Disponibilidade de documentos: um modelo de avaliação da satisfação da demanda em bibliotecas universitárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
Texto Completo: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/377 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenhode três bibliotecas universitárias da PUC/RJ na satisfação da demanda expressa por seus usuários;mais especificamente, procurou-se medir a disponibilidade imediata de documentos. Foi utilizado o modelo Nível de Satisfação. Os resultados indicaram que as bibliotecas estudadas são capazes de satisfazer apenas cerca de 50% da demanda. Esse nível de desempenho é semelhante aos encontrados em bibliotecas universitárias de outros países. Concluiu-se que, embora o modelo Nível de Satisfação seja uma medida parcial de avaliação, seu valor emerge de suas características gerais de aplicabilidade. |
id |
IBICT_b9018ff7db968e17e4c301eaba308189 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ridi.ibict.br:123456789/377 |
network_acronym_str |
IBICT |
network_name_str |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
repository_id_str |
2404 |
spelling |
2012-08-09T15:41:37Z2012-08-09T15:41:37Z1981Ciência da Informação, v.10, n.1, 1981.1518-8353http://ridi.ibict.br/handle/123456789/377O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenhode três bibliotecas universitárias da PUC/RJ na satisfação da demanda expressa por seus usuários;mais especificamente, procurou-se medir a disponibilidade imediata de documentos. Foi utilizado o modelo Nível de Satisfação. Os resultados indicaram que as bibliotecas estudadas são capazes de satisfazer apenas cerca de 50% da demanda. Esse nível de desempenho é semelhante aos encontrados em bibliotecas universitárias de outros países. Concluiu-se que, embora o modelo Nível de Satisfação seja uma medida parcial de avaliação, seu valor emerge de suas características gerais de aplicabilidade.[en] The purpose of this study was to evaluate the performance of three university libraries in order to satisfy user's expressed needs. A fundamental problem related to users's satisfaction was analyzed namely availability. The model satisfaction level was used. The results showed that the libraries analyzed can only satisfy 50% of the requests.However, these performance levels are similar to those found in university libraries from other more developed countries. Regardless of it's partial character as an evaluation measure, it was concluded that satisfaction level is a model of general applicability.Submitted by Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br) on 2012-08-09T15:41:37Z No. of bitstreams: 1 OberhoferCI1981.pdf: 421576 bytes, checksum: 844dc58f738ef59290496b71a7c31cbf (MD5)Made available in DSpace on 2012-08-09T15:41:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OberhoferCI1981.pdf: 421576 bytes, checksum: 844dc58f738ef59290496b71a7c31cbf (MD5) Previous issue date: 1981porIbictBiblioteca universitáriaNível de satisfação de usuáriosDisponibilidade de documentos: um modelo de avaliação da satisfação da demanda em bibliotecas universitáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleOberhofer, Cecília Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDIinstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTORIGINALOberhoferCI1981.pdfOberhoferCI1981.pdfapplication/pdf421576http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/377/1/OberhoferCI1981.pdf844dc58f738ef59290496b71a7c31cbfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/377/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTOberhoferCI1981.pdf.txtOberhoferCI1981.pdf.txtExtracted texttext/plain32618http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/377/3/OberhoferCI1981.pdf.txt42d4fcf7a70180509013ff3892f85455MD53123456789/3772016-06-22 16:23:02.029oai:ridi.ibict.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ridi.ibict.br/oai/requestrd@ibict.bropendoar:24042016-06-22T19:23:02Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Disponibilidade de documentos: um modelo de avaliação da satisfação da demanda em bibliotecas universitárias |
title |
Disponibilidade de documentos: um modelo de avaliação da satisfação da demanda em bibliotecas universitárias |
spellingShingle |
Disponibilidade de documentos: um modelo de avaliação da satisfação da demanda em bibliotecas universitárias Oberhofer, Cecília Alves Biblioteca universitária Nível de satisfação de usuários |
title_short |
Disponibilidade de documentos: um modelo de avaliação da satisfação da demanda em bibliotecas universitárias |
title_full |
Disponibilidade de documentos: um modelo de avaliação da satisfação da demanda em bibliotecas universitárias |
title_fullStr |
Disponibilidade de documentos: um modelo de avaliação da satisfação da demanda em bibliotecas universitárias |
title_full_unstemmed |
Disponibilidade de documentos: um modelo de avaliação da satisfação da demanda em bibliotecas universitárias |
title_sort |
Disponibilidade de documentos: um modelo de avaliação da satisfação da demanda em bibliotecas universitárias |
author |
Oberhofer, Cecília Alves |
author_facet |
Oberhofer, Cecília Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oberhofer, Cecília Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca universitária Nível de satisfação de usuários |
topic |
Biblioteca universitária Nível de satisfação de usuários |
description |
O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenhode três bibliotecas universitárias da PUC/RJ na satisfação da demanda expressa por seus usuários;mais especificamente, procurou-se medir a disponibilidade imediata de documentos. Foi utilizado o modelo Nível de Satisfação. Os resultados indicaram que as bibliotecas estudadas são capazes de satisfazer apenas cerca de 50% da demanda. Esse nível de desempenho é semelhante aos encontrados em bibliotecas universitárias de outros países. Concluiu-se que, embora o modelo Nível de Satisfação seja uma medida parcial de avaliação, seu valor emerge de suas características gerais de aplicabilidade. |
publishDate |
1981 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1981 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-08-09T15:41:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-08-09T15:41:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ciência da Informação, v.10, n.1, 1981. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/377 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1518-8353 |
identifier_str_mv |
Ciência da Informação, v.10, n.1, 1981. 1518-8353 |
url |
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ibict |
publisher.none.fl_str_mv |
Ibict |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IBICT - RIDI instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
collection |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/377/1/OberhoferCI1981.pdf http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/377/2/license.txt http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/377/3/OberhoferCI1981.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
844dc58f738ef59290496b71a7c31cbf 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 42d4fcf7a70180509013ff3892f85455 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IBICT - RIDI - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
rd@ibict.br |
_version_ |
1801662285225132032 |