COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL NA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Cintia Maria Moraes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Mariluce Karla Bomfim de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1973
Resumo: A cooperação entre governos busca o estabelecimento das relações de caráter cooperativo e a viabilização das ações de saúde e o acesso a estas. Este estudo qualitativo teve por objetivos descrever o processo de cooperação intermunicipal em saúde e identificar dificuldades, facilidades e potencialidades para a sua prática, com base na percepção dos gestores municipais de uma região de saúde da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados em 18 entrevistas. As categorias de análise referiram o conhecimento e as práticas de cooperação intermunicipal em saúde e as dificuldades, facilidades e potencialidades nesse processo. Os resultados destacaram, dentre as práticas cooperativas implementadas na região, a pactuação e o expressivo uso da cooperação informal. As dificuldades apontadas foram a não implementação das metas estipuladas na Programação Pactuada Integrada por parte dos municípios executores, a falta de estrutura da Rede de Atenção à Saúde no seu caráter regional, o subfinanciamento e o partidarismo político. Quanto às facilidades/potencialidades, foi referido o processo de comunicação e a boa relação interpessoal entre os gestores, a existência da comissão enquanto espaço propiciador das discussões e negociações e a estrutura da rede de saúde municipal. Concluiu-se que a implementação das práticas cooperativas adequadas à realidade da região de saúde possibilitou a formação de uma rede estruturada, haja vista o caráter fortalecedor da cooperação intermunicipal para o processo de regionalização solidária. Palavras-chave: Cooperação horizontal. Gestor de saúde. Regionalização.
id IBICT-3_f9cb46fa999cff3c06e04a57a5da5712
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1973
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL NA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SAÚDECooperação horizontalCooperação HorizontalGestor de saúdegestor de saúdeRegionalizaçãoregionalizaçãoA cooperação entre governos busca o estabelecimento das relações de caráter cooperativo e a viabilização das ações de saúde e o acesso a estas. Este estudo qualitativo teve por objetivos descrever o processo de cooperação intermunicipal em saúde e identificar dificuldades, facilidades e potencialidades para a sua prática, com base na percepção dos gestores municipais de uma região de saúde da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados em 18 entrevistas. As categorias de análise referiram o conhecimento e as práticas de cooperação intermunicipal em saúde e as dificuldades, facilidades e potencialidades nesse processo. Os resultados destacaram, dentre as práticas cooperativas implementadas na região, a pactuação e o expressivo uso da cooperação informal. As dificuldades apontadas foram a não implementação das metas estipuladas na Programação Pactuada Integrada por parte dos municípios executores, a falta de estrutura da Rede de Atenção à Saúde no seu caráter regional, o subfinanciamento e o partidarismo político. Quanto às facilidades/potencialidades, foi referido o processo de comunicação e a boa relação interpessoal entre os gestores, a existência da comissão enquanto espaço propiciador das discussões e negociações e a estrutura da rede de saúde municipal. Concluiu-se que a implementação das práticas cooperativas adequadas à realidade da região de saúde possibilitou a formação de uma rede estruturada, haja vista o caráter fortalecedor da cooperação intermunicipal para o processo de regionalização solidária. Palavras-chave: Cooperação horizontal. Gestor de saúde. Regionalização.SESAB2017-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/epub+ziphttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/197310.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a1973Revista Baiana de Saúde Pública; v. 40 n. 3 (2016)2318-26600100-023310.22278/2318-2660.2016.v40.N3reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1973/2088https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1973/2089https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1973/2090Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Cintia Maria MoraesSouza, Mariluce Karla Bomfim de2020-12-03T23:07:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1973Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:48.741015Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL NA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SAÚDE
title COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL NA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SAÚDE
spellingShingle COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL NA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SAÚDE
Carneiro, Cintia Maria Moraes
Cooperação horizontal
Cooperação Horizontal
Gestor de saúde
gestor de saúde
Regionalização
regionalização
title_short COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL NA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SAÚDE
title_full COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL NA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SAÚDE
title_fullStr COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL NA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SAÚDE
title_full_unstemmed COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL NA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SAÚDE
title_sort COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL NA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SAÚDE
author Carneiro, Cintia Maria Moraes
author_facet Carneiro, Cintia Maria Moraes
Souza, Mariluce Karla Bomfim de
author_role author
author2 Souza, Mariluce Karla Bomfim de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Cintia Maria Moraes
Souza, Mariluce Karla Bomfim de
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação horizontal
Cooperação Horizontal
Gestor de saúde
gestor de saúde
Regionalização
regionalização
topic Cooperação horizontal
Cooperação Horizontal
Gestor de saúde
gestor de saúde
Regionalização
regionalização
description A cooperação entre governos busca o estabelecimento das relações de caráter cooperativo e a viabilização das ações de saúde e o acesso a estas. Este estudo qualitativo teve por objetivos descrever o processo de cooperação intermunicipal em saúde e identificar dificuldades, facilidades e potencialidades para a sua prática, com base na percepção dos gestores municipais de uma região de saúde da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados em 18 entrevistas. As categorias de análise referiram o conhecimento e as práticas de cooperação intermunicipal em saúde e as dificuldades, facilidades e potencialidades nesse processo. Os resultados destacaram, dentre as práticas cooperativas implementadas na região, a pactuação e o expressivo uso da cooperação informal. As dificuldades apontadas foram a não implementação das metas estipuladas na Programação Pactuada Integrada por parte dos municípios executores, a falta de estrutura da Rede de Atenção à Saúde no seu caráter regional, o subfinanciamento e o partidarismo político. Quanto às facilidades/potencialidades, foi referido o processo de comunicação e a boa relação interpessoal entre os gestores, a existência da comissão enquanto espaço propiciador das discussões e negociações e a estrutura da rede de saúde municipal. Concluiu-se que a implementação das práticas cooperativas adequadas à realidade da região de saúde possibilitou a formação de uma rede estruturada, haja vista o caráter fortalecedor da cooperação intermunicipal para o processo de regionalização solidária. Palavras-chave: Cooperação horizontal. Gestor de saúde. Regionalização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1973
10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a1973
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1973
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a1973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1973/2088
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1973/2089
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/1973/2090
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Baiana de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 40 n. 3 (2016)
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2016.v40.N3
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948055203971072