A produção de espaços coletivos e a função apoio nos processos de formação em saúde na Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Soraia Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Matos, Rosângela Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/713
Resumo: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde propõe uma articulação interinstitucional para tornar a rede pública de saúde uma rede de ensino-aprendizagem no exercício do trabalho. Para que isso se efetive, a prática pedagógica adotada nos processos educativos deve orientar-se pela dimensão da produção de subjetividades, de modo que os trabalhadores, individualmente ou em coletivos, experimentem a autoanálise e autogestão para que possam identificar suas necessidades e intervir sobre os problemas com autonomia. As ferramentas à disposição dos processos pedagógicos para promover implicações dos sujeitos na transformação da sua prática são muitas, entre elas as da análise institucional, em especial as diferentes formas da função apoio: institucional, matricial e pedagógico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir a produção de espaços coletivos, ferramentas e dispositivos ofertados nos processos educativos desenvolvidos pela Escola Estadual de Saúde Pública, bem como refletir como a função apoio pode potencializar as ações de educação permanente em saúde. No contexto do programa de estágio não obrigatório Cotidiano do SUS enquanto um Princípio Educativo, a produção das Oficinas de Acompanhamento Pedagógico possibilitou aos estudantes refletirem sobre a importância de aliar técnica e política na prática do trabalho em saúde, como também dar visibilidade aos espaços de aprendizagem nos quais estão inseridos. 
id IBICT-3_7eddf51c2b9b26a4c70802a205e25b5c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/713
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling A produção de espaços coletivos e a função apoio nos processos de formação em saúde na Bahia.educação permanenteformação profissionalapoio pedagógicoA Política Nacional de Educação Permanente em Saúde propõe uma articulação interinstitucional para tornar a rede pública de saúde uma rede de ensino-aprendizagem no exercício do trabalho. Para que isso se efetive, a prática pedagógica adotada nos processos educativos deve orientar-se pela dimensão da produção de subjetividades, de modo que os trabalhadores, individualmente ou em coletivos, experimentem a autoanálise e autogestão para que possam identificar suas necessidades e intervir sobre os problemas com autonomia. As ferramentas à disposição dos processos pedagógicos para promover implicações dos sujeitos na transformação da sua prática são muitas, entre elas as da análise institucional, em especial as diferentes formas da função apoio: institucional, matricial e pedagógico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir a produção de espaços coletivos, ferramentas e dispositivos ofertados nos processos educativos desenvolvidos pela Escola Estadual de Saúde Pública, bem como refletir como a função apoio pode potencializar as ações de educação permanente em saúde. No contexto do programa de estágio não obrigatório Cotidiano do SUS enquanto um Princípio Educativo, a produção das Oficinas de Acompanhamento Pedagógico possibilitou aos estudantes refletirem sobre a importância de aliar técnica e política na prática do trabalho em saúde, como também dar visibilidade aos espaços de aprendizagem nos quais estão inseridos. SESAB2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/71310.22278/2318-2660.2014.v38.n4.a713Revista Baiana de Saúde Pública; v. 38 n. 4 (2014); 7712318-26600100-023310.22278/2318-2660.2014.v38.N4reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/713/pdf_591Carvalho, Soraia MartinsMatos, Rosângela Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/713Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:15.383590Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de espaços coletivos e a função apoio nos processos de formação em saúde na Bahia.
title A produção de espaços coletivos e a função apoio nos processos de formação em saúde na Bahia.
spellingShingle A produção de espaços coletivos e a função apoio nos processos de formação em saúde na Bahia.
Carvalho, Soraia Martins
educação permanente
formação profissional
apoio pedagógico
title_short A produção de espaços coletivos e a função apoio nos processos de formação em saúde na Bahia.
title_full A produção de espaços coletivos e a função apoio nos processos de formação em saúde na Bahia.
title_fullStr A produção de espaços coletivos e a função apoio nos processos de formação em saúde na Bahia.
title_full_unstemmed A produção de espaços coletivos e a função apoio nos processos de formação em saúde na Bahia.
title_sort A produção de espaços coletivos e a função apoio nos processos de formação em saúde na Bahia.
author Carvalho, Soraia Martins
author_facet Carvalho, Soraia Martins
Matos, Rosângela Luz
author_role author
author2 Matos, Rosângela Luz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Soraia Martins
Matos, Rosângela Luz
dc.subject.por.fl_str_mv educação permanente
formação profissional
apoio pedagógico
topic educação permanente
formação profissional
apoio pedagógico
description A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde propõe uma articulação interinstitucional para tornar a rede pública de saúde uma rede de ensino-aprendizagem no exercício do trabalho. Para que isso se efetive, a prática pedagógica adotada nos processos educativos deve orientar-se pela dimensão da produção de subjetividades, de modo que os trabalhadores, individualmente ou em coletivos, experimentem a autoanálise e autogestão para que possam identificar suas necessidades e intervir sobre os problemas com autonomia. As ferramentas à disposição dos processos pedagógicos para promover implicações dos sujeitos na transformação da sua prática são muitas, entre elas as da análise institucional, em especial as diferentes formas da função apoio: institucional, matricial e pedagógico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir a produção de espaços coletivos, ferramentas e dispositivos ofertados nos processos educativos desenvolvidos pela Escola Estadual de Saúde Pública, bem como refletir como a função apoio pode potencializar as ações de educação permanente em saúde. No contexto do programa de estágio não obrigatório Cotidiano do SUS enquanto um Princípio Educativo, a produção das Oficinas de Acompanhamento Pedagógico possibilitou aos estudantes refletirem sobre a importância de aliar técnica e política na prática do trabalho em saúde, como também dar visibilidade aos espaços de aprendizagem nos quais estão inseridos. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/713
10.22278/2318-2660.2014.v38.n4.a713
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/713
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2014.v38.n4.a713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/713/pdf_591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 38 n. 4 (2014); 771
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2014.v38.N4
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948052598259712