. O objetivo deste estudo foi analisar as opiniões e atitudes de médicos frente às ações promocionais dos laboratórios. A metodologia adotada foi a investigação de caráter descritivo, transversal e observacional com delineamento do tipo inquérito. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, que foi encaminhado aos médicos de Araraquara (SP). A análise dos dados incluiu estudo de associação por meio do teste de qui-quadrado. Os resultados indicaram que os médicos relacionam-se com os propagandistas (98%) por considerá-los úteis (55%), mas não como fonte principal de atualização (86%). Para 62%, suas prescrições não são influenciadas por tais relacionamentos, enquanto 24%, assim como os recém-formados (37%), discordam que os médicos em geral são influenciados. A maioria também discorda que sejam influenciados pelas cortesias (86%) ou pelas amostras grátis (70%), mas apenas 38% acreditam que os colegas não sejam influenciados pelas amostras. Quanto à ética desses recebimentos, 57% consideram ser apropriado quando beneficiam os pacientes, mas somente 32% quando para uso pessoal. Concluiu-se, com base nas evidências dos resultados, que os médicos são vulneráveis às influências do marketing, sendo necessários mecanismos e intervenções para que a prescrição de medicamentos seja pautada unicamente por critérios de eficácia, segurança, conveniência e acessibilidade ao paciente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/264 10.22278/2318-2660.2011.v35.n4.a264 |
url |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/264 |
identifier_str_mv |
10.22278/2318-2660.2011.v35.n4.a264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/264/pdf_77 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública; v. 35 n. 4 (2011); 932 2318-2660 0100-0233 10.22278/2318-2660.2011.v35.N4 reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online) instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) instacron:IBICT |
instname_str |
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
collection |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
repository.mail.fl_str_mv |
||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br |
_version_ |
1822181293149913088 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22278/2318-2660.2011.v35.n4.a264 |