Construção de uma proposta de educação continuada sobre vacinação infantil para Agentes Comunitários de Saúde
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3985 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi relatar a experiência do desenvolvimento de uma proposta de educação continuada executada pela equipe de enfermagem com agentes comunitários de saúde (ACS), considerando como foco a vacinação infantil. Trata-se de um relato de experiência elaborado e vivenciado por enfermeiro e acadêmico de enfermagem em novembro de 2019, com a participação de duas equipes pertencentes a uma Unidade Básica de Saúde do município de Arapiraca (AL). Através da metodologia de ensino da problematização por meio do Arco de Maguerez, foram realizadas oficinas e ações educativas para os ACS, a partir das necessidades relatadas por esses profissionais em relação à vacinação infantil. Tais atividades proporcionaram maior aproximação com a realidade vivenciada por quem ocupa a posição de educador e incentivador do cuidado da saúde durante a visita domiciliar. Além disso, enfatizaram a importância do enfermeiro enquanto responsável pela educação continuada da equipe. Verificou-se ainda que o diálogo aberto e horizontal, de modo empático, proporcionou a construção de uma ferramenta eficaz, de fácil manuseio e de baixo custo, que gerou uma melhor memorização e segurança não somente para os ACS nas visitas domiciliares, mas também nas atividades de outros profissionais atuantes no campo da promoção da saúde infantil. |
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Construção de uma proposta de educação continuada sobre vacinação infantil para Agentes Comunitários de SaúdeConstrucción de una propuesta de educación continua sobre vacunación infantil para Agentes Comunitarios de SaludConstruction of a continuing education proposal on childhood vaccination for Community Health Agentseducação continuadapromoção da saúdesaúde públicavacinasagente comunitário de saúdeeducación continuapromoción de la saludsalud públicavacunasagente comunitario de saludcontinuing educationhealth promotionpublic healthvaccinescommunity health agentO objetivo deste estudo foi relatar a experiência do desenvolvimento de uma proposta de educação continuada executada pela equipe de enfermagem com agentes comunitários de saúde (ACS), considerando como foco a vacinação infantil. Trata-se de um relato de experiência elaborado e vivenciado por enfermeiro e acadêmico de enfermagem em novembro de 2019, com a participação de duas equipes pertencentes a uma Unidade Básica de Saúde do município de Arapiraca (AL). Através da metodologia de ensino da problematização por meio do Arco de Maguerez, foram realizadas oficinas e ações educativas para os ACS, a partir das necessidades relatadas por esses profissionais em relação à vacinação infantil. Tais atividades proporcionaram maior aproximação com a realidade vivenciada por quem ocupa a posição de educador e incentivador do cuidado da saúde durante a visita domiciliar. Além disso, enfatizaram a importância do enfermeiro enquanto responsável pela educação continuada da equipe. Verificou-se ainda que o diálogo aberto e horizontal, de modo empático, proporcionou a construção de uma ferramenta eficaz, de fácil manuseio e de baixo custo, que gerou uma melhor memorização e segurança não somente para os ACS nas visitas domiciliares, mas também nas atividades de outros profissionais atuantes no campo da promoção da saúde infantil.El objetivo de este estudio fue reportar la experiencia de desarrollo de una propuesta de educación continua realizada por el equipo de enfermería con agentes comunitarios de salud (ACS), considerando como enfoque la vacunación infantil. Este es un reporte de experiencia elaborado y vivido por un enfermero y un estudiante de enfermería en noviembre de 2019, con la participación de dos equipos de una unidad básica de salud de la ciudad de Arapiraca, Brasil. Utilizando la metodología de enseñanza de problematización del Arco de Maguerez, se realizaron talleres y acciones educativas para ACS a partir de las necesidades reportadas por estos profesionales con relación a la vacunación infantil. Estas actividades proporcionaron una mayor aproximación a la realidad vivida por quienes ocupan la posición de educador y motivador del cuidado de la salud durante la visita domiciliaria. Además, destacaron la importancia del enfermero como responsable de la formación continua del equipo. También se constató que el diálogo abierto y horizontal, de manera empática, propició la construcción de una herramienta efectiva, fácil de usar y de bajo costo, que generó una mejor memorización y seguridad no solo para los ACS durante las visitas domiciliarias, sino también en las actividades de otros profesionales que trabajan en el campo de la promoción de la salud infantil.This study reports the experience of developing an educational product based on continued education carried out by a nursing team with community health agents (CHA) considering childhood vaccination as the focus. This is an experience report that was prepared and experienced by a nurse and nursing student in November 2019, with the participation of two teams belonging to a basic health unit in the municipality of Arapiraca, Alagoas, Brazil. Using the problematization teaching methodology by Arco de Marguerez, workshops and educational actions were carried out for the CHA based on the needs they reported regarding childhood vaccination, which provided a greater approximation with the reality experienced by those in the position of educators and encouragers of health care during home visits. Furthermore, it emphasized the importance of nurses as responsible for the team’s continuing education. It was also verified that open and horizontal dialogue empathetically provided the construction of an effective, easy to use, low cost tool, bringing better memorization and safety not only for community agents during home visits but also in activities from other professionals working in the field of child health promotion.SESAB2024-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/398510.22278/2318-2660.2024.v48.n1.a3985Revista Baiana de Saúde Pública; v. 48 n. 1 (2024); 266-2762318-26600100-023310.22278/2318-2660.2024.v48.N1reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3985/3326Copyright (c) 2024 Revista Baiana de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva , Claudia Cristina Rolim Soares, Fany Pereira de Araújo da Silva , Carlla Maria Cabral Barros , Andréa Carla de Almeida 2024-04-26T13:41:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3985Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-04-26T13:41:13Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false |
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