IMPACTO DO PET-SAÚDE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1682 |
Resumo: | O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é uma ação intersetorial direcionada para o fortalecimento de áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. O objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições e limitações do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde na formação de estudantes da área da saúde. Realizou-se revisão integrativa da literatura nas bases de dados Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A limitação temporal compreendeu os anos de 2008 a 2014. Do levantamento, resultaram 14 artigos, sendo estabelecidas três categorias temáticas mediante análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é ferramenta transformadora da formação profissional por possibilitar a integração ensino-serviço-comunidade pautada na interdisciplinaridade e por propiciar um preparo profissional voltado para as necessidades do Sistema Único de Saúde. Algumas limitações foram apontadas, como a indisponibilidade de tempo acadêmico para a atuação no Programa, a não colaboração dos profissionais, o insuficiente engajamento dos preceptores nas atividades propostas e a atuação multiprofissional fragmentada. Concluiu-se que o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde propôs uma ótica peculiar para a articulação ensino-serviço-comunidade, procurando integrar os estudantes dos cursos de graduação aos serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde, principalmente aqueles relacionados à atenção primária, a fim de possibilitar a prática de novas experiências. Palavras-chave: Educação superior. Sistema Único de Saúde. Serviços de integração docente-assistencial. |
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