AS FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGENS APLICADAS ÀS STARTUPS BRASILEIRAS DE BASE TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Ricardo Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santa Rita, Luciana Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: P2P e Inovação
Texto Completo: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5161
Resumo: A evolução tecnológica observada nas últimas décadas proporcionou uma mudança radical na forma em que as empresas se organizam quando comparado com os modelos organizacionais desenvolvidos no século XX. Neste sentido, o conhecimento passou a ser elemento capaz de agregar valor para as novas organizações que se desenvolvem em ambientes de incertezas em relação ao sucesso, denominadas startups. Diante do exposto, esses empreendimentos digitais buscam continuamente aplicar ferramentas para gerenciar os conhecimentos implícitos e explícitos para alcançar maiores vantagens em relação às organizações concorrentes. Destarte, o objetivo da presente pesquisa foi analisar as vantagens de quatro ferramentas de gestão, a saber: redes sociais, chats, podcasts e videocasts, nas startups nacionais Cittamobi, DeÔnibus e Easy Taxi. Quando são desenvolvidas e implementadas as ferramentas de gestão do conhecimento nas startups, é possível uma maior aproximação com os usuários, melhor alcance de disseminação dos produtos e serviços ofertados, e consequentemente cativação de novos públicos.Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Ferramentas. Startups. Tecnologia.
id IBICT-4_e0b8432d378ea11b58e70c020a1411a2
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/5161
network_acronym_str IBICT-4
network_name_str P2P e Inovação
spelling AS FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGENS APLICADAS ÀS STARTUPS BRASILEIRAS DE BASE TECNOLÓGICAA evolução tecnológica observada nas últimas décadas proporcionou uma mudança radical na forma em que as empresas se organizam quando comparado com os modelos organizacionais desenvolvidos no século XX. Neste sentido, o conhecimento passou a ser elemento capaz de agregar valor para as novas organizações que se desenvolvem em ambientes de incertezas em relação ao sucesso, denominadas startups. Diante do exposto, esses empreendimentos digitais buscam continuamente aplicar ferramentas para gerenciar os conhecimentos implícitos e explícitos para alcançar maiores vantagens em relação às organizações concorrentes. Destarte, o objetivo da presente pesquisa foi analisar as vantagens de quatro ferramentas de gestão, a saber: redes sociais, chats, podcasts e videocasts, nas startups nacionais Cittamobi, DeÔnibus e Easy Taxi. Quando são desenvolvidas e implementadas as ferramentas de gestão do conhecimento nas startups, é possível uma maior aproximação com os usuários, melhor alcance de disseminação dos produtos e serviços ofertados, e consequentemente cativação de novos públicos.Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Ferramentas. Startups. Tecnologia.IBICTLima, Paulo Ricardo SilvaSanta Rita, Luciana Peixoto2020-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/516110.21721/p2p.2020v6n2.p178-194P2P & INOVAÇÃO; v. 6, n. 2 (2020): P2P & INOVAÇÃO; 178-194P2P E INOVAÇÃO; v. 6, n. 2 (2020): P2P & INOVAÇÃO; 178-1942358-7814reponame:P2P e Inovaçãoinstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologiainstacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/5161/4385http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5161/4414Direitos autorais 2020 P2P E INOVAÇÃOhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-21T22:40:48Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv AS FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGENS APLICADAS ÀS STARTUPS BRASILEIRAS DE BASE TECNOLÓGICA
title AS FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGENS APLICADAS ÀS STARTUPS BRASILEIRAS DE BASE TECNOLÓGICA
spellingShingle AS FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGENS APLICADAS ÀS STARTUPS BRASILEIRAS DE BASE TECNOLÓGICA
Lima, Paulo Ricardo Silva
title_short AS FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGENS APLICADAS ÀS STARTUPS BRASILEIRAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_full AS FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGENS APLICADAS ÀS STARTUPS BRASILEIRAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_fullStr AS FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGENS APLICADAS ÀS STARTUPS BRASILEIRAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_full_unstemmed AS FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGENS APLICADAS ÀS STARTUPS BRASILEIRAS DE BASE TECNOLÓGICA
title_sort AS FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO VANTAGENS APLICADAS ÀS STARTUPS BRASILEIRAS DE BASE TECNOLÓGICA
author Lima, Paulo Ricardo Silva
author_facet Lima, Paulo Ricardo Silva
Santa Rita, Luciana Peixoto
author_role author
author2 Santa Rita, Luciana Peixoto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paulo Ricardo Silva
Santa Rita, Luciana Peixoto
dc.description.none.fl_txt_mv A evolução tecnológica observada nas últimas décadas proporcionou uma mudança radical na forma em que as empresas se organizam quando comparado com os modelos organizacionais desenvolvidos no século XX. Neste sentido, o conhecimento passou a ser elemento capaz de agregar valor para as novas organizações que se desenvolvem em ambientes de incertezas em relação ao sucesso, denominadas startups. Diante do exposto, esses empreendimentos digitais buscam continuamente aplicar ferramentas para gerenciar os conhecimentos implícitos e explícitos para alcançar maiores vantagens em relação às organizações concorrentes. Destarte, o objetivo da presente pesquisa foi analisar as vantagens de quatro ferramentas de gestão, a saber: redes sociais, chats, podcasts e videocasts, nas startups nacionais Cittamobi, DeÔnibus e Easy Taxi. Quando são desenvolvidas e implementadas as ferramentas de gestão do conhecimento nas startups, é possível uma maior aproximação com os usuários, melhor alcance de disseminação dos produtos e serviços ofertados, e consequentemente cativação de novos públicos.Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Ferramentas. Startups. Tecnologia.
description A evolução tecnológica observada nas últimas décadas proporcionou uma mudança radical na forma em que as empresas se organizam quando comparado com os modelos organizacionais desenvolvidos no século XX. Neste sentido, o conhecimento passou a ser elemento capaz de agregar valor para as novas organizações que se desenvolvem em ambientes de incertezas em relação ao sucesso, denominadas startups. Diante do exposto, esses empreendimentos digitais buscam continuamente aplicar ferramentas para gerenciar os conhecimentos implícitos e explícitos para alcançar maiores vantagens em relação às organizações concorrentes. Destarte, o objetivo da presente pesquisa foi analisar as vantagens de quatro ferramentas de gestão, a saber: redes sociais, chats, podcasts e videocasts, nas startups nacionais Cittamobi, DeÔnibus e Easy Taxi. Quando são desenvolvidas e implementadas as ferramentas de gestão do conhecimento nas startups, é possível uma maior aproximação com os usuários, melhor alcance de disseminação dos produtos e serviços ofertados, e consequentemente cativação de novos públicos.Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Ferramentas. Startups. Tecnologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5161
10.21721/p2p.2020v6n2.p178-194
url http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5161
identifier_str_mv 10.21721/p2p.2020v6n2.p178-194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5161/4385
http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5161/4414
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 P2P E INOVAÇÃO
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 P2P E INOVAÇÃO
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv P2P & INOVAÇÃO; v. 6, n. 2 (2020): P2P & INOVAÇÃO; 178-194
P2P E INOVAÇÃO; v. 6, n. 2 (2020): P2P & INOVAÇÃO; 178-194
2358-7814
reponame:P2P e Inovação
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia
instacron:IBICT
reponame_str P2P e Inovação
collection P2P e Inovação
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1662114155099848704