DESEMPENHO DE POEDEIRAS COMERCIAIS CONSUMINDO ÁGUA FILTRADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama,N.M.S.Q.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ângela,H.L. da, Freitas,E.R., Guastalli,E.L., Togashi,C.K., Buim,M.R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos do instituto biológico (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572009000300347
Resumo: RESUMO Com o objetivo de avaliar o efeito do fornecimento de água filtrada na dessedentação de aves, foram utilizadas cem poedeiras comerciais brancas com 30 semanas de idade alojadas em gaiolas equipadas com bebedouros tipo nipple, divididos em três ciclos de 21 dias cada. O delineamento experimental inteiramente casualizado foi constituído por dois tratamentos com fornecimento de água não filtrada e água filtrada e dez repetições de cinco aves por parcela. Foram coletados dados para avaliação do desempenho tais como: porcentagem de postura, consumo de ração e conversão alimentar e para análise bacteriológica: coliformes fecal e total. Para avaliar a qualidade de ovos foram feitas as seguintes análises: gravidade específica, peso médio dos ovos, massa de ovos e porcentagem de casca. Os dados obtidos foram submetidos à analise de variância e teste F a 5% de significância. As aves que receberam água filtrada apresentaram maior percentagem de postura, maior número de ovos por ave alojada, maior massa de ovo e melhor conversão alimentar. A qualidade dos ovos não foi influenciada pelos tratamentos, no entanto, as análises realizadas constataram que a purificação da água pelo sistema de filtração melhorou a qualidade bacteriológica da água utilizada na dessedentação das aves.
id IBIO-1_5a418cd9ae3dd83289530dafff961ac5
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-16572009000300347
network_acronym_str IBIO-1
network_name_str Arquivos do instituto biológico (Online)
repository_id_str
spelling DESEMPENHO DE POEDEIRAS COMERCIAIS CONSUMINDO ÁGUA FILTRADAGalinhasqualidade de águadesempenhoqualidade dos ovosRESUMO Com o objetivo de avaliar o efeito do fornecimento de água filtrada na dessedentação de aves, foram utilizadas cem poedeiras comerciais brancas com 30 semanas de idade alojadas em gaiolas equipadas com bebedouros tipo nipple, divididos em três ciclos de 21 dias cada. O delineamento experimental inteiramente casualizado foi constituído por dois tratamentos com fornecimento de água não filtrada e água filtrada e dez repetições de cinco aves por parcela. Foram coletados dados para avaliação do desempenho tais como: porcentagem de postura, consumo de ração e conversão alimentar e para análise bacteriológica: coliformes fecal e total. Para avaliar a qualidade de ovos foram feitas as seguintes análises: gravidade específica, peso médio dos ovos, massa de ovos e porcentagem de casca. Os dados obtidos foram submetidos à analise de variância e teste F a 5% de significância. As aves que receberam água filtrada apresentaram maior percentagem de postura, maior número de ovos por ave alojada, maior massa de ovo e melhor conversão alimentar. A qualidade dos ovos não foi influenciada pelos tratamentos, no entanto, as análises realizadas constataram que a purificação da água pelo sistema de filtração melhorou a qualidade bacteriológica da água utilizada na dessedentação das aves.Instituto Biológico2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572009000300347Arquivos do Instituto Biológico v.76 n.3 2009reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)instname:Instituto Biológico (IB)instacron:IBIO10.1590/1808-1657v76p3472009info:eu-repo/semantics/openAccessGama,N.M.S.Q.Ângela,H.L. daFreitas,E.R.Guastalli,E.L.Togashi,C.K.Buim,M.R.por2021-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S1808-16572009000300347Revistahttp://www.biologico.sp.gov.br/arquivos_bio.phphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@biologico.sp.gov.br1808-16570020-3653opendoar:2021-06-22T00:00Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO DE POEDEIRAS COMERCIAIS CONSUMINDO ÁGUA FILTRADA
title DESEMPENHO DE POEDEIRAS COMERCIAIS CONSUMINDO ÁGUA FILTRADA
spellingShingle DESEMPENHO DE POEDEIRAS COMERCIAIS CONSUMINDO ÁGUA FILTRADA
Gama,N.M.S.Q.
Galinhas
qualidade de água
desempenho
qualidade dos ovos
title_short DESEMPENHO DE POEDEIRAS COMERCIAIS CONSUMINDO ÁGUA FILTRADA
title_full DESEMPENHO DE POEDEIRAS COMERCIAIS CONSUMINDO ÁGUA FILTRADA
title_fullStr DESEMPENHO DE POEDEIRAS COMERCIAIS CONSUMINDO ÁGUA FILTRADA
title_full_unstemmed DESEMPENHO DE POEDEIRAS COMERCIAIS CONSUMINDO ÁGUA FILTRADA
title_sort DESEMPENHO DE POEDEIRAS COMERCIAIS CONSUMINDO ÁGUA FILTRADA
author Gama,N.M.S.Q.
author_facet Gama,N.M.S.Q.
Ângela,H.L. da
Freitas,E.R.
Guastalli,E.L.
Togashi,C.K.
Buim,M.R.
author_role author
author2 Ângela,H.L. da
Freitas,E.R.
Guastalli,E.L.
Togashi,C.K.
Buim,M.R.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama,N.M.S.Q.
Ângela,H.L. da
Freitas,E.R.
Guastalli,E.L.
Togashi,C.K.
Buim,M.R.
dc.subject.por.fl_str_mv Galinhas
qualidade de água
desempenho
qualidade dos ovos
topic Galinhas
qualidade de água
desempenho
qualidade dos ovos
description RESUMO Com o objetivo de avaliar o efeito do fornecimento de água filtrada na dessedentação de aves, foram utilizadas cem poedeiras comerciais brancas com 30 semanas de idade alojadas em gaiolas equipadas com bebedouros tipo nipple, divididos em três ciclos de 21 dias cada. O delineamento experimental inteiramente casualizado foi constituído por dois tratamentos com fornecimento de água não filtrada e água filtrada e dez repetições de cinco aves por parcela. Foram coletados dados para avaliação do desempenho tais como: porcentagem de postura, consumo de ração e conversão alimentar e para análise bacteriológica: coliformes fecal e total. Para avaliar a qualidade de ovos foram feitas as seguintes análises: gravidade específica, peso médio dos ovos, massa de ovos e porcentagem de casca. Os dados obtidos foram submetidos à analise de variância e teste F a 5% de significância. As aves que receberam água filtrada apresentaram maior percentagem de postura, maior número de ovos por ave alojada, maior massa de ovo e melhor conversão alimentar. A qualidade dos ovos não foi influenciada pelos tratamentos, no entanto, as análises realizadas constataram que a purificação da água pelo sistema de filtração melhorou a qualidade bacteriológica da água utilizada na dessedentação das aves.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572009000300347
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-16572009000300347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1808-1657v76p3472009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
publisher.none.fl_str_mv Instituto Biológico
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos do Instituto Biológico v.76 n.3 2009
reponame:Arquivos do instituto biológico (Online)
instname:Instituto Biológico (IB)
instacron:IBIO
instname_str Instituto Biológico (IB)
instacron_str IBIO
institution IBIO
reponame_str Arquivos do instituto biológico (Online)
collection Arquivos do instituto biológico (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos do instituto biológico (Online) - Instituto Biológico (IB)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@biologico.sp.gov.br
_version_ 1754193667734634496