AvaliaÃÃo da assistÃncia fisioterapÃutica sob a Ãptica do usuÃrio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7660 |
Resumo: | O estudo avalia a assistÃncia fisioterapÃutica na Unidade de Medicina FÃsica e ReabilitaÃÃo do Hospital da PolÃcia Militar em Fortaleza-CE, sob a Ãptica dos usuÃrios. O inquÃrito foi constituÃdo por um questionÃrio, com questÃes fechadas e abertas, agrupadas em seis aspectos: 1. perfil sociodemogrÃfico e nosolÃgico; 2. acesso ao serviÃo; 3. caracterÃsticas gerais do serviÃo; 4. caracterÃsticas da assistÃncia fisioterapÃutica; 5. percepÃÃo da funÃÃo como usuÃrios e 6. satisfaÃÃo do usuÃrio. O instrumento foi aplicado aos 172 usuÃrios presentes na InstituiÃÃo entre setembro a novembro de 2002. Os dados/informaÃÃes coletados, referentes aos aspectos quantitativos, e as informaÃÃes quantificadas a partir da anÃlise de conteÃdo temÃtica, foram analisados atravÃs do software EPI INFO versÃo 6.04b, aplicando a razÃo de proporÃÃo e a prova do qui-quadrado, com o nÃvel de significÃncia de 5%. Sob a Ãptica dos usuÃrios, os dados/informaÃÃes desta pesquisa parecem apontar para uma assistÃncia fisioterapÃutica satisfatÃria nos aspectos de processo e resultados do atendimento nesta unidade, apesar da deficiÃncia em alguns itens de estrutura. Os fatores que se mostraram associados com a satisfaÃÃo do atendimento fisioterapÃutico foram: a faixa etÃria (p=0.00019); a quantidade de equipamentos (p=0.02117); a conservaÃÃo dos equipamentos (p=0.00017); o atendimento na recepÃÃo (p=0.00541); informar prognÃstico fisioterapÃutico (p=0.00235); informar tratamento fisioterapÃutico (p=0.01101); informar evoluÃÃo (p=0.00014); orientar cuidados durante as atividades diÃrias (p=0.00141); fisioterapeuta demonstra interesse em conhecer as dÃvidas dos usuÃrios e procura ajudÃ-lo (p=0.00009); a relaÃÃo fisioterapeuta-usuÃrio (p=0.00004); expectativas atendidas (p=0.00009); algo que gostaria de receber e nÃo està recebendo â necessidades (p=0.000003); e a satisfaÃÃo com o resultado parcial da assistÃncia fisioterapÃutica (p=0.00076). Entretanto, esses aspectos devem ser considerados com certa precauÃÃo, para nÃo perpetuar o status quo dos usuÃrios, dando uma falsa condiÃÃo satisfatÃria ao serviÃo, pois a maioria dos entrevistados provavelmente exercia funÃÃo passiva como consumidores deste serviÃo no sistema de saÃde. AlÃm desse aspecto, tais conclusÃes nÃo nos permitem de forma precisa responder à pergunta contida em um dos nossos objetivos: âQual foi o nÃvel de qualidade da assistÃncia prestada?â. Isso porque nos faltam critÃrios padrÃes explicativos aplicÃveis ao nosso meio. O desenvolvimento desses critÃrios de qualidade deveria ser um objeto prioritÃrio de futuras pesquisas na Ãrea da avaliaÃÃo qualitativa em assistÃncia fisioterapÃutica. Observa-se que a qualidade da assistÃncia fisioterapÃutica, neste estudo, tambÃm depende das condiÃÃes objetivas para o funcionamento da Unidade. NÃo basta a satisfaÃÃo individual, quanto Ãs necessidades e expectativas, pois à necessÃria tambÃm toda uma gama de relaÃÃes e de condiÃÃes materiais para que os serviÃos prestem um atendimento de qualidade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da assistÃncia fisioterapÃutica sob a Ãptica do usuÃrioEvaluation of the physiotherapeutic assistance under the usersâ point of view2003-07-31Fernando Josà Pires de Sousa09090932372Fernando Josà Pires de SousaRaimunda MagalhÃes da Silva04693540382Raimunda MagalhÃes da SilvaIvelise Regina Canito Brasil30931339391Ivelise Regina Canito BrasilMaria Cristina Blanco Struffaldi0042654386625876864315http://lattes.cnpq.br/6058970989334634Milena Sampaio MagalhÃesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde PÃblicaUFCBRphysical therapy (specialty) consumer satisfaction quality of health careSAUDE COLETIVAO estudo avalia a assistÃncia fisioterapÃutica na Unidade de Medicina FÃsica e ReabilitaÃÃo do Hospital da PolÃcia Militar em Fortaleza-CE, sob a Ãptica dos usuÃrios. O inquÃrito foi constituÃdo por um questionÃrio, com questÃes fechadas e abertas, agrupadas em seis aspectos: 1. perfil sociodemogrÃfico e nosolÃgico; 2. acesso ao serviÃo; 3. caracterÃsticas gerais do serviÃo; 4. caracterÃsticas da assistÃncia fisioterapÃutica; 5. percepÃÃo da funÃÃo como usuÃrios e 6. satisfaÃÃo do usuÃrio. O instrumento foi aplicado aos 172 usuÃrios presentes na InstituiÃÃo entre setembro a novembro de 2002. Os dados/informaÃÃes coletados, referentes aos aspectos quantitativos, e as informaÃÃes quantificadas a partir da anÃlise de conteÃdo temÃtica, foram analisados atravÃs do software EPI INFO versÃo 6.04b, aplicando a razÃo de proporÃÃo e a prova do qui-quadrado, com o nÃvel de significÃncia de 5%. Sob a Ãptica dos usuÃrios, os dados/informaÃÃes desta pesquisa parecem apontar para uma assistÃncia fisioterapÃutica satisfatÃria nos aspectos de processo e resultados do atendimento nesta unidade, apesar da deficiÃncia em alguns itens de estrutura. Os fatores que se mostraram associados com a satisfaÃÃo do atendimento fisioterapÃutico foram: a faixa etÃria (p=0.00019); a quantidade de equipamentos (p=0.02117); a conservaÃÃo dos equipamentos (p=0.00017); o atendimento na recepÃÃo (p=0.00541); informar prognÃstico fisioterapÃutico (p=0.00235); informar tratamento fisioterapÃutico (p=0.01101); informar evoluÃÃo (p=0.00014); orientar cuidados durante as atividades diÃrias (p=0.00141); fisioterapeuta demonstra interesse em conhecer as dÃvidas dos usuÃrios e procura ajudÃ-lo (p=0.00009); a relaÃÃo fisioterapeuta-usuÃrio (p=0.00004); expectativas atendidas (p=0.00009); algo que gostaria de receber e nÃo està recebendo â necessidades (p=0.000003); e a satisfaÃÃo com o resultado parcial da assistÃncia fisioterapÃutica (p=0.00076). Entretanto, esses aspectos devem ser considerados com certa precauÃÃo, para nÃo perpetuar o status quo dos usuÃrios, dando uma falsa condiÃÃo satisfatÃria ao serviÃo, pois a maioria dos entrevistados provavelmente exercia funÃÃo passiva como consumidores deste serviÃo no sistema de saÃde. AlÃm desse aspecto, tais conclusÃes nÃo nos permitem de forma precisa responder à pergunta contida em um dos nossos objetivos: âQual foi o nÃvel de qualidade da assistÃncia prestada?â. Isso porque nos faltam critÃrios padrÃes explicativos aplicÃveis ao nosso meio. O desenvolvimento desses critÃrios de qualidade deveria ser um objeto prioritÃrio de futuras pesquisas na Ãrea da avaliaÃÃo qualitativa em assistÃncia fisioterapÃutica. Observa-se que a qualidade da assistÃncia fisioterapÃutica, neste estudo, tambÃm depende das condiÃÃes objetivas para o funcionamento da Unidade. NÃo basta a satisfaÃÃo individual, quanto Ãs necessidades e expectativas, pois à necessÃria tambÃm toda uma gama de relaÃÃes e de condiÃÃes materiais para que os serviÃos prestem um atendimento de qualidade.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7660application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:44Zmail@mail.com - |
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O estudo avalia a assistÃncia fisioterapÃutica na Unidade de Medicina FÃsica e ReabilitaÃÃo do Hospital da PolÃcia Militar em Fortaleza-CE, sob a Ãptica dos usuÃrios. O inquÃrito foi constituÃdo por um questionÃrio, com questÃes fechadas e abertas, agrupadas em seis aspectos: 1. perfil sociodemogrÃfico e nosolÃgico; 2. acesso ao serviÃo; 3. caracterÃsticas gerais do serviÃo; 4. caracterÃsticas da assistÃncia fisioterapÃutica; 5. percepÃÃo da funÃÃo como usuÃrios e 6. satisfaÃÃo do usuÃrio. O instrumento foi aplicado aos 172 usuÃrios presentes na InstituiÃÃo entre setembro a novembro de 2002. Os dados/informaÃÃes coletados, referentes aos aspectos quantitativos, e as informaÃÃes quantificadas a partir da anÃlise de conteÃdo temÃtica, foram analisados atravÃs do software EPI INFO versÃo 6.04b, aplicando a razÃo de proporÃÃo e a prova do qui-quadrado, com o nÃvel de significÃncia de 5%. Sob a Ãptica dos usuÃrios, os dados/informaÃÃes desta pesquisa parecem apontar para uma assistÃncia fisioterapÃutica satisfatÃria nos aspectos de processo e resultados do atendimento nesta unidade, apesar da deficiÃncia em alguns itens de estrutura. Os fatores que se mostraram associados com a satisfaÃÃo do atendimento fisioterapÃutico foram: a faixa etÃria (p=0.00019); a quantidade de equipamentos (p=0.02117); a conservaÃÃo dos equipamentos (p=0.00017); o atendimento na recepÃÃo (p=0.00541); informar prognÃstico fisioterapÃutico (p=0.00235); informar tratamento fisioterapÃutico (p=0.01101); informar evoluÃÃo (p=0.00014); orientar cuidados durante as atividades diÃrias (p=0.00141); fisioterapeuta demonstra interesse em conhecer as dÃvidas dos usuÃrios e procura ajudÃ-lo (p=0.00009); a relaÃÃo fisioterapeuta-usuÃrio (p=0.00004); expectativas atendidas (p=0.00009); algo que gostaria de receber e nÃo està recebendo â necessidades (p=0.000003); e a satisfaÃÃo com o resultado parcial da assistÃncia fisioterapÃutica (p=0.00076). Entretanto, esses aspectos devem ser considerados com certa precauÃÃo, para nÃo perpetuar o status quo dos usuÃrios, dando uma falsa condiÃÃo satisfatÃria ao serviÃo, pois a maioria dos entrevistados provavelmente exercia funÃÃo passiva como consumidores deste serviÃo no sistema de saÃde. AlÃm desse aspecto, tais conclusÃes nÃo nos permitem de forma precisa responder à pergunta contida em um dos nossos objetivos: âQual foi o nÃvel de qualidade da assistÃncia prestada?â. Isso porque nos faltam critÃrios padrÃes explicativos aplicÃveis ao nosso meio. O desenvolvimento desses critÃrios de qualidade deveria ser um objeto prioritÃrio de futuras pesquisas na Ãrea da avaliaÃÃo qualitativa em assistÃncia fisioterapÃutica. Observa-se que a qualidade da assistÃncia fisioterapÃutica, neste estudo, tambÃm depende das condiÃÃes objetivas para o funcionamento da Unidade. NÃo basta a satisfaÃÃo individual, quanto Ãs necessidades e expectativas, pois à necessÃria tambÃm toda uma gama de relaÃÃes e de condiÃÃes materiais para que os serviÃos prestem um atendimento de qualidade. |
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