Bullying na adolescência: um estudo com brasileiros e portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/56745 |
Resumo: | O bullying é reconhecido como um problema de saúde pública. Existem diferenças nas taxas de prevalência do fenômeno entre países, mas poucas discussões ampliam a compreensão sobre essa variação. Assim, este estudo objetivou identificar a prevalência e as características de vitimização por bullying entre estudantes brasileiros e portugueses de acordo com a idade, o sexo e o ano escolar. Para tanto, realizou-se um estudo transversal com 182 estudantes − sendo 107 brasileiros e 75 portugueses − que frequentavam o 5º e o 6º ano escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário autoaplicável e analisados estatisticamente pelo Teste Exato de Fisher. Os resultados permitiram a identificação de alta prevalência de estudantes vítimas de bullying nos dois países, sendo uma quantidade maior de estudantes do sexo masculino. A agressão verbal foi a mais sofrida nos dois países e a maioria dos estudantes relataram a outras pessoas as agressões. Além disso, demonstrou-se a universalidade do fenômeno, presente em escolas de diferentes contextos socioculturais. Assim, concluiu-se que o bullying influência no desenvolvimento, na saúde e no processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes em idade escolar. |
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Bullying na adolescência: um estudo com brasileiros e portuguesesBullying during adolescence: a study with brazilians and portugueseBullying en la adolescencia: un estudio brasileños y portuguesesViolência. Saúde escolar. Saúde públicaViolence. School health. Public healthViolencia. Salud escolar. Salud pública.Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO bullying é reconhecido como um problema de saúde pública. Existem diferenças nas taxas de prevalência do fenômeno entre países, mas poucas discussões ampliam a compreensão sobre essa variação. Assim, este estudo objetivou identificar a prevalência e as características de vitimização por bullying entre estudantes brasileiros e portugueses de acordo com a idade, o sexo e o ano escolar. Para tanto, realizou-se um estudo transversal com 182 estudantes − sendo 107 brasileiros e 75 portugueses − que frequentavam o 5º e o 6º ano escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário autoaplicável e analisados estatisticamente pelo Teste Exato de Fisher. Os resultados permitiram a identificação de alta prevalência de estudantes vítimas de bullying nos dois países, sendo uma quantidade maior de estudantes do sexo masculino. A agressão verbal foi a mais sofrida nos dois países e a maioria dos estudantes relataram a outras pessoas as agressões. Além disso, demonstrou-se a universalidade do fenômeno, presente em escolas de diferentes contextos socioculturais. Assim, concluiu-se que o bullying influência no desenvolvimento, na saúde e no processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes em idade escolar.Bullying is known as a public health problem. There are differences in the prevalence rates of the phenomenon between countries, but few discussions expand the understanding of this variation. Thus, this study aimed to identify the prevalence and characteristics of bullying among Brazilian and Portuguese students according to age, to sex and school year. Therefore, a cross-sectional study was performed with a total of 182 students − being 107 Brazilian and 75 Portuguese students − attending the 5th and 6th grades. Data were collected through a self-applied questionnaire and statistically analyzed using Fisher’s Exact test. The results allowed the identification of a high prevalence of victims in both countries while the majority was male. Verbal aggression was the most common type in both countries and most students reported the aggressions to other people. Besides, it was evidenced the universality of the phenomenon that is present in schools from different sociocultural contexts. Thus, it was possible to conclude that the bullying influences the development, the health and the teaching-learning process of school-aged children and adolescents.El bullying es reconocido como un problema de salud pública. Hay diferencias en las tasas de prevalencia del fenómeno entre países, pero pocas discusiones amplían la comprensión de esta variación. Así, este estudio objetivó identificar la prevalencia y las características de la victimización por bullying entre estudiantes brasileños y portugueses según la edad, el sexo y el año escolar. Para ello, fue realizado un estudio transversal que incluyó 182 estudiantes − 107 brasileños y 75 portugueses − del 5º y 6º año escolar. Los datos fueron recogidos por medio de un cuestionario autoaplicable y analizados estadísticamente mediante por la Prueba Exacta de Fisher. Los resultados permitieron la identificación de alta prevalencia de estudiantes víctimas de bullying en los dos países, con una mayor cantidad de estudiantes del sexo masculino. La agresión verbal fue la más sufrida en los dos países y la mayoría de los estudiantes relató la agresión a otras personas. Además, fue demostrada la universalidad del fenómeno, presente en escuelas de diferentes contextos socioculturales. Así, concluyóse que el bullying afecta el desarrollo, la salud y el proceso de enseñanza-aprendizaje de niños y adolescentes con edad escolar.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoOliveira, Wanderlei Abadio deSilva, Jorge Luiz daSampaio, Julliane Messias CordeiroPereira, BeatrizSilva, Marta Angélica Iossi20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56745porOliveira, W.A., Silva, J.L., Sampaio, J.M.C., Pereira, B.O. & Silva, M.A.I. (2017). Bullying na adolescência: um estudo com estudantes brasileiros e portugueses. Revista Baiana de Saúde Pública, 41 (3), 614-627. DOI: 10.22278/2318-266010.22278/2318-2660.2017.v41.n3.a2390info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:32:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:32:05Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Oliveira, W.A., Silva, J.L., Sampaio, J.M.C., Pereira, B.O. & Silva, M.A.I. (2017). Bullying na adolescência: um estudo com estudantes brasileiros e portugueses. Revista Baiana de Saúde Pública, 41 (3), 614-627. DOI: 10.22278/2318-2660 10.22278/2318-2660.2017.v41.n3.a2390 |
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