EDUCAÇÃO FÍSICA, REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E GRUPO DE PRÁTICAS CORPORAIS: ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Antonio Diego Abreu de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Braulio Nogueira de, Abreu, Samara Moura Barreto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2576
Resumo: O trabalho no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial é desafiador, principalmente para algumas áreas nas quais a inserção ocorreu ainda mais recente, como a Educação Física. Este estudo teve por objetivo descrever o processo de trabalho da Educação Física, desenvolvido em um Centro de Atenção Psicossocial, no cuidado de um grupo de práticas corporais vinculado à Rede de Atenção Psicossocial. Trata-se de um estudo de caso, de caráter descritivo, constituído de entrevista semiestruturada e a observação participante, em um grupo localizado em Tauá, Ceará, Brasil. Os resultados apontaram para um movimento de luta antimanicomial: tensionamento do estigma relacionado a pessoas vinculadas ao Centro de Atenção Psicossocial; desenvolvimento de outras ações além da atividade física, tais como atendimentos clínicos, visitas domiciliares, apoio matricial, elaboração de projeto terapêutico singular, campanhas de educação e saúde etc.; e o cuidado integral, relacionado aos domínios físico, psicológico, das relações sociais e ambientais e de implicação tanto da Atenção Básica quanto do Centro de Atenção Psicossocial, constituindo a Rede de Atenção Psicossocial. Concluiu-se que o desenvolvimento de práticas corporais na perspectiva do cuidado integral contribuiu com o processo de desinstitucionalização dos usuários, além de fomentar um olhar multidimensional, potencializado com a participação de profissionais das diversas áreas da saúde. Palavras-chave: Saúde mental. Práticas corporais. Integralidade em saúde. Rede de atenção à saúde. Reforma psiquiátrica.
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