FATORES ASSOCIADOS À SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
DOI: | 10.22278/2318-2660.2012.v36.n2.a473 |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/473 |
Resumo: | Há poucas investigações sobre os aspectos que interferem na satisfação dos usuários com os serviços de reabilitação. O objetivo deste artigo é identificar os fatores associados à satisfação dos usuários em serviços de fisioterapia. Trata-se de um estudo transversal realizado em seis ambulatórios de fisioterapia do município de Jequié, Bahia. Aplicou-se um questionário a 157 usuários, com informações sociodemográficas e com parte do questionário de satisfação do usuário do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde. As análises estatísticas foram realizadas com o programa SPSS® versão 15.0. Os resultados indicam que a média de idade dos participantes é 52,6 anos; 95 (60,5%) são do sexo feminino; e a maior demanda ocorre nas especialidades de ortopedia/traumatologia 124 (79,0%), seguido de neurologia 22 (14,0%). Os usuários demonstraram satisfação nas dimensões de interação usuário-terapeuta e infraestrutura dos serviços. Associação estatística significante foi encontrada entre insatisfação e o tempo de espera, desde a marcação na central de regulação até a efetivação da assistência dentro do ambulatório. O estudo aponta que a demora no acesso aos serviços de fisioterapia é um importante fator de insatisfação. Conclui-se que o acesso integral aos serviços de fisioterapia por meio do SUS exige a formulação de modelos organizacionais e de tecnologias que possibilitem a redução do tempo de espera para o atendimento. |
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FATORES ASSOCIADOS À SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM SERVIÇOS DE FISIOTERAPIAFACTORS ASSOCIATED WITH USER SATISFACTION IN PHYSIOTHERAPY SERVICEFisioterapiaSatisfação do pacienteQualidade da assistência à saúdePhysical therapy specialtyPatient satisfactionQuality of health careHá poucas investigações sobre os aspectos que interferem na satisfação dos usuários com os serviços de reabilitação. O objetivo deste artigo é identificar os fatores associados à satisfação dos usuários em serviços de fisioterapia. Trata-se de um estudo transversal realizado em seis ambulatórios de fisioterapia do município de Jequié, Bahia. Aplicou-se um questionário a 157 usuários, com informações sociodemográficas e com parte do questionário de satisfação do usuário do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde. As análises estatísticas foram realizadas com o programa SPSS® versão 15.0. Os resultados indicam que a média de idade dos participantes é 52,6 anos; 95 (60,5%) são do sexo feminino; e a maior demanda ocorre nas especialidades de ortopedia/traumatologia 124 (79,0%), seguido de neurologia 22 (14,0%). Os usuários demonstraram satisfação nas dimensões de interação usuário-terapeuta e infraestrutura dos serviços. Associação estatística significante foi encontrada entre insatisfação e o tempo de espera, desde a marcação na central de regulação até a efetivação da assistência dentro do ambulatório. O estudo aponta que a demora no acesso aos serviços de fisioterapia é um importante fator de insatisfação. Conclui-se que o acesso integral aos serviços de fisioterapia por meio do SUS exige a formulação de modelos organizacionais e de tecnologias que possibilitem a redução do tempo de espera para o atendimento.There are few studies on the aspects that affect user satisfaction with rehabilitation services. The objective of this paper is to identify factors associated with user satisfaction in physical therapy services. This is a cross-sectional study carried out in six ambulatories of physiotherapy in the city of Jequié, Bahia, Brazil. A questionnaire was applied to 157 users, with socio-demographic information and with a part of the survey on user satisfaction of the National Assessment Program of Health Services. Statistical analyses were performed with SPSS® version 15.0. The results indicate that the average age of participants is 52.6 years, 95 (60.5%) are female; and the greatest demand occurs with the specialties of orthopedic/traumatology 124 (79.0%), followed by neurology 22 (14.0%). Users expressed satisfaction on the dimensions of therapist-user interaction and infrastructure services. Statistically significant association was found between dissatisfaction and the waiting time, beginning with making an appointment at the central regulation to the care itself within the clinic. This study suggests that the delay in the access to physiotherapy services is an important factor of dissatisfaction. We conclude that the full access to physiotherapy service through SUS requires the formulation of organizational models and technologies that enable the reduction of patient waiting time for treatment.SESAB2013-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/47310.22278/2318-2660.2012.v36.n2.a473Revista Baiana de Saúde Pública; v. 36 n. 2 (2012); 5142318-26600100-023310.22278/2318-2660.2012.v36.N2reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/473/pdf_139Brito, Thaís AlvesJesus, Cleber Souza deFernandes, Marcos Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/473Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:10.100477Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false |
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