ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COM BASE NOS RELATOS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/331 |
Resumo: | A implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe mudanças na formação dos trabalhadores da saúde no Brasil, sobretudo, para atuar em contextos complexos como na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo deste estudo foi realizar uma análise crítica dos significados dos discursos vivenciados pelos acadêmicos da disciplina de estágio em Saúde Coletiva do curso de fisioterapia da UFPB, sob a ótica dos princípios e diretrizes para a APS e dos processos que permeiam a prática formadora na graduação em fisioterapia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a aplicaçãoda análise do discurso, orientada teoricamente pelos conceitos de interdisciplinaridade e integralidade. Os resultados revelam que os estudantes transportam para a APS o modelo flexneriano de ensino, apresentando dificuldades em operacionalizar atividades coletivas de forma interdisciplinar, vinculam a atenção integral aos casos de maior complexidade e apropriam-se de um discurso de integralidade que não se reflete na prática. Concluiu-se que a ideologia dominante na formação ainda é aquela que prima por graduar fisioterapeutas para servir às classes dominantes numa lógica hospitalocêntrica. |
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ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COM BASE NOS RELATOS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIAAtenção Primária à SaúdeFisioterapiaPesquisa qualitativaInstituições de Ensino SuperiorA implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe mudanças na formação dos trabalhadores da saúde no Brasil, sobretudo, para atuar em contextos complexos como na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo deste estudo foi realizar uma análise crítica dos significados dos discursos vivenciados pelos acadêmicos da disciplina de estágio em Saúde Coletiva do curso de fisioterapia da UFPB, sob a ótica dos princípios e diretrizes para a APS e dos processos que permeiam a prática formadora na graduação em fisioterapia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a aplicaçãoda análise do discurso, orientada teoricamente pelos conceitos de interdisciplinaridade e integralidade. Os resultados revelam que os estudantes transportam para a APS o modelo flexneriano de ensino, apresentando dificuldades em operacionalizar atividades coletivas de forma interdisciplinar, vinculam a atenção integral aos casos de maior complexidade e apropriam-se de um discurso de integralidade que não se reflete na prática. Concluiu-se que a ideologia dominante na formação ainda é aquela que prima por graduar fisioterapeutas para servir às classes dominantes numa lógica hospitalocêntrica.SESAB2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/33110.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a331Revista Baiana de Saúde Pública; v. 37 n. 1 (2013); 872318-26600100-023310.22278/2318-2660.2013.v37.N1reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/331/359https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/331/1309Medeiros, Doracy Karoline Simões deNeves, Robson da Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/331Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:06.590969Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false |
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