Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | P2P e Inovação |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4345 |
Resumo: | As políticas educacionais sobre gênero obtiveram mudanças significativas para consolidar direitos nos últimos doze anos, no entanto, em junho de 2014, discursos contrários a essas políticas na esfera da educação pública culminaram em uma intensa polêmica no cenário político brasileiro. Discursos da bancada conservadora alegavam que ao introduzir ‘ideologia de gênero nas escolas’ os conceitos de homem, mulher e família seriam deturpados e que assim caberia que o tema fosse discutido em seus lares com suas famílias. Nessa perspectiva, esse trabalho objetiva analisar se essa polêmica resultou na falta de legitimidade em se tratar a matéria nas escolas públicas. |
id |
IBICT-4_cc5c804894671b21a2879131df68891a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/4345 |
network_acronym_str |
IBICT-4 |
network_name_str |
P2P e Inovação |
spelling |
Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ)As políticas educacionais sobre gênero obtiveram mudanças significativas para consolidar direitos nos últimos doze anos, no entanto, em junho de 2014, discursos contrários a essas políticas na esfera da educação pública culminaram em uma intensa polêmica no cenário político brasileiro. Discursos da bancada conservadora alegavam que ao introduzir ‘ideologia de gênero nas escolas’ os conceitos de homem, mulher e família seriam deturpados e que assim caberia que o tema fosse discutido em seus lares com suas famílias. Nessa perspectiva, esse trabalho objetiva analisar se essa polêmica resultou na falta de legitimidade em se tratar a matéria nas escolas públicas.IBICTLarangeira, Marcelo FariasLima, Andrea Peres2018-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/434510.21721/p2p.2018v5n1.p141-155P2P & INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 141-155P2P E INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 141-1552358-7814reponame:P2P e Inovaçãoinstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologiainstacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/4345/3757Direitos autorais 2018 P2P E INOVAÇÃOhttps://creativecommons.org/licenses/by/3.0/info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-11T18:21:55Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ) |
title |
Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ) |
spellingShingle |
Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ) Larangeira, Marcelo Farias |
title_short |
Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ) |
title_full |
Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ) |
title_fullStr |
Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ) |
title_full_unstemmed |
Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ) |
title_sort |
Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ) |
author |
Larangeira, Marcelo Farias |
author_facet |
Larangeira, Marcelo Farias Lima, Andrea Peres |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Andrea Peres |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larangeira, Marcelo Farias Lima, Andrea Peres |
dc.description.none.fl_txt_mv |
As políticas educacionais sobre gênero obtiveram mudanças significativas para consolidar direitos nos últimos doze anos, no entanto, em junho de 2014, discursos contrários a essas políticas na esfera da educação pública culminaram em uma intensa polêmica no cenário político brasileiro. Discursos da bancada conservadora alegavam que ao introduzir ‘ideologia de gênero nas escolas’ os conceitos de homem, mulher e família seriam deturpados e que assim caberia que o tema fosse discutido em seus lares com suas famílias. Nessa perspectiva, esse trabalho objetiva analisar se essa polêmica resultou na falta de legitimidade em se tratar a matéria nas escolas públicas. |
description |
As políticas educacionais sobre gênero obtiveram mudanças significativas para consolidar direitos nos últimos doze anos, no entanto, em junho de 2014, discursos contrários a essas políticas na esfera da educação pública culminaram em uma intensa polêmica no cenário político brasileiro. Discursos da bancada conservadora alegavam que ao introduzir ‘ideologia de gênero nas escolas’ os conceitos de homem, mulher e família seriam deturpados e que assim caberia que o tema fosse discutido em seus lares com suas famílias. Nessa perspectiva, esse trabalho objetiva analisar se essa polêmica resultou na falta de legitimidade em se tratar a matéria nas escolas públicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4345 10.21721/p2p.2018v5n1.p141-155 |
url |
http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4345 |
identifier_str_mv |
10.21721/p2p.2018v5n1.p141-155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4345/3757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 P2P E INOVAÇÃO https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 P2P E INOVAÇÃO https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
P2P & INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 141-155 P2P E INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 141-155 2358-7814 reponame:P2P e Inovação instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia instacron:IBICT |
reponame_str |
P2P e Inovação |
collection |
P2P e Inovação |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1633520620407881728 |