Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
Texto Completo: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/722 |
Resumo: | This study outlines historical and conceptual aspects of Information Literacy, focusing their use on the academic environment. It presents the use of the term Information Literacy and the development of this field in Brazil and abroad. It shows actions, in digital environment, developed to the undergraduate student learning on the use of information. It identifies thematic priorities on the tutorials of Information Literacy |
id |
IBICT_1ca7fef488e6333c022bd987153718b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ridi.ibict.br:123456789/722 |
network_acronym_str |
IBICT |
network_name_str |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
repository_id_str |
2404 |
spelling |
2015-10-19T11:50:12Z2008-02-272015-10-19T11:50:12Z2002-11-22HATSCHBACH, Maria Helena de Lima. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2002.http://ridi.ibict.br/handle/123456789/722This study outlines historical and conceptual aspects of Information Literacy, focusing their use on the academic environment. It presents the use of the term Information Literacy and the development of this field in Brazil and abroad. It shows actions, in digital environment, developed to the undergraduate student learning on the use of information. It identifies thematic priorities on the tutorials of Information LiteracyAbordagem dos aspectos conceituais e históricos da Information Literacy, enfocando suas aplicações no ambiente acadêmico. Apresenta um levantamento sobre a utilização do termo e o desenvolvimento desta área no exterior e no Brasil. Analisa iniciativas, em ambiente digital, voltadas para a formação do estudante de nível superior para o uso da informação. Identifica as principais temáticas tratadas em tutoriais de Information LiteracyMade available in DSpace on 2015-10-19T11:50:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mariahelena2002.pdf: 561648 bytes, checksum: 3f5afa695dccb07517304e0c8c4bc065 (MD5) Previous issue date: 2002-11-22application/pdfporUniversidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUFRJ/ECO - IBICTBRCiência da InformaçãoEducação de usuáriosTreinamento de usuáriosHabilidades para uso da informaçãoInternetTutorialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOInformation literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOliveira, Gilda Olinto dehttp://lattes.cnpq.br/9123225715599547Pinheiro, Lena Vânia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/9613980184982976Souza, Alberto de Mello ehttp://lattes.cnpq.br/8630525135760144Hatschbach, Maria Helena de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDIinstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTORIGINALmariahelena2002.pdfapplication/pdf561648http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/722/1/mariahelena2002.pdf3f5afa695dccb07517304e0c8c4bc065MD51TEXTmariahelena2002.pdf.txtmariahelena2002.pdf.txtExtracted texttext/plain207832http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/722/2/mariahelena2002.pdf.txt4a9d18eb64fafb5cac7188d90d4a149aMD52123456789/7222016-06-22 16:13:36.068oai:ridi.ibict.br:123456789/722Repositório InstitucionalPUBhttps://ridi.ibict.br/oai/requestrd@ibict.bropendoar:24042016-06-22T19:13:36Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior |
title |
Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior |
spellingShingle |
Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior Hatschbach, Maria Helena de Lima Educação de usuários Treinamento de usuários Habilidades para uso da informação Internet Tutorial CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
title_short |
Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior |
title_full |
Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior |
title_fullStr |
Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior |
title_full_unstemmed |
Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior |
title_sort |
Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior |
author |
Hatschbach, Maria Helena de Lima |
author_facet |
Hatschbach, Maria Helena de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Gilda Olinto de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9123225715599547 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9613980184982976 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Souza, Alberto de Mello e |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8630525135760144 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hatschbach, Maria Helena de Lima |
contributor_str_mv |
Oliveira, Gilda Olinto de Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro Souza, Alberto de Mello e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de usuários Treinamento de usuários Habilidades para uso da informação Internet Tutorial |
topic |
Educação de usuários Treinamento de usuários Habilidades para uso da informação Internet Tutorial CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
description |
This study outlines historical and conceptual aspects of Information Literacy, focusing their use on the academic environment. It presents the use of the term Information Literacy and the development of this field in Brazil and abroad. It shows actions, in digital environment, developed to the undergraduate student learning on the use of information. It identifies thematic priorities on the tutorials of Information Literacy |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-11-22 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-02-27 2015-10-19T11:50:12Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-19T11:50:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HATSCHBACH, Maria Helena de Lima. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2002. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/722 |
identifier_str_mv |
HATSCHBACH, Maria Helena de Lima. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2002. |
url |
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ/ECO - IBICT |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDI instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
collection |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/722/1/mariahelena2002.pdf http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/722/2/mariahelena2002.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f5afa695dccb07517304e0c8c4bc065 4a9d18eb64fafb5cac7188d90d4a149a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
rd@ibict.br |
_version_ |
1801662287090548736 |