BULLYING NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO COM BRASILEIROS E PORTUGUESES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Wanderlei Abadio de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Jorge Luiz da, Sampaio, Julliane Messias Cordeiro, Pereira, Beatriz Oliveira, Silva, Marta Angélica Iossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2390
Resumo: O bullying é reconhecido como um problema de saúde pública. Existem diferenças nas taxas de prevalência do fenômeno entre países, mas poucas discussões ampliam a compreensão sobre essa variação. Assim, este estudo objetivou identificar a prevalência e as características de vitimização por bullying entre estudantes brasileiros e portugueses de acordo com a idade, o sexo e o ano escolar. Para tanto, realizou-se um estudo transversal com 182 estudantes ? sendo 107 brasileiros e 75 portugueses ? que frequentavam o 5º e o 6º ano escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário autoaplicável e analisados estatisticamente pelo Teste Exato de Fisher. Os resultados permitiram a identificação de alta prevalência de estudantes vítimas de bullying nos dois países, sendo uma quantidade maior de estudantes do sexo masculino. A agressão verbal foi a mais sofrida nos dois países e a maioria dos estudantes relataram a outras pessoas as agressões. Além disso, demonstrou-se a universalidade do fenômeno, presente em escolas de diferentes contextos socioculturais. Assim, concluiu-se que o bullying influência no desenvolvimento, na saúde e no processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes em idade escolar. Palavras-chave: Violência. Saúde escolar. Saúde pública.
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