A formação dos pesquisadores da lingüística e áreas correlatas no Brasil
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
Texto Completo: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/423 |
Resumo: | A formação de pesquisadores no Brasil dá-se, na grande maioria das vezes, nos programas de pós-graduação de instituições de ensino superior (IES). Nesse caso, a formação de lingüistas e estudiosos correlatos pode ser feita em 110 programas de pós-graduação em 58 IES, compreendendo quase todos os estados brasileiros. Entretanto, somente dez desses programas se declaram com linhas de pesquisa nominalmente em lingüística. O propósito desse trabalho é fazer um levantamento sobre a formação de estudiosos da lingüística no Brasil. Um estudo de base descritiva com abordagem mista, com coleta de dados de cunho quantitativo e análise dos resultados de forma qualitativa. O estudo, realizado com informações de 4008 teses e dissertações disponíveis em acesso aberto na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, caracteriza a formação de pesquisadores em diversas IES Brasileiras. Nesse contexto, o presente estudo revela o panorama de formação de uma área do conhecimento com grande divulgação nacional. |
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2012-09-13T16:34:31Z2012-09-13T16:34:31Z2010SHINTAKU, M,; SABANAI, N. L.; FONSECA, R. M. S.; A formação dos pesquisadores da lingüística e áreas correlatas no Brasil. In. XIII Congreso Internacional de Humanidades, Palabra y Cultura en América latina: Herencias y desafíos. 2010, Santiago, ANAIS... Santiago De Chile: Umce, 2010. 11 p. Disponível em: <http://www.pedagogias.cl/2011/universidad/revistas-y-publicaciones/312/920-comhumn01.html>. Acesso em: 13 set. 2012.http://ridi.ibict.br/handle/123456789/423A formação de pesquisadores no Brasil dá-se, na grande maioria das vezes, nos programas de pós-graduação de instituições de ensino superior (IES). Nesse caso, a formação de lingüistas e estudiosos correlatos pode ser feita em 110 programas de pós-graduação em 58 IES, compreendendo quase todos os estados brasileiros. Entretanto, somente dez desses programas se declaram com linhas de pesquisa nominalmente em lingüística. O propósito desse trabalho é fazer um levantamento sobre a formação de estudiosos da lingüística no Brasil. Um estudo de base descritiva com abordagem mista, com coleta de dados de cunho quantitativo e análise dos resultados de forma qualitativa. O estudo, realizado com informações de 4008 teses e dissertações disponíveis em acesso aberto na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, caracteriza a formação de pesquisadores em diversas IES Brasileiras. Nesse contexto, o presente estudo revela o panorama de formação de uma área do conhecimento com grande divulgação nacional.Education of researchers in Brazil takes place in graduate programs at higher education institutions, in their vast majority. In this case, the education of linguists and scholars in related areas may occur in 96 graduate programs available in 110 higher education institutions, representing almost all Brazilian states. However, only ten of those programs declare nominally the offering of research in the field of linguistics. The purpose of this paper is to gather data on the education of researchers and scholars in linguistics in Brazil, through a mixed approach descriptive-based study, with quantitative data collection and qualitative analysis of the results. The survey, conducted with data from 4008 open access theses and dissertations available at the Digital Library of Theses and Dissertations, characterizes the education of researchers and scholars in several Brazilian higher education institutions. In this context, this study reveals the formation landscape of a discipline great national dissemination.Submitted by Milton Shintaku (shintaku@ibict.br) on 2012-09-13T16:34:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Com Hum N01-16.pdf: 136211 bytes, checksum: cefcea01d07f02a9bc4e79df4eb5d6be (MD5)Made available in DSpace on 2012-09-13T16:34:31Z (GMT). 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