Performance funcional dos membros inferiores de escolares do Ensino Fundamental e praticantes de escolinhas de Futsal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
Texto Completo: | https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/453 |
Resumo: | Pelo futsal ser caracterizado como um jogo atlético com elevada atividade motora, torna-se necessário verificar se a frequência de treinamento influência na melhora da performance dos mesmos inferiores em testes funcionais. O objetivo do presente estudo é avaliar e comparar a performance funcional dos membros inferiores de escolares do ensino fundamental e praticantes de escolinhas de futsal. O presente estudo caracteriza-se como observacional, do tipo transversal. Composto por uma amostra de 60 crianças, divididas em três grupos: grupo escolar (n=20), grupo escolinha (n=20) e grupo controle (n=20) conforme a frequência de treinamento. Para obtenção dos dados foi utilizado os seguintes testes funcionais: Sprint em W, Box Run e Single Leg Hop Test. A análise descritiva dos dados foram expressas em média e desvio padrão e a análise inferencial através do Teste t-student para amostras independentes (p ≤ 0,05). O grupo escolinha apresentou tempos mais baixos nos testes de agilidade, com diferenças significativas, quando comparado ao grupo escolar (Sprint em W) e controle (Sprint em W e Box Run). Já com relação aos testes de saltos, o grupo escolar apresentou maiores distâncias no Single Leg Hop Test no lado não dominante, com diferenças significativas, quando comparado ao grupo escolinha e controle. Conclui-se que a frequência de treinamento influência na performance dos membros inferiores que envolvem testes de agilidade e que a prática do esporte especÃfico influencia na performance dos membros inferiores que envolvem saltos. ABSTRACTFunctional performance of members of school lower the fundamental education and practitioners of futsal At futsal be characterized as an athletic game with high motor activity, it is necessary to determine whether the frequency of influence training in improving the performance of the same inferior in functional tests. The objective of this study is to evaluate and compare the functional performance of the lower school members of the elementary school and practicing indoor soccer academies. This study is characterized as observational, cross-sectional. Composed of a sample of sixty children, divided into three groups: school group (n = 20), small school group (n = 20) and control group (n = 20) as the frequency of training. To obtain the data we used the following functional tests: Sprint W, Box Run and Single Leg Hop Test. The descriptive analysis of the data was expressed as mean and standard deviation and inferential analysis using the Student t test for independent samples (p ≤ 0.05). The little school group had lower times in speed tests, with significant differences when compared to the school group (Sprint W) and control (W Sprint and Run Box). In relation to the jumping test, the school group had greater distances in Single Leg Hop Test on the non-dominant side, with significant differences when compared to day care and control groups. It is concluded that the frequency of influence on performance training of the lower limbs involving testing agility and practice sport specific influences on the performance of the lower limbs involving jumps. |
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