REDE PET SAÚDE EM FEIRA DE SANTANA: O DESAFIO DA INTEGRALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Áurea Alécio de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos Souza, Eliane, Barros Pereira, Hernane Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/545
Resumo: O Programa de educação pelo trabalho para a saúde (PET Saúde), iniciado em 2009, com ênfase na Estratégia Saúde da Família, em 2011, ampliou seu campo aos serviços de média e alta densidade tecnológica, com o propósito de reorientar a formação profissional. Essa ampliação se deu na tentativa de garantir uma abordagem integral do processo saúde-doença, promovendo transformações na geração de conhecimentos, ensino-aprendizagem e de prestação de serviços de saúde à população, além do fomento a grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o serviço público de saúde. Em 2012, com os cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia, Educação Física e Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, constituíram-se cinco subprojetos: Saúde da Família, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Urgência e Emergência e Vigilância em Saúde. Um dos desafios postos foi o de possibilitar experiências na produção do cuidado, em uma abordagem integral do processo saúde-doença com incorporação do trabalho em rede como princípio educativo. Discute-se neste artigo as possibilidades da consolidação da Integralidade na formação dos profissionais e nas mudanças na Rede de Atenção à Saúde. Aqui, a Integralidade é assumida como uma ação social resultante da permanente interaçãodos atores na relação demanda e oferta, em planos distintos de atenção à saúde, nos quais os aspectos subjetivos e objetivos sejam considerados.
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