ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COM BASE NOS RELATOS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Doracy Karoline Simões de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Neves, Robson da Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/331
Resumo: A implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe mudanças na formação dos trabalhadores da saúde no Brasil, sobretudo, para atuar em contextos complexos como na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo deste estudo foi realizar uma análise crítica dos significados dos discursos vivenciados pelos acadêmicos da disciplina de estágio em Saúde Coletiva do curso de fisioterapia da UFPB, sob a ótica dos princípios e diretrizes para a APS e dos processos que permeiam a prática formadora na graduação em fisioterapia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a aplicaçãoda análise do discurso, orientada teoricamente pelos conceitos de interdisciplinaridade e integralidade. Os resultados revelam que os estudantes transportam para a APS o modelo flexneriano de ensino, apresentando dificuldades em operacionalizar atividades coletivas de forma interdisciplinar, vinculam a atenção integral aos casos de maior complexidade e apropriam-se de um discurso de integralidade que não se reflete na prática. Concluiu-se que a ideologia dominante na formação ainda é aquela que prima por graduar fisioterapeutas para servir às classes dominantes numa lógica hospitalocêntrica.
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