O educador de apoio como um novo olhar para a supervisão pedagógica: um estudo em Pernambuco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9138 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de apresentar o retrato do Supervisor Pedagógico que atende as escolas Estaduais de Pernambuco que durante este trabalho chama-se educador de apoio, desde sua trajetória inicial, os entraves e desafios, aspectos pouco tratados na literatura. O enquadramento teórico foi orientado partindo de um breve histórico da educação brasileira com o surgimento deste profissional seguindo para o contexto pernambucano e as mudanças que ocorreram na nomenclatura de supervisão pedagógica para educador de apoio. Considerando a função de educador de apoio como importante para o desenvolvimento da escola como um todo, a investigação realizada ressalta possibilidades e limites dessa atuação profissional diante do compromisso com a educação pública. Partindo da compreensão de que o educador de apoio pertence ao conjunto de meios que contribui para o crescimento escolar de maneira dinâmica e atualizada examinamos os conceitos de uma supervisão reflexiva e os cenários de supervisão que moldam os educadores de apoio no contexto escolar. Para tanto procedemos com análise de documentos: legislações, fontes: Diário Oficial, Arquivos da Secretaria de Educação do Estado, depoimentos e entrevistas com os educadores que exerceram a função no início e atualmente. Finalmente, diante do estudo realizado destacamos que o educador de apoio que atende as escolas de Pernambuco é um colaborador que luta pela garantia do seu espaço no contexto escolar e pelo reconhecimento como ser histórico, produtor de sua existência, em sua relação com o mundo e, portanto, promova uma realidade, que se faz a partir do ensino caracterizado num compromisso da educação para a cidadania. |
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